A quarentena já passou mas algumas coisas permanecem iguais. Falamos obviamente do teletrabalho – uma medida a que muitas empresas aderiram para garantir uma maior segurança. Aqui deixamos-lhe algumas sugestões para que consiga equilibrar a sua vida pessoal com o seu trabalho (dentro do mesmo teto).
Ainda que tenham sido levantadas algumas medidas de restrição para o combate à Covid-19, tudo indica que a prática de trabalho remoto vai ser uma realidade para muitos portugueses por mais alguns meses. Mas nem sempre é fácil ser produtivo quando temos crianças a correr pela casa e tarefas domésticas para realizar a toda a hora.
Boas práticas para ser produtivo em teletrabalho
Se trabalha numa empresa que tenha adaptado o regime de teletrabalho, em que muitas das suas tarefas diárias no escritório podem perfeitamente ser realizadas em casa, provavelmente já adotou algumas rotinas e regras de trabalho em casa.
Mas caso ainda esteja perdido nos horários e se sinta desmotivado para trabalhar, confira algumas das dicas que lhe deixamos para gerir melhor o seu dia-a-dia!
1 Reproduza as suas rotinas normais
Se está em regime de trabalho remoto há cerca de dois meses, provavelmente já começa a notar alguma ansiedade e desmotivação para concluir as tarefas diárias de trabalho.
Contudo, tentar reproduzir as rotinas que normalmente faria quando se dirigia até ao seu trabalho pode ajudar a “enganar” o cérebro para despertar a produtividade. Por isso, tente acordar e deitar-se sempre por volta da mesma hora, para que aproveite ao máximo as horas normais de trabalho diário.
É igualmente importante que continue as suas rotinas de alimentação normais – se tanto, poderá melhorar a sua alimentação agora que está em casa, cuidando mais de si. Beber água com mais frequência, por exemplo, pode ser uma excelente forma de realizar mais pausas ao longo do dia e dar algum descanso à cabeça enquanto enche o copo de água.
Levantar-se sempre à mesma hora e tomar o pequeno-almoço e restantes refeições (almoço e lanche) é fundamental para a realização de pausas, pois implica deixar o cérebro recuperar de pensar intensivamente a toda a hora.
2 Refugie-se numa única divisão de trabalho
Se está constantemente a mudar de poiso em casa para trabalhar, transportando o computador portátil, auscultadores, rato e outros mil fios consigo, da sala para o quarto e do quarto para o escritório, provavelmente vai-se sentir mais desmotivado para recomeçar as tarefas acumuladas do dia anterior.
Por isso é que escolher uma única divisão da casa para trabalhar é tão importante. O cérebro humano demora menos de um mês para criar uma rotina, por isso habitue-se a reivindicar o lugar da casa com melhor conexão à rede wi-fi e permaneça lá.
Convém escolher locais que tenham boa iluminação, pouco ruído e pouca circulação de pessoas, de forma a melhorar a qualidade dos seus compromissos de teletrabalho, tais como reuniões ou chamadas de conferência rápidas com o chefe.
3 Imponha regras: os mais velhos mandam!
Ainda no seguimento da dica anterior, é imperativo que estabeleça regras em casa, precisamente quando tem membros mais novos da família. É natural quererem a atenção dos pais a toda a hora, mas tem que haver algum distanciamento para que consiga despachar as atividades mais chatas agora que está em teletrabalho!
Ter uma conversa franca com as crianças pode ser o suficiente para as manter atentas ao que se passa: sugira atividades para os mais pequenos, para que estas se divirtam durante o dia, depois das aulas matinais na Telescola.
4 Usufrua dos equipamentos que tem em casa
Agora que está em casa, pode ser mais complicado realizar certas tarefas devido aos dispositivos eletrónicos que normalmente utilizaria na empresa.
Por essa razão, algumas empresas escolheram emprestar alguns dos seus equipamentos, tais como monitores ou computadores desktops mais potentes, alguns deles já com programas e software específico instalado. Por exemplo, em empresas de informática ou design, estes equipamentos são imprescindíveis.
Mas se o seu trabalho não implica a utilização de equipamentos deste género, pode sempre usufruir dos que já tem em casa, tais como o seu laptop ou computador, o seu smartphone — um excelente canal de comunicação, que deve estar sempre ligado e perto de si — ou até o microfone e auscultadores para chamadas de vídeo.
O e-mail e outras plataformas para estimular a produtividade e aumentar o seu ritmo de trabalho também são recomendados para que não perca o foco.
5Pausas apenas para café? Que ultrapassado!
Numa rotina de trabalho normal, é frequente tirar pausas terapêuticas para um café com os colegas de trabalho, mas agora, com o distanciamento social isso não é possível. Mas não fique desmotivado, já que existem diversas formas de fazer pausas e manter o ânimo.
De facto, é do senso comum que as pausas são essenciais para um dia de trabalho produtivo, visto que é impossível manter a concentração e a produtividade durante horas a fio. É saudável e aconselhado parar ao longo do dia: é pedir muito que faça pausas?
Para além disso, é essencial que tenha atenção à exposição aos ecrãs – agora que estamos em casa, é difícil arranjar coisas para fazer e a opção mais fácil tende a ser utilizar dispositivos tecnológicos.
Por isso, faça pausas de pelo menos 15 minutos, de hora em hora: leia um capítulo do seu livro favorito, prepare uma caminhada responsável pela sua zona de residência, opte pela prática de exercício físico intenso de 15 a 20 minutos ou, se estiver naquele pico de stress, faça um treino de relaxamento para alongar e aliviar a tensão nas costas.
Se é mais do tipo de pessoa em que “uma sesta resolve tudo”, ter o sono em dia pode fazer milagres no seu rendimento e traz inúmeros benefícios à sua saúde.
Manter-se motivado para trabalhar em tempos de pandemia pode ser desafiante, mas tente manter o espírito positivo e trabalhar de forma a que chegue ao fim do dia e possa dizer: um dia, todo o meu esforço vai compensar!
// RPT