Com a crescente necessidade de ampliar o alcance da rede a todos os cantos nas nossas casas, foram criadas soluções que permitem estender o sinal da Internet, de forma a servir todas as pessoas e todos os espaços. Conhece as melhores soluções para aumentar o sinal de wi-fi em casa e as vantagens de cada uma.
Fazer chegar o sinal da Internet a toda a casa é um problema comum a quem tem uma grande habitação ou, na área profissional, um grande escritório. No entanto, este não é um problema exclusivo dos grandes espaços: por vezes, o próprio material de construção do edifício e das suas paredes, assim como o número de aparelhos eletrónicos existentes, pode prejudicar o alcance do sinal e interferir na sua velocidade.
Assim, antes de averiguarmos as soluções existentes para aumentar o sinal de wi-fi, vejamos alguns fatores que asseguram que o router está a funcionar na sua plenitude.
Aumentar o sinal de wi-fi em casa: uso do router
Antes demais, verifica alguns requisitos básicos que garantem o máximo proveito do teu router. Fica atento à aproximação do router ao equipamento que utilizas com wi-fi e o posicionamento deste — deverá estar no meio da casa, livre de obstáculos e sem estar pousado no chão, de forma a que nada impeça o sinal de se espalhar.
Outro detalhe importante tem a ver com o comprimento de onda que estás a utilizar. São conhecidas as vantagens das ondas de 5 GHz em relação à 2,4 GHz, mas há que recordar que esta última cumpre melhor as suas funções, atravessando mais facilmente obstáculos, como paredes e móveis, apesar de não ser tão rápida.
A maioria dos routers são de banda larga dupla, o que permite que possamos fazer esta seleção das diferentes frequências em diferentes momentos. Assim, podes escolher aquela que te for mais conveniente.
Depois de verificares estes pormenores, que podem fazer toda a diferença, existem algumas alternativas para fazer o sinal chegar àquele canto da casa que tanto desejas, mas é importante compreender as diferenças entre as várias opções.
Os aparelhos para aumentar o sinal de wi-fi em casa
Repetidores, extensores, access points e sistemas mesh: estas serão as soluções que irás encontrar para aumentar o sinal de Internet. Todos visam a extensão do sinal de rede, mas todos eles têm as suas vantagens e desvantagens, sendo que a velocidade da Internet pode tornar-se um pouco mais lenta ao utilizar estes hardwares.
Isto acontece porque os teus equipamentos — smartphones, tablets, PCs e todos os outros — através dos quais te ligas à rede conectar-se-ão primeiramente aos dispositivos que aumentam o sinal e só depois é que estes se vão conectar ao router. Esta diminuição poderá ser sentida mais frequentemente em jogos ou transferências de grandes ficheiros.
Ainda sim, é inegável que há vantagens em ter aparelhos para aumentar o sinal da wi-fi. Vejamos quais são as diferenças entre as várias opções.
Repetidores sem fios
Como conseguimos compreender pelo próprio nome, com um repetidor sem fios conseguimos retransmitir o sinal wi-fi. A função deste aparelho é alcançar o sinal de uma rede e repeti-lo com maior força de sinal e estabilidade, ou seja, um repetidor recebe os dados do router e assume a mesma configuração de rede (canal, ESSID, chave de acesso, método de criptografia) e repete o sinal.
A qualidade e força da wi-fi dependerá das características do repetidor utilizado, mas o tempo de resposta da rede wi-fi poderá ser maior.
Uma das principais vantagens dos repetidores sem fios é que podes colocá-los em qualquer lugar que for necessário, desde que exista uma tomada elétrica disponível.
Extensores ou powerlines
Esta é uma solução muito semelhante ao repetidor de sinal wi-fi. Os extensores, também apelidados de powerlines, amplificam e retransmitem o sinal. Funcionam de forma idêntica a um repetidor de rede, exceto que estes criam a sua própria rede sem fio, o que significa que os teus dispositivos sem fio terão de trocar de rede quando se deslocarem entre as divisões da casa.
Ao utilizares extensores de rede wi-fi é encurtada a distância entre a origem do sinal e o lugar onde estás, aumentando assim a velocidade do dispositivo e melhorando o seu desempenho, incluindo para os cantos mais distantes da casa. Podes optar por uma solução em que utilizas um extensor de alcance com fio ligado ao router e, desta forma, melhorar a velocidade da rede.
Relativamente à marca dos equipamentos, esta não precisa de ser igual à marca do router. No entanto, é aconselhado que o router tenha as mesmas características e suportes do amplificador. Este detalhe apenas poderá ser útil no caso do extensor, amplificador ou repetidor oferecer algum recurso extra ou alguma facilidade de configurar.
Verifica antes de comprar se o próprio router que vais adquirir integra capacidade de transmissão para uma grande área.
Acess point
O acess point ou o ponto de acesso, em português, é a opção que garante que o sinal wi-fi não será afetado. É ligado ao router através de um cabo de rede e pode ser configurado mediante as necessidades do utilizador de cobertura de wireless.
Regra geral, os acess points tem mais potência, ou seja, acaba por não prejudicar diretamente a velocidade da rede, garantindo uma cobertura maior.
Em cada transmissor, uma ou mais redes wi-fi podem ser criadas. Cada uma dessas redes possui um SSID ou nome de rede próprio, à semelhança dos extensores/powerlines.
Sistema Mesh
Mesh quer dizer “malha” em Português e, como o nome indica, estes sistemas servem para criar uma rede sem fios em malha que vai substituir completamente a rede que é criada pelo router.
Um sistema mesh típico é composto por três dispositivos: um deles liga-se diretamente ao router através de um cabo, tornando-se como o principal. Os outros, também chamados de módulos, têm de ser instalados em vários locais de sua casa para criarem a rede.
A aplicação de configuração oferece mais funcionalidades, como a possibilidade de se dar prioridade a um determinado dispositivo de rede, estabelecer horários de utilização, criar uma rede específica para convidados, ou gerir o acesso a determinados tipos de sites através da firewall incluída.
Esta tecnologia distingue-se das demais por utilizar a tecnologia beamforming. Contrariamente aos routers mais comuns, em que as antenas irradiam o sinal igualmente para todo o espaço, a tecnologia mesh permite que o sinal seja transmitido numa direção específica, normalmente para onde há mais dispositivos conectados ou para os que possuam um consumo de Internet maior.
Assim, a distribuição de rede é feita consoante a necessidade do utilizador. Por exemplo, um dispositivo que esteja a ser utilizado para streaming ou jogos online requer mais velocidade em relação a um smartphone usado para aceder apenas às redes sociais. A rede mesh encarrega-se de distribuir automaticamente mais Internet ao dispositivo que mais necessita.
Com a tecnologia mesh, a transição de rede entre os diferentes aparelhos acontece de forma fluida sem que sinta a mudança de rede enquanto se desloca dentro de casa, uma vez que não há queda de velocidade ou de sinal.
// RPT