Escolher entre uma máquina de carga frontal e uma de carga superior pode revelar-se mais difícil do que o esperado. Vejamos algumas diferenças entre elas e qual o tipo que melhor se adequa ao que procura.
As máquinas de lavar roupa são uma necessidade na maioria das habitações. Vejamos quais as principais diferenças entre as de carregamento superior e as de carregamento frontal. Este artigo pode ser-lhe pertinente quer precise apenas de uma máquina de lavar, quer precise de um conjunto de máquinas de lavar e secar.
Máquinas de lavar roupa de carga frontal vs superior
Qual é a mais fácil de usar?
Quando falamos em facilidade de uso referimo-nos ao acesso ao eletrodoméstico, e não aos programas e ciclos do mesmo — isso dependerá da marca e do modelo específico.
As máquinas de carga superior são, regra geral, mais convenientes do que as de carga frontal, uma vez que não precisa de se curvar para inserir e retirar as roupas. Para quem tem problemas de mobilidade, estas máquinas podem ser a solução ideal.
É certo que essa questão pode ser atenuada com as máquinas de carga frontal instalando-as nalguma superfície mais elevada, mas para quem procura essa facilidade de acesso será mais simples apostar numa de carga superior.
Qual tem melhor performance?
É difícil afirmar que um dos tipos funciona melhor do que o outro. Naturalmente que a performance depende sempre de cada modelo.
Dito isto, as de carga frontal têm tendência para terem um tratamento mais suave com a roupa e também maior facilidade em lavar itens de maior volume, como lençóis ou edredões, uma vez que estes ficam totalmente mergulhados na água.
Qual é a mais eco-friendly?
A etiqueta energética será o melhor indicativo sobre a eficiência energética da máquina de lavar roupa e cada modelo terá o seu nível. Generalizando, as máquinas de carregamento frontal costumam usar menos água e eletricidade do que as máquinas de lavar de carregamento superior.
Uma vez que a lavagem de roupas corresponde a uma grande fatia da quantidade de água potável usada pelas famílias, uma máquina eficiente terá um papel importante a desempenhar não só na economia doméstica, como para a sustentabilidade do meio ambiente.
Qual é a mais fácil de instalar?
Quem tem uma máquina de lavar e outra para secar roupa costuma tê-las lado a lado na divisão onde estão instaladas ou uma por cima da outra. Esta última opção só é possível com um aparelho de carregamento frontal.
Há quem simplesmente não tenha espaço suficiente na sua habitação, pelo que se veem forçados a optar pelo layout empilhado. Por outro lado, mesmo quem tem o espaço por vezes escolhe empilhar as suas unidades de lavandaria, uma vez que assim ficam com mais espaço funcional, o qual pode ser usado para armários adicionais, armazenamento ou mesmo espaço aberto.
Assim, para ter esta opção, seja no momento de compra do eletrodoméstico ou no futuro, deverá apostar numa máquina de carga frontal.
Há muita diferença em tamanho?
Dependendo do volume e da capacidade, as máquinas de carregamento superior podem ser até 20 centímetros mais altas do que as de carregamento frontal. As larguras entre os dois tipos serão semelhantes.
Já no que se refere à profundidade, as máquinas de roupa de carga frontal costumam ser maiores (da frente para trás) do que as de carga superior, para compensar a porta e os mecanismos relacionados.
Quão bem extraem a água?
Algumas máquinas de lavar de carregamento frontal conseguem girar cerca de 33% mais rápido do que as de carga superior, o que significa que mais água será removida das roupas e será mais fácil e rápido de as secar.
Uma desvantagem deste aspeto é que os ciclos de centrifugação fazem as máquinas de lavar roupa de carga frontal vibrar, o que causa algum barulho que muitas pessoas preferem evitar.
A velocidade de rotação da sua máquina deverá constar nas especificações da mesma, pelo que também dependerá de modelo para modelo. É medida por RPMs (revoluções por minuto). Uma máquina de carga frontal oferece facilmente 1.200 RPMs, já com uma de carga superior irá obter algo entre 700 e 900 RPM.
Máquinas de carga frontal vs superior: o veredito
Feitas as contas, só o consumidor poderá afirmar qual a melhor opção, uma vez que tudo depende da sua preferência. Depois de ponderar sobre as diferenças, já estará preparado para tomar uma decisão. Por qual vai optar?
// RPT