/

Como aspirar de forma mais eficiente — pavimento, tapetes e outras dicas

Mi Mop 2S: um aspirador robot com navegação como nunca antes viste

Aspirar a casa pode parecer uma obrigação, mas com estas dicas de como tornar a tarefa mais eficiente irás sentir que é menos trabalhoso e que vale a pena.

Com estas orientações de como aspirar da melhor forma pavimentos e tapetes — entre outras dicas de caráter geral — irás tornar esta tarefa mais fácil e eficiente, para que possas poupar tempo e deixar a casa ainda mais limpa. Tira o máximo proveito do aspirador e descobre como facilitar a limpeza da casa continuando a ler.

 

Como aspirar pavimentos (e outras superfícies duras)

Pisos duros como soalho e outros devem ser aspirados pelo menos uma vez por semana — naturalmente que a frequência dependerá de cada habitação.

1 Remover impedimentos do caminho

Este primeiro passo aplica-se à aspiração de todo o tipo de superfícies, não apenas pavimentos duros. Pode parecer algo trabalhoso, mas começar por remover ou mover todos os objetos e móveis que se encontram no caminho irá poupar algum tempo no ato da aspiração e torná-la mais eficiente e eficaz.

2 Passar uma vassoura primeiro

A tentação de passar o aspirador por cima de todo o tipo de sujidade é grande, mas estes não devem ser usados para resíduos maiores do que uma moeda de 20 cêntimos.

Se forem maiores do que isso podem ficar alojados no cano do aspirador, fazendo com que o poder de sucção se deteriore ou diminua completamente — no pior cenário, até pode perfurar o interior do equipamento.

Assim sendo, se há muita sujidade de vários tamanhos no chão, o ideal é passar uma vassoura primeiro e apanhar os detritos com o apanhador.

3 Ajustar o aspirador para o piso em questão

 

Mi Mop 2S: um aspirador robot com navegação como nunca antes visteAntes de aspirar pavimentos deves ajustar o aspirador de acordo com a superfície. Usar as configurações erradas pode tornar o equipamento menos eficaz. Para teres a certeza das configurações exatas a usar podes consultar o manual de utilizador.

Dito isto, há algumas dicas que se podem aplicar. Para aspiradores sem fios, estes podem incluir uma ferramenta específica para pisos duros, que deve ser usada nestes casos. Se não inclui, coloca para baixo as escovas na cabeça do tubo para ajudar o aspirador a deslizar pelo piso.

Já no caso dos aspiradores de cilindro, se possível, deves colocar para baixo as escovas na ponta do tubo. Nos aspiradores verticais com fio deve-se desligar a escova rotativa (se houver) e colocar para baixo a cabeça do tubo, se possível.

4 Insistir no mesmo local

Nem os aspiradores mais potentes conseguem sugar toda a sujidade numa só passagem. Quer uses movimentos longos ou curtos para frente e para trás, vale sempre a pena passar no mesmo local algumas vezes.

Este passo é ainda mais importante nas habitações onde há animais de estimação (nomeadamente cães, gatos e outros peludos).

A poeira e detritos costumam acumular-se nas bordas de pisos duros, pelo que deves certificar-te de que passaste o aspirador nos cantos das divisões. Poderás ter que retirar a cabeça do aspirador e usar o próprio cano para assegurar que chegas mesmo onde é preciso.

6 Passar a esfregona (opcional)

Este último passo é opcional, mas para ter um pavimento perfeitamente limpo é aconselhável passar uma esfregona depois de aspirar. Há sempre pequeníssimos grãos de poeira que nem o mais potente aspirador consegue apanhar. A esfregona tratará disso.

 

Como aspirar tapetes e carpetes

A poeira e a sujidade ficam facilmente impregnadas nos tapetes e nas carpetes. Se possível, deves lavá-las na máquina de lavar roupa uma vez por semana, mas muitos destes acessórios decorativos não podem ser lavados.

Assim, poderás aspirar para remover a maior parte da sujidade. Para saberes como, continua a ler. Irás encontrar algumas semelhanças com o método para aspirar pavimentos duros.

1 Sacudir os tapetes e carpetes

O primeiro passo, se possível, é sacudir os tapetes e as carpetes. Isto deve ser feito na varanda, num pátio ou numa janela, de forma a que a sujidade seja sacudida para fora de casa. Se estes forem muito pesados, poderás pendurá-los no estendal da roupa e bater-lhe com força com uma vassoura.

