Chromebooks e Chrome OS: a dupla que te leva às nuvens

Chromebooks e Chrome OS: a dupla que te leva às nuvensChromebooks e Chrome OS: a dupla perfeita. Os computadores portáteis Chromebook com software Chrome OS são rápidos, simples de manusear, seguros e com grande capacidade de autonomia. Particularmente indicados para famílias, para os estudantes e para os primeiros utilizadores.

Em poucas palavras, o Chromebook é um computador tal como os outros, no qual podemos realizar todas as tarefas mais habituais: ver, criar, trabalhar e até jogar com e sem conexão à Internet. Este PC portátil tem como sistema operativo o Chrome OS, que está pensado para ser fácil de usar, rápido e seguro.

O Chrome OS já é familiar a 80% dos utilizadores de smartphones, o que não será de estranhar, uma vez que se parece com Android.

 

O que é o Chrome OS?

O Chrome OS é o sistema operativo dos Chromebooks. Seguro, fácil e rápido, este software não tem configurações confusas: basta iniciar e começar a usar. Como forma de o tornar mais leve, a interface principal é baseada em nuvem e executa as principais tarefas na web, mas também suporta as mais variadas aplicações.

Uma das vantagens deste sistema é que uma conta é suficiente para tudo. Quando compras um Chromebook não precisas de instalar nenhum software. Simplesmente inicia sessão com a tua conta Google para utilizares as aplicações Google que conheces e que gostas. Também terás acesso à Google Play Store.

Chrome OS versus OS tradicional

O sistema operativo é o software mais importante de um computador. É o que faz a gestão da memória, dos programas, dos outros softwares e até do hardware do equipamento.

O Chrome OS é um sistema operativo fechado que prioriza a nuvem e passa as tarefas principais à web, libertando assim recursos de hardware.

Os computadores tradicionais dependem mais do hardware para executar aplicações em segundo plano e processos do sistema. Devido a isto, não eram raros os utilizadores que se queixavam que o computador demora demasiado tempo a arrancar e a fazer as atualizações, as quais também são imensas. Já os PCs com Chrome OS não sofrem de nenhum desses males.

 

Os elementos a destacar dos Chromebooks

Há quatro motivos em particular para adorar os Chromebooks: velocidade do sistema, simplicidade, segurança e autonomia.

Uma vez que o software dá à prioridade à nuvem, as principais tarefas são executadas na web e não precisarás de lidar com a lentidão do arranque do hardware ou atualizações, e terás menos preocupações com antivírus.

Fácil de usar e de entender, os Chromebooks também são fáceis de configurar, para que te mantenhas sincronizado de forma fluída e com produtividade durante todo o dia.

Chromebooks e Chrome OS: a dupla que te leva às nuvensEstes portáteis demonstram preocupação com a segurança e privacidade do utilizador. Desde o início seguro do OS, passando pelas atualizações automáticas a cada seis a oito semanas, mas também utilizando encriptação de dados e o chip de segurança Titan-C, que evita arranques fraudulentos.

Poucos processos a serem executados ao mesmo tempo dando prioridade a tarefas em segundo plano resulta em poupança de bateria e, naturalmente, mais autonomia.

Aplicações para tudo: ver, ouvir, trabalhar, criar e jogar

Como já sabemos, os Chromebooks são, em poucas palavras, portáteis. Foram desenhados para oferecer um rendimento excecional em tudo o que os utilizadores fazem mais.

Vê os teus filmes e séries preferidos na Netflix — mesmo offline —, ouve em streaming os teus artistas favoritos com Spotify, dá asas à tua criatividade com Adobe Lightroom ou começa a tua corrida no Asphalt 9 — instalar um jogo é muito fácil: descarrega-o e começa a jogar imediatamente.

 

Armazenamento local e em nuvem

Quando afirmamos que os Chromebooks são baseados em nuvem, surge a questão “Só se pode armazenar ficheiros na nuvem?”. A resposta é não.

Há dois tipos de armazenamento num Chromebook. Os arquivos podem ser guardados e armazenados localmente no sistema interno do computador e o utilizador pode ter acesso a estes sem conexão à Internet. A compatibilidade com dispositivos externos permite ampliar a capacidade de armazenamento local, seja através de unidades de disco rígido, pens USB ou cartões SD, por exemplo.

O segundo tipo é o armazenamento na nuvem, serviço com o qual os Chromebooks funcionam na perfeição, como Google Drive e Google Fotos.

O Google Drive oferece até 15 GB de espaço de forma gratuita, mas também podes optar serviço de subscrição Google One para espaço adicional para usar entre Gmail, Google Drive e Google Fotos, assistência feita por experts e vantagens adicionais, tudo num plano familiar que pode ser partilhado.

 

Três formas de trabalhar com os Chromebooks

Os que querem ser produtivos encontram o que procuram nestes computadores portáteis. Com o Microsoft Office Online terás acesso aos teus documentos do OneDrive e poderás editá-los diretamente no explorador Chrome.

