Celebre o Halloween com receitas adequadas ao dia

Silar / Wikimedia

Abóbora de haloween

Sopa de sangue e olhos, cérebros deliciosos e milkshakes fantasmagóricos: o Halloween chegou à mesa. Temos cinco receitas assustadoramente deliciosas para o ajudar a celebrar este dia.

A 1 de novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos, mas é na sua véspera, a 31 de outubro, que ocorre a celebração de culto aos mortos denominada de Halloween.

Esta tradição, que tem origem nos Estados Unidos da América, faz a delícia das crianças, que têm neste dia outra oportunidade de se mascararem. Mas, ao contrário do Carnaval, os disfarces devem ser assustadores, para imporem respeito nas casas que visitam, exigindo “doçura ou travessura”.

Para os mais crescidos, este dia também pode ser muito divertido. Podem usá-lo como desculpa para dar asas à sua imaginação e criar receitas que podem ter tanto de delicioso, como de nojento — no aspeto, pelo menos.

Se procura inspiração, nós temos algumas receitas e dicas para si.

 

5 receitas de Halloween

1 Ponche de Halloween

Para começar, uma bebida fresca e adequada ao dia. A ideia é que seja cor de abóbora,  vegetal muito típico devido às esculturas que se fazem nesse dia com ele.

Ingredientes:
sumo de manga, q.b.
sumo de laranja, q.b.
1 c. de sopa gelado de manga
bebida alcoólica (opcional)

Modo de preparação: Num copo, junte o sumo de manga e de laranja. O ideal é que seja de laranjas frescas, use um espremedor de citrinos para lhe facilitar a tarefa. Adicione o gelado de manga e sirva imediatamente. Pode adicionar alguma bebida alcoólica de sua preferência, para agradar aos adultos também.

 

2 Cérebros deliciosos e nutritivos

O arroz tem hidratos de carbono, que são fundamentais para as quantidades energéticas de que as crianças tanto precisam. Agora imagine que pode moldar o arroz em diversas formas, nomeadamente a de um cérebro. Creepy, mas muito bom.

Ingredientes:
6 chávenas de flocos de arroz
1/4 de chávena de manteiga
corante alimentar vermelho ou cor de laranja
40 marshmallows (aprox.)
gel comestível vermelho

Modo de preparação: Numa panela grande, derreta a manteiga em lume brando. Adicione os marshmallows aos poucos e mexa até que fiquem completamente derretidos e misturados com a manteiga. Retire do fogo. Adicione várias gotas do corante alimentar vermelho, uma gota de cada vez, misturando sempre muito bem até atingir a cor desejada. Adicione os flocos de arroz e continue a mexer. Depois, cubra as suas mãos com uma quantidade generosa de óleo ou manteiga, agarre a mistura que tem na panela e faça a forma de um cérebro. Coloque-o em papel vegetal. Terá de repetir o processo de colocar óleo ou manteiga entre cada forma. Deixe esfriar até ficar firme e estará pronto a servir.

 

3 Milkshakes fantasmagóricos

Se os batidos e milkshakes estão na moda, nada melhor do que fazer um adequado ao tema de Halloween. Nesta receita ensinamos como fazer um milkshake disfarçado de fantasma.

Ingredientes para o milkshake:
4 chávenas de gelado de baunilha
1 chávena de leite
2 c. de sopa de extrato de baunilha

Ingredientes para a cobertura:
1 chávena de creme de leite
3 c. de sopa de açúcar em pó
1/2 c. de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparação: Para o milkshake: numa liquidificadora misture o gelado, o leite e o extrato de baunilha. O resultado deverá ser homogéneo. Divida o milkshake entre os copos. Para a cobertura: numa tigela, bata o creme de leite, o açúcar em pó e o extrato de baunilha até que se formem picos firmes. Corte o canto de um grande saco ziploc, insira a cobertura e passe um redemoinho por cima do milkshake. Sirva imediatamente.

Electronia

Liquidificadora Electronia HAT-9845 para as suas receitas de Halloween

4 Pipocas como pequenos fantasmas

Quem é que não gosta de pipocas? Esta é uma receita muito simples e fácil de fazer e o resultado é muito engraçado: pequenos fantasmas.

Ingredientes:
pipocas
1 pacote de marshmallows
125 gramas de manteiga (aprox.)
olhos comestíveis pequenos para decorar

Modo de preparação: Com a ajuda de uma máquina de pipocas ou do microondas — se tiver optado por comprar milho —, comece por fazer as pipocas. Numa panela grande, em lume médio, derreta os marshmallows e a manteiga, mexa até que fique homogéneo. Depois, é só deitar a mistura por cima das pipocas, por forma a que fiquem cobertas de branco. Coloque os olhos comestíveis decorativos e já está.

 

5 Sopa de sangue e olhos

É certo que o Halloween não é, por convenção, um dia em que as pessoas se preocupem particularmente com alimentação saudável. No entanto, uma receita de uma sopa deliciosa e nutritiva, bem como adequada ao dia, não é de deitar fora. Veja como pode fazer uma sopa bem vermelha e com olhos endiabrados!

Ingredientes:
2 ovos
200 gramas de cenouras
200 gramas de batatas
300 gramas de beterraba
1 alho-francês
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1,5 litros e água
1 c. de chá de tomilho seco
sal q.b.
azeitonas pretas sem caroço

Modo de preparação: Depois de descascar as cenouras, as batatas, a beterraba, a cebola e os dentes de alho, adicione-os à máquina de fazer sopa, bem como o alho-francês, a água, o tomilho seco e o sal. Selecione a opção que triture a sopa. Coza os ovos em água por dez minutos. Escorra-os, passe-os por água fria e descasque-os. Distribua a sopa nos pratos e sirva-a com os ovos cortados em dois e metades de azeitonas pretas descaroçadas, para fazer a forma de olhos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome