/

Chaleira ou jarro térmico, como escolher?

Chaleira ou jarro térmico, como escolher?

Nunca ferver água foi tão rápido como desde o surgimento de pequenos eletrodomésticos como a chaleira ou o jarro elétrico. Como escolher entre um destes equipamentos? Haverá muitas diferenças?

Tanto as chaleiras como os jarros térmicos — também denominados como elétricos — são eletrodomésticos criados para aquecer água num curto espaço de tempo através de um sistema de resistências.

Em comparação com outros métodos de aquecimento de água, como o fogão ou microondas, estes pequenos equipamentos são mais económicos. Desta forma poderá poupar na conta da luz e também obterá a água a ferver mais rapidamente, uma vantagem clara na confeção de refeições, por exemplo.

Dito isto, haverá muitas diferenças entre um e outro? Qual será o mais útil para a minha situação? Como escolher?

 

Chaleira vs jarro elétrico: os pontos em comum

Poupança (evitar desperdício)

Evite o desperdício — de eletricidade e de água — com um destes eletrodomésticos, que são bastante eficientes. Quando a água atinge o ponto de ebulição desligam-se automaticamente, pelo que não terá de se preocupar em caso de esquecimento ou de estar envolvido noutra tarefa enquanto a água ferve.

Rapidez na fervura

Dificilmente encontra outro método que aqueça água tão rapidamente. A potência depende dos modelos, mas atualmente com alguns modelos é possível obter 1 litro de água a ferver em quase 30 segundos. De que outra forma consegue o mesmo resultado em tão pouco tempo?

Capacidade

Qual a quantidade de água que necessita de ferver de uma só vez? Há muitos modelos, dos mais variados tamanhos, mas não é difícil de encontrar um jarro elétrico ou uma chaleira com capacidade para 1,7L ou 1,5L, respetivamente.

Portabilidade e mobilidade

Nem todos os equipamentos têm uma base independente, apesar de esses modelos serem mais comuns. Se lhe dá jeito transportar o jarro ou a chaleira sem o incómodo do fio atrás, confirme se o modelo que pretende tem uma base independente.

Para além disso, dê uma vista de olhos pelo peso do objeto. Dependendo do tipo de material de construção, poderá conseguir um equipamento leve e de boa performance.

Abertura da tampa

A tampa abre, “recua” ou é removível (como se de um bule se tratasse, formato que as chaleiras imitam)?

No mercado existem sistemas de fecho do jarro ou chaleira elétrica muito diversificados, desde equipamentos nos quais a tampa sai totalmente a outros em que é acionada a abertura da tampa através de um botão ou manualmente. Escolha de acordo com a sua preferência.

 

Chaleira vs jarro elétrico: o que os distingue?

Depois de compreendermos os pontos em comum dos dois equipamentos, o que distingue um jarro de uma chaleira?

A resposta é simplesmente o formato. Se antes existiam várias características que marcavam a diferença entre os dois eletrodomésticos, atualmente — e com a evolução tecnológica — já pouco os diferencia que não seja uma questão de design.

As chaleiras permanecem aparelhos de aparência muito elegante, que embeleza qualquer espaço onde a decida colocar. Apesar de alguns jarros também serem muito atraentes, nenhum incorpora a beleza tradicional de uma chaleira, que se assemelha a um bule de chá.

Por esse motivo, quem gosta de servir chá pode optar por ter uma chaleira e servi-la na mesa, em vez de um bule. Feitas as contas, tudo depende do seu gosto pessoal.

// RPT

Mais recentes