Aproveita toda a capacidade das aplicações nativas do Microsoft Office no teu Chromebook descarregando-as desde o Google Chrome (necessária subscrição Microsoft 365).

Edita ficheiros do Microsoft Office e partilha com os membros da tua equipa sem teres que te preocupar com compatibilidade dos arquivos (Documentos, Sheets, Slides).

 

Sem Internet, sem problemas

Os Chromebooks também funcionam sem conexão, não são dependentes da Internet. Apesar de serem portáteis conectados à nuvem, são capazes de funcionar e reproduzir conteúdo offline. Mantém-te atualizado com os e-mails, jogos, ouve música ou vê um filme em casa ou em qualquer outro lugar.

Chromebooks e Chrome OS: a dupla que te leva às nuvensQue aplicações funcionam offline? As apps integradas — Gmail, Google Drive, Google Docs, Sheets e Slides, Google Keep — e as da Play Store — Google Play Books, Google Play Movies & TV, Youtube Premium, Netflix e Adobe Lightroom.

Até podes definir que determinados arquivos guardados no Google Drive estejam disponíveis offline:

1. Vai a Google Drive.
2. Faz clique com o botão secundário (clique com 2 dedos) no arquivo Google Docs, Sheets ou Slides que desejas guardar offline.
3. Ativa ‘Disponível Offline’.

 

Configura o teu Chromebook em três simples passos

Bastam três etapas para iniciares o teu Chromebook:

1. Liga o teu Chromebook e escolhe o teu idioma preferido.
2. Conecta-o a uma rede wi-fi ou através de uma ligação à Internet disponível.
2. Inicia sessão com a tua Conta Google; se não tens, podes criar uma grátis em minutos.

Os Chromebooks até podem ter várias contas ligadas, para serem utilizados por mais do que uma pessoa, salvaguardando os seus ficheiros.

1. Se iniciaste sessão no Chromebook seleciona ‘Fechar Sessão’.
2. Seleciona ‘Adicionar perfil’.
3. Inicia sessão com a nova conta Google.
4. Segue os passos e está configurada a nova Conta.

Quando é iniciada uma nova sessão, esta inicia com o fundo de ecrã, aplicações, definições e marcadores desse utilizador. Toda a informação e arquivos são geridos de forma independente.

 

O ambiente Chrome OS

Mantém pressionado ou clica com dois dedos no ambiente de trabalho para aceder aos ajustes do menu ou para configurares o fundo de ecrã. Para acederes ao menu de Configuração seleciona a área de estado no canto inferior direito do Chromebook.

A prateleira é a zona na parte inferior do ambiente de trabalho do Chrome OS onde podes fixar acessos diretos a aplicações ou páginas web/ficheiros (atalhos).

Chromebooks e Chrome OS: a dupla que te leva às nuvensA nova atualização de secretárias virtuais é perfeita para multitasking. As secretárias virtuais permitem aos utilizadores abrir mais de uma secretária de cada vez para mudar sem esforço entre tarefas. Podes organizar a tua área de trabalho com até oito secretárias virtuais. Desta forma, poderás ter as tuas redes sociais e entretenimento numa secretária e os teus documentos de trabalho noutro.

Para teres acesso aos teus escritórios virtuais, desliza com três dedos para cima e seleciona ‘Novo espaço de trabalho’. Ou simplesmente clica na tecla destinada.

As combinações de teclas são uma excelente maneira de trabalhar num Chromebook com ainda mais velocidade. Pressiona ‘Ctrl + Alt + -‘ para descobrires uma lista com todas as combinações de teclas.

Os teus controlos multimédia agora estão integrados diretamente no Menu de Configuração rápida do teu Chrome OS — será mais fácil reproduzir, pausar ou mudar de faixa.

Chromebooks e Chrome OS: a dupla que te leva às nuvensPara que possas manter os teus ficheiros mais importantes sempre à mão nasceu o Tote, um novo espaço de armazenamento que te permite encontrar rapidamente o arquivo correto. Através desta funcionalidade, terás acesso rápido a transferências recentes, capturas de ecrã recentes e qualquer arquivo que tenhas decidido fixar.

Como encontrar o Tote? Aparecerá na tua prateleira assim que tires uma captura de ecrã, descarregues um arquivo ou fixes um arquivo.

O Stadia agora vem pré-instalado no Chromebook, através de um ícone que se encontra no ‘Menu’, para que possas começar a jogar sem esperar por downloads ou atualizações.

Os Chromebook equipados com Chrome OS são perfeitos para famílias, uma vez que oferecem Google Classroom, segurança, Family Link (um serviço de controlo parental) e ainda vários profiles.

Os estudantes também vão adorar devido às apps de produtividade, o sistema baseado em cloud, e o facto de ser um PC pronto para o dia inteiro e sempre atualizado.

Para utilizadores principiantes, há todo um ecossistema que permite novos começos (G-Suite, My Business, Assistant), sistema baseado em cloud e inter-conetividade.

// RPT

Mais recentes