2 Aspirar com os acessórios certos e as configurações adequadas

Usar as configurações certas fará toda a diferença na eficácia da aspiração. Para teres a certeza de quais são, o ideal é consultares o manual de instruções do teu modelo.

 

Mi Mop 2S: um aspirador robot com navegação como nunca antes viste

Se o aspirador possui algum acessório próprio para o efeito, esta é a altura de o utilizar. Escovas rotativas são particularmente indicadas para carpetes de pêlo curto. Caso contrário, levanta as escovas na cabeça do eletrodoméstico.

Depois de bem aspirados, os tapetes e as carpetes devem permanecer enrolados ou dobrados fora do caminho para que possas aspirar o resto da divisão.

3 Atentar nas áreas de maior tráfego

Mesmo nas casas onde existe o hábito de retirar os sapatos à entrada, as áreas mais movimentadas serão sempre as mais sujas.

Cada vez que uma área do tapete é pisada, a poeira e a sujeira afundam ainda mais. Assim, as áreas de alto tráfego, como os tapetes à entrada da casa ou aqueles que estão na sala, precisam de mais atenção do que aqueles em divisões da casa menos frequentadas, como o quarto de hóspedes, por exemplo.

Alguns aspiradores de gama alta possuem sensores de sujidade, que aumentam automaticamente a sucção ao passar por um ponto com mais pó. No entanto, fazer várias passagens nas áreas mais pisadas também será eficaz.

 

Como aspirar mobília

Os aspiradores não servem apenas para aspirar mobília, também são muito eficazes em certos móveis, sofás e equivalentes, como o colchão.

Muitos modelos de aspiradores já incluem acessórios precisamente para esse efeito. As escovas motorizadas, que giram, são particularmente eficazes na remoção de pêlos de animais dos sofás.

Se pretendes aspirar a mobília e também o chão, é precisamente nessa ordem que o deves fazer, uma vez que as pequenas poeiras e fibras podem escapar à aspiração e cair no chão, algo que não causará transtorno se este ainda não tiver sido limpo.

Aspiradores de mão também podem ser muito úteis para estes fins e principalmente para alcançar a sujidade em áreas de difícil acesso, como prateleiras e até candeeiros.

 

Como utilizar um aspirador robot

Os aspiradores robot podem ser os maiores aliados de quem gosta de manter o chão da casa sempre limpo, sem qualquer esforço. Apesar de fazerem o trabalho por ti, há algumas coisas que podes fazer para facilitar a tarefa a este equipamento, o qual, por sua vez, será mais eficiente.

 

Mi Mop 2S: um aspirador robot com navegação como nunca antes viste

Certifica-te de que o caminho está desimpedido para a passagem do aspirador, nomeadamente que não há cabos ou grandes objetos a interromper a passagem. Se quiseres que este seja eficiente debaixo da mesa da cozinha, local onde costuma existir várias migalhas e detritos causados às refeições, poderás afastar as cadeiras.

Quase todos os modelos incluem uma aplicação através da qual podes controlar o robot. Podes definir um cronograma de limpeza, definir a frequência com que o aspirador deverá aspirar e até o local em que o pode fazer — dependendo do modelo, poderás escolher locais onde o aspirador deve passar mais do que uma vez e locais onde este não deve passar de todo.

 

Dicas para aspirares a casa de forma mais eficiente

Independentemente da superfície que tencionas aspirar ou do modelo de aspirador que usas, há algumas dicas que podes colocar em prática para realizares esta tarefa doméstica de forma mais eficiente.

Antes de mais, deves levar o teu tempo. Já se costuma dizer que a rapidez é inimiga da perfeição e essa máxima aplica-se muito bem à aspiração. O aspirador deve ser passado com alguma calma para assegurar que todas as partículas são removidas.

 

Ir aspirando com alguma frequência impede o acumular de partículas e facilita a tarefa a longo prazo. Os pisos duros devem ser aspirados pelo menos uma vez por semana e os tapetes e as carpetes duas vezes.

A poeira cai das superfícies mais altas enquanto aspiras, pelo que o chão deve ser deixado para o final e a mobília primeiro, por exemplo. O mesmo princípio se aplica às escadas: deves começar no topo e terminar na parte inferior.

Os aspiradores sem fio funcionam melhor quando a bateria está totalmente carregada e todos os modelos são eficientes com um saco vazio — ou perto disso.

Os acessórios existem por algum motivo. Usar o acessório certo para a tarefa para o qual foi desenhado irá efetivamente aumentar a eficácia da aspiração.

// RPT

Mais recentes