Sente que já ultrapassou a sua câmara digital? Quer mais controlo criativo sobre a sua fotografia? Está na altura de evoluir para uma câmara DSLR. Saiba o que distingue este equipamento fotográfico e em que circunstâncias pode ser ideal.
Muitos fotógrafos amadores começam por uma pequena câmara compacta, de forma a entranharem o mundo da fotografia. Depois de ganharem o gosto — e de desenvolverem algumas competências —, estão prontos para progredir para um equipamento mais avançado, que exige algum conhecimento para que se usufrua de todos os seus recursos, mas ainda assim user-friendly.
As DSLR oferecem controlo criativo total sobre o resultado final, para que possa dar mais liberdade à sua criatividade e desfrutar de fotografias ricas em detalhes, cores e texturas.
O que é uma câmara DSLR?
DSLR significa Digital Single Lens Reflex ou, em português, reflexo digital de lente única. Também apelidada de reflex, é a câmara preferida de fotógrafos profissionais e amadores experientes. Este tipo de câmaras oferece uma utilização personalizada de vários parâmetros. Desde a abertura de lente à velocidade de captura, e até como moldar a luz.
Com os seus grandes sensores e uma possibilidade de trocar as lentes, estes equipamentos estão a um nível quase profissional e não custam uma fortuna.
A possibilidade de trocar as lentes é um fator diferenciador de grande importância. Aumenta, com isso, a possibilidade de fazer fotografias com novas perspetivas, desde fotos de grande plano, de aproximação ou de retrato, entre outros. Há uma grande panóplia de escolha de lentes que oferecem um novo panorama para as suas fotos.
Os grandes sensores oferecem uma qualidade realmente superior. Para além disso, terá um total controlo manual das configurações de captura e o visor ótico nas traseiras da câmara proporciona uma visão clara da cena a fotografar.
5 razões para apostar numa câmara DSLR
1 Pode ser mais criativo
A maioria das DSLRs tem configurações automáticas que lhe permitem simplesmente apontar e disparar, mas para uma fotografia mais criativa pode assumir o controlo do equipamento.
Pode controlar a abertura, a velocidade do obturador, o ISO e o balanço de brancos. Ao ajustar a abertura pode criar o que os fotógrafos chamam de bokeh. Se diminuir a velocidade do obturador conseguirá criar instantaneamente uma foto estranhamente escura e imponente.
2 Fotografar com pouca luz
Uma câmara DSLR é perfeita para tirar fotos quando a iluminação é fraca, como ainda antes do amanhecer e um pouco depois do pôr-do-sol. Os grandes sensores destes equipamentos fotográficos significam que o ISO tem um alcance bastante grande, pelo que a câmara irá captar mais luz e assegurar melhores resultados, mesmo em condições de pouca luz.
Para além disso, a maioria das DSLRs é à prova de salpicos de água e consegue resistir em ambientes de neve, humidade e calor, para que possa fotografar em todo o tipo de climas.
3 Captar todos os detalhes
Seja o reflexo nos olhos de alguém ou uma gota de suor na face de um atleta — quanto mais detalhes captados, mais realista a sua foto ficará.
Graças aos seus grandes sensores de imagem, as DSLRs são capazes de registar muito mais detalhes do que uma câmara digital compacta, por exemplo. Um grande sensor permite a entrada de mais luz, o que resulta numa maior definição e melhor qualidade de imagem.
4 Criar estilos fotográficos diferentes
As lentes intercambiáveis das DSLR são ótimas para proporcionar ao fotógrafo versatilidade, cada uma criando um efeito específico. Para quem gosta de fotografar diferentes tipos de fotografia, esta é a câmara perfeita.
Escolha uma lente grande angular para paisagens panorâmicas ou fotos de grupo. Use uma lente telefoto para captar o que está longe. Use uma lente macro para close-ups extremos de insetos e botões de flores.
5 Capturar movimento ao longe
Seja uma coruja a abrir as suas asas em pleno voo ou um atleta a chutar a bola do outro lado do campo, uma câmara DSLRs captura perfeitamente esses momentos com uma combinação de controlos manuais e lentes diferentes.
Ajuste a velocidade do obturador e o ISO da sua câmara para “apanhar” um animal em pleno voo. Ou use uma lente telefoto para sentir como se estivesse mais perto da ação.
// RPT