Caves de vinho: para que servem?

pandakimchi / Canva

Qualquer bom apreciador de vinho deve ter uma ‘adega’ em casa

As caves de vinho são um equipamento ainda pouco conhecido pela maioria da população. Essencialmente, trata-se de um eletrodoméstico cujo propósito é armazenar vinho nas condições ideais.

Nem todos podemos ter uma adega em casa. Mas há um motivo pelo qual essa divisão existe, em particular se for apreciador de um bom vinho. Se esse é o seu caso, este artigo é para si.

A despensa da casa ou o frigorífico podem não ser os locais mais apropriados para armazenar vinho. Deve procurar colocá-lo num ambiente adequado, onde as condições não alterem as suas propriedades. Aqui entram em cena as caves de vinho.

diversos modelos de caves de vinho, desde aqueles que permitem guardar menos de uma dezena de garrafas, aos que armazenam uma centena. O tamanho da sua coleção pessoal será o que define a capacidade do equipamento de que necessita.

 

Vantagens deste equipamento

Quanto às características que protegem as qualidades do vinho, a primeira a ter em conta será a refrigeração, que deve ser gradual.

A temperatura é específica para o tipo de vinho que detém, como o vinho branco, por exemplo, que deverá estar entre os 7 e os 10ºC, já o tinto entre os 10 e os 18ºC.  Há caves com refrigeração constante para armazenamento a longo prazo, ou até com setores de refrigeração diferente para múltiplos tipos de vinho.

Liebherr

A humidade deve estar no ponto, uma vez que a sua ausência (como acontece no frigorífico) seca a cortiça da rolha e se for em demasia potencia o desenvolvimento de bolor, já para não falar da ventilação que previne o aparecimento de maus odores.

A vibração é contrária à permanência de características fundamentais do vinho e interrompe o seu processo de maturação. Essa será uma das principais razões para não o manter no frigorífico.

O vidro na porta que consta na maioria dos modelos das caves de vinho é um pormenor agradável, que permite ao colecionador admirar a sua coleção e a poder exibir perante convidados. Mas não se esqueça de afastar este equipamento do sol: proteger o seu vinho dos raios UV é essencial.

Se todo este assunto é novidade para si então, provavelmente, não conhece a diversidade de modelos que existem e as características de cada um.

Se tenciona investir neste tipo de eletrodoméstico é porque provavelmente já tem algumas garrafas em sua posse. Há modelos simples e elegantes com capacidade para cerca de 40 garrafas, o que lhe permite acompanhar as suas refeições com a família e amigos com o vinho certo para cada ocasião — como se tivesse uma adega profissional em casa.

Liebherr

As gamas médias de caves de vinhos podem ter mais do que uma zona de temperatura para preservar vinhos diferentes. Algumas até vêm equipadas com outras comodidades, como Display Touch, sistema Bluetooth e gavetas amovíveis iluminadas a LED. Utilidade e estética num só.

As gamas altas, mais sofisticadas, fazem boa figura em qualquer divisão da casa onde a queira mostrar aos amigos. São fabricadas com atenção a todos os detalhes e o design é, por regra, deslumbrante.

 

Conclusão

Se faz questão de ter em casa um bom vinho, então provavelmente também o quer guardar de forma preservar as características que fazem dele um produto de qualidade, e que lhe permita desfrutar de todo o seu potencial – aroma, sabor, corpo. Para o conseguir, precisa de uma cave de vinhos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome