Carregamento sem fios: tudo o que precisa de saber

Carregamento wireless, ou sem fios, é forma mais simples e prática de pôr os seus telemóveis e outros gadgets a carregar. Basta pousá-los em cima do carregador e deixá-lo a fazer o seu trabalho. Sem cabos que atrapalham, nem complicações.

Os carregadores sem fios estão presentes no mercado desde há algum tempo, mas só recentemente começaram a ganhar popularidade. Com diversas marcas de smartphones a adotar a nova tecnologia, o carregamento sem fios nunca esteve tão difundido.

Se está a ponderar adquirir este tipo de carregador, mas não sabe bem como funciona ou se há realmente vantagens nesta opção sem fios, continue a ler.

 

Como funciona o carregamento sem fios?

O carregamento wireless é baseado no princípio da indução magnética. Funciona através da criação de um pequeno campo eletromagnético, o qual é originado por uma bobina no carregador e é recebido por outra bobina compatível. Essa energia eletromagnética é convertida em energia da bateria dentro do telemóvel ou aparelho a ser carregado.

Em resumo, os carregadores usam magnetismo para transmitir energia. Na prática são muito fáceis de usar. Antes de mais nada, ligue o carregador à tomada (aqui sim, é um fio). De seguida, coloque o seu telemóvel em cima do carregador. Já está, é assim simples.

Naturalmente, para que tudo funcione, deve ter um telemóvel equipado com o hardware que suporta o carregamento sem fios. Confirme se é o caso antes de adquirir um carregador.

Pode ter que retirar a capa do smartphone, a qual pode impedir a energia de ser transmitida.

 

Vantagens e desvantagens do carregamento sem fios

Há diversas vantagens do carregamento sem fios em relação ao carregamento tradicional. A primeira é que não envolve cabos, obviamente — este é o principal motivo invocado por quem aposta neste tipo de tecnologia. Os fios enrolam-se, quebram-se e são limitantes.

A segunda vantagem é que o conectar do fio causa desgaste na porta de carregamento do seu smartphone, mesmo que seja muito cuidadoso ao fazê-lo. O carregador sem fios, por outro lado, não requer nenhuma porta de entrada — nesse sentido, é melhor para o seu telemóvel.

Outra vantagem é que com este tipo de carregadores pode esquecer o ter de transportar cabos diferentes para equipamentos diferentes e evitar a chatice de levar o carregador errado. O carregador sem fios funciona com qualquer smartphone que suporte essa funcionalidade e fica assim o problema da compatibilidade resolvido.

Também tem algumas desvantagens em relação ao carregamento tradicional. Não é tão rápido, pelo menos por enquanto. Outra desvantagem é que não pode pegar no seu telemóvel enquanto está a carregar — pode usá-lo, mas sem o tirar de cima do carregador.

 

Posso usar qualquer carregador wireless?

Há 3 funcionalidades que deve averiguar num carregador sem fios antes de o adquirir.

1 Certificação Qi

A maioria dos telemóveis apenas é compatível com um carregador com certificação Qi, que também é a tecnologia de carregamento sem fios mais comum. Assim sendo, deve verificar a compatibilidade do seu smartphone antes de adquirir um carregador.

2 Potência

Se o seu equipamento suporta carregamento sem fios mais rápido, verifique se o carregador tem potência igual ou superior a 15W. Mesmo que não seja o caso, potência mais elevada é, regra geral, melhor, pois poderá significar que não precisa de substituir o carregador quando substituir o smartphone atual. Já para não falar de que quanto maior a potência, mais rápido o carregamento.

3 Design

Uma das vantagens do carregador sem fios é o seu aspeto estético. Não deve abdicar disso se não tiver mesmo que o fazer. Escolha um de que realmente goste — não é capricho, é tirar o melhor proveito de um acessório importante.

 

Em conclusão

À medida que mais e mais fabricantes reconhecem os pontos de venda do carregamento sem fios, provavelmente veremos cada vez mais smartphones compatíveis com este método de carregamento. Depois de pesar as vantagens e as desvantagens, cabe a si decidir o que é melhor para si.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome