/

Centrifugadora ou liquidificadora. Quais as diferenças?

Centrifugadora ou liquidificadora. Quais as diferenças?

Centrifugadora ou liquidificadora: o que deves comprar? Isso depende das tuas preferências e de alguns fatores chave. Ambos são concebidas para injetar fruta e vegetais mais saudáveis na tua dieta.

Contudo, existem algumas diferenças significativas que deves considerar quando quiseres escolher o equipamento certo para o teu estilo de vida.

 

Centrifugadora vs liquidificadora. Quais as diferenças?

Centrifugadora

As centrifugadoras fazem sumos líquidos e conservam bem os nutrientes. Como separam a polpa, as cascas e as sementes, podes colocar os alimentos inteiros ou em pedaços grandes.

Quanto maior a abertura, melhor, pois não perdes tempo a cortar os frutos e os vegetais.

O tamanho do recipiente é importante. Alguns são pequenos e obrigam-te a despejar os resíduos a meio do trabalho.

Centrifugadora ou liquidificadora. Quais as diferenças?

O filtro para a espuma é útil, uma vez que o sumo sai mais translúcido.

O maior problema das centrifugadoras é a limpeza. Desmontar e retirar os restos não é fácil, além disso desperdiça-se muita fruta e vegetais para se extrair pouco sumo.

Algumas centrifugadoras são chamadas de slowjuicers. Alegam conservar melhor os nutrientes, mas a diferença não é significativa em relação às centrifugadoras. Nas slowjuicers tens de cortar os alimentos, porque a abertura é pequena e, por norma, são mais difíceis de desmontar e limpar do que as centrifugadoras normais.

Liquidificadora

As liquidificadoras são mais baratas do que as centrifugadoras.

Nas liquidificadoras precisas de descascar a fruta e os vegetais, remover as sementes e cortar em pedaços. Contudo, deves ter em conta que, alimentos muito duros, como as beterrabas, podem ser uma tarefa muito exigente para as liquidificadoras.

Centrifugadora ou liquidificadora. Quais as diferenças?

É importante adicionares iogurte natural, leite ou água para a máquina misturar melhor os alimentos, a bebida sai rica em fibras e polpa.

Alguns modelos têm um copo com tampa, útil para guardar os alimentos no frigorífico ou para levar para o trabalho.

As liquidificadoras são mais fáceis de limpar, até vão à máquina de lavar louça, e desperdiçam pouca fruta e vegetais.

 

Como escolher um centrifugadora

Se queres preparar sumos, então a escolha ideal é uma centrifugadora, uma vez que separa a polpa, as cascas e as sementes e, por isso, podes colocar os alimentos inteiros na máquina, tal como referimos anteriormente.

Os sumos saem líquidos e os nutrientes são bem preservados.

Existem diversos tipos de centrifugadoras. Os preços variam, principalmente, consoante o design, o que pode ter uma ligação direta com a facilidade de utilização e de limpeza. Os valores variam entre os 30€ e os 300€, das mais simples para as melhor equipadas, respetivamente.

Centrifugadora ou liquidificadora. Quais as diferenças?

Quando fores comprar uma centrifugadora, tem em conta alguns aspetos. Alguns modelos trazem um espremedor de citrinos incorporado; a maioria tem um jarro ou um copo para recolher o sumo, com uma capacidade que varia de 350 ml a 2 litros; deves analisar o tamanho do recipiente para a polpa, as cascas e as sementes.

Não te esqueças de que, como te dissemos há pouco, certos modelos têm um recipiente tão pequeno que te vai obrigar a parar o trabalho a meio para despejares os resíduos; o filtro de espuma também é um fator importante, uma vez que tornará o teu sumo mais translúcido no final; Se a abertura onde colocas a fruta e os vegetais for grande, torna-se mais prática porque não perdes tempo a cortá-los em pequenos pedaços.

O que faz a diferença é a qualidade dos materiais, a estabilidade no funcionamento e a presença de um sistema anti-gota, ideal para servir a bebida sem sujar a mesa.

Deves escolher o modelo que for capaz de fazer ótimos sumos e que, simultaneamente, seja fácil de usar e de limpar. Verifica também se as peças podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Também deves optar por um aparelho que seja pouco pesado e volumoso e que tenha uma pega que te permita enrolar o cabo. Se tiver ventosas na base, torna-se um eletrodoméstico mais estável.

Como escolher uma liquidificadora

As liquidificadoras são boas para fazeres batidos e smoothies ricos em fibras e polpa.

Para utilizares a liquidificadora tens que descascar a fruta e os vegetais, remover as sementes e cortar em pedaços. Não te esqueças de que, tal como referimos anteriormente, deves ter em atenção determinados alimentos duros que se podem tornar numa tarefa muito exigente para a tua liquidificadora. Lembra-te de adicionar iogurte natural, leite ou água para que a máquina consiga misturar melhor os ingredientes.

Centrifugadora ou liquidificadora. Quais as diferenças?

Se optares por comprar uma liquidificadora, tem em conta que alguns modelos têm um copo com tampa, útil para guardares a bebida na frigorífico ou a levares para o escritório, sendo que a capacidade do recipiente varia entre meio litro e dois litros. Alguns modelos são pesados e volumosos, dificultando-te a vida quando os quiseres arrumar. Se puderes colocar recipiente na máquina de lavar louça, a limpeza do eletrodoméstico torna-se fácil.

 

Receitas para centrifugadora

1 Sumo energético

Ingredientes

2 bolbos de funcho
1 maçã com casca
1 cenoura
1 malagueta pequena inteira

2 Sumo de beterraba

Ingredientes

1 beterraba com casca
1/2 lima
50 g de melancia sem casca

3 Sumo de morango e romã

Ingredientes

225 g de morangos
1/2 romã (só os bagos)
2 maçãs com casca

Receitas para liquidificadora

1 Smoothie de banana com leite

Ingredientes

1 banana aos pedaços
Gengibre raspado (pedaço de 1cm)
1/2 copo de leite
1/2 iogurte natural
2 colheres pequenas de mel

2 Smoothie de fruta

Ingredientes

1 banana aos pedaços
1 laranja descascada
2 maçãs aos pedaços
1/2 iogurte natural

3 Mix Smoothie

Ingredientes

2 maçãs aos pedaços
2 cenouras
1 laranja descascada
1/2 iogurte natural
1/2 copo de leite

// RPT

Mais recentes