Mais de 100.000 participantes do CES 2023 encheram o Centro de Convenções de Las Vegas e as instalações circundantes para ficarem a conhecer a tecnologia do futuro. Hoje falamos-te das novidades da Sony.
De referir que esta é uma das maiores feiras comerciais do mundo. O CES (anteriormente conhecido como “Consumer Electronics Show“) é onde empresas podem mostrar as suas novas tecnologias.
CES 2023 – O que mais nos entusiasmou na Sony
Embora a Sony seja outra marca que normalmente faz all-in no CES, a marca confirmou que este ano não revelará quaisquer novos televisores. Em vez disso, a Sony vai dar destaque à sua nova PlayStation VR2 – com dois ecrãs OLED 120Hz 4K.
Quanto aos seus televisores e à sua linha de áudio para 2023, estes serão anunciados num evento a realizar no final da primavera.
PlayStation VR2
A próxima geração de jogos em realidade virtual poderá ser vista com gráficos de 4K HDR. Poderás usufruir de jogos que definem um género e sensações únicas com a PlayStation VR2 e com o comando PlayStation VR2 Sense.
A inovadora tecnologia do PlayStation VR2 Sense™ dá vida à emoção e à imersão através de subtis vibrações do dispositivo, tecnologia áudio em 3D e seguimento ocular inteligente, combinados com deteção de toque, reação tátil e gatilhos adaptativos do comando PS VR2 Sense.
De pequenos detalhes a paisagens abertas, de expressões faciais realistas a mundos futuristas repletos de vida, o poder de processamento de próxima geração da PS5, juntamente com novas características óticas, permitem-te testemunhar cada momento com um detalhe extraordinário.
Dois ecrãs OLED de 2000×2040 apresentam incríveis gráficos 4K HDR a até 120 fps, para uma resolução quatro vezes superior à do PlayStation VR original.
Poderás mostrar o teu estilo aos outros jogadores de novas formas e realistas com seguimento ocular que simula respostas emocionais acentuadas do teu avatar no jogo, proporcionando uma maior sensação de realismo e de interação pessoal em jogos cooperativos ou chats de equipa em jogos multi jogador.
Mais de 30 jogos estão em desenvolvimento para os futuros PlayStation VR2, nomeadamente o Horizon Call Of The Mountain, No Man’s Sky ou Resident Evil Village e Gran Turismo 7.
Esta versão VR do jogo ficará disponível, sem custos adicionais, para todos os jogares que já possuem uma cópia de GT7.
Este novo dispositivo de realidade virtual da PlayStation será lançado oficialmente no próximo dia 22 de fevereiro de 2023.
PlayStation 5
A Sony apresentou no CES 2023 o novo comando da PlayStation 5 para pessoas com deficiência – o Project Leonardo.
Este aparelho permite que todos os utilizadores consigam jogar os jogos mais prestigiados da consola, como por exemplo o God Of War Ragnarok e The Last of Us.
O Project Leonardo é composto por uma peça circular com grandes teclas que podem ser reorganizadas de várias formas. Possui também um joystick que facilita o controlo direcionado com as mãos e contém ainda portas para clicar em acessórios adicionais, se for o caso.
As configurações podem ser personalizadas – algo que não acontece nos comandos tradicionais. Podes programar um botão para realizar uma ação e estar à altura de jogos que exigem dois botões em simultâneo, por exemplo.
Segundo a Sony, o Project Leonardo foi concebido com o objetivo de suprir eventuais dificuldades que os utilizadores com deficiência podem encontrar num comando comum, nomeadamente segurar o aparelho por muito tempo, usar o polegar ou outro dedo em posições específicas e apertar com precisão botões pequenos, por exemplo.
“Como os jogadores podem personalizar o Project Leonardo de acordo com suas necessidades, não há uma forma certa de usar. Queremos capacitá-los a criar suas próprias configurações”, afirmou So Morimoto, designer da Sony Entertainment.
Sony Afeela – PlayStation sobre rodas
Sony Afeela é o nome do PlayStation sobre rodas da Sony e da Honda. Este é um conceito elétrico que tem sistemas de condução autónoma e funciona com a PlayStation.
Este é um carro elétrico inteligente e teve o seu primeiro protótipo revelado em 2020.
Na verdade, o Afeela não será apenas um carro, mas sim uma marca controlada pelas duas grande marcas. O objetivo é iniciar operações em 2026 nos EUA, já com pré-venda em 2025.
O Afeela terá linhas minimalistas, faróis e lanternas afiladas, rodas fechadas e cadência de teto suave com funções aerodinâmicas. Todos estes fatores favorecem a autonomia das baterias, uma vez que reduzem a resistência do ar.
Contudo, o objetivo de ambas as marcas não é apenas oferecer um carro elétrico, mas um veículo autónomo que funciona como uma sala de estar em movimento. O carro é repleto de sensores – cerca de 40 espalhados pela carroceria.
Enquanto isso, tu, e quem te acompanhar, poderás relaxar e até jogar um videojogo. “O Afeela representa o nosso conceito de relacionamento interativo, onde as pessoas sentem a sensação de mobilidade interativa e onde a mobilidade pode detetar e entender as pessoas e a sociedade, utilizando sensores e tecnologias de IA”, afirma o CEO da Sony Honda Mobility, Yasuhide Mizuno.
O Afeela tem um volante sem ar, à semelhança dos carros de Fórmula 1, o que significa que se quem estiver no posto de comando quiser conduzir, pode fazê-lo. O painel do carro é composto por dois grandes ecrãs, para além dos monitores que correspondem aos retrovisores.
Se viajares no banco de trás, podes contar com ecrãs individuais com diferentes funções de entretenimento, sendo possível jogares um videojogo.
Filme Gran Turismo 7
Não se trata de um carro, mas está relacionado. A Sony Pictures estreou no CES 2023 o primeiro teaser do filme de Gran Turismo 7.
A trama será sobre um piloto que começou a jogar Gran Turismo, foi para a GT Academy, acabando por se tornar num piloto profissional. Um dos pontos fortes do vídeo foi a qualidade do som e o trabalho de câmara, que perspetiva-se que seja extraordinário numa sala de cinema.
Sensores de captura de movimento para o metaverso
A Sony tem vindo a trabalhar com o Manchester City FC com o objetivo de ligar mundos virtuais e físicos.
Explicou que os fãs poderiam “expressar os seus sentimentos e paixão pela equipa, criando os seus próprios avatares personalizáveis nos seus smartphones e, no futuro, ligarem-se a milhões de adeptos em todo o mundo, para além de acederem a vários serviços para aumentar o envolvimento”.
Nuria Tarre, Diretora de Marketing do City Football Group, disse que as linhas entre desporto, tecnologia e entretenimento “estavam a ficar confusas” e que a nova tecnologia deveria ser o que os adeptos queriam dos clubes no futuro.
O protótipo inclui destaques de jogos, utilizando avatares, para que os adeptos possam experimentar momentos chave através da perspetiva dos jogadores no metaverso.
// RPT