O Chrome OS, o software dos computadores portáteis Chromebook, sofre com a circulação de alguns rumores que pretendemos desmistificar neste artigo.
O Chromebook é um computador tal como os outros, no qual podemos realizar todas as tarefas mais habituais: ver, criar, trabalhar e até jogar com e sem conexão à Internet. Este PC portátil tem como sistema operativo o Chrome OS, que está pensado para ser fácil de usar, rápido e seguro.
Fica a conhecer o verdadeiro potencial deste software à medida que esclarecemos informações falaciosas sobre o mesmo.
Mitos sobre o Chrome OS
1 O Chromebook só funciona quando tenho Internet
Os Chromebooks são portáteis concebidos para funcionarem de forma ótima quando conectados à nuvem, mas isso não significa que não possam funcionar ou reproduzir conteúdo se não tiveres ligação à Internet.
Mantém-te atualizado com os e-mails, jogos, ouve música ou vê um filme em casa ou em qualquer outro lugar, mesmo sem wi-fi.
2 O Chromebook é limitado em programas
Graças à Google Play Store existem milhões de aplicações disponíveis para download para todos os tipos de necessidades — desde produtividade, passando pelo entretenimento, para desempenho, criatividade, segurança, entre muitas outras.
3 Não posso usar o Microsoft Office
Há quem diga que com um portátil Chromebook não se pode trabalhar com o Office 365. Isso não é verdade: de facto, podes fazê-lo da mesma forma como com as ferramentas Google.
Com estes computadores tens três formas de trabalhar. A primeira é com o Microsoft Office Online, com acesso aos teus documentos do OneDrive e possibilidade de os editar diretamente no explorador Chrome.
A segunda é através das aplicações Microsoft Office desde o Google Chrome (PWA). Aproveita toda a capacidade das aplicações nativas do Office no teu Chromebook descarregando-as desde o Google Chrome (para isso será necessária uma subscrição Microsoft 365).
A terceira é editando arquivos do Microsoft Office e partilhando-os com os membros da tua equipa sem teres que te preocupar com a compatibilidade dos mesmos.
4 Os Chromebooks têm processadores fracos e não têm gráfica
Os Chromebooks têm processadores mais fracos e não têm gráfica integrada? Uma vez que o Chrome OS é um sistema operativo que prioriza a nuvem, não há em muitos casos uma melhoria de performance quanto melhor for o processador se não utilizarmos ferramentas de edição de imagem / vídeo em modo offline, por exemplo.
Por outro lado, de uma forma genérica, se tivermos uma boa ligação à Internet, teremos uma boa performance.
Assim, a comparação com outros portáteis não é justa. Os Chromebook não têm ainda uma placa gráfica integrada pelo mesmo motivo.
No entanto, esta situação não é — de forma nenhuma — impeditivo para jogares títulos de alta capacidade gráfica e resolução. Podes fazê-lo em streaming num Chromebook através do Stadia Pro ou GeForce Now, por exemplo.
5 Não posso instalar acessórios
Ratos, teclados, monitores, discos externos, HUBs, impressoras, comandos de jogo: podes instalar todo o tipo de acessórios em necessidade de drivers!
Poderás utilizar ligação por Bluetooth ou conectar via USB. Se o acessório é compatível com Bluetooth, clica na área de estado do Chromebook e, depois, clica em ‘Bluetooth’ para ativá-lo. Se tem fios, só tens que conectar e estará pronto para usar, não são necessários drivers, nem instalações de SW.
// RPT