Uma bicicleta elétrica é uma das melhores soluções para a mobilidade urbana sustentável e ainda contribui para a sua saúde. Até pode contar com o apoio do Estado na aquisição de uma!
Seja para passear e conhecer novas paisagens durante as férias, ou para chegar ao emprego sem grande esforço, as bicicletas elétricas são uma ótima opção e têm diversas vantagens em relação às bicicletas convencionais.
O que é uma bicicleta elétrica?
Uma bicicleta elétrica tem todas as características de uma bicicleta normal, com a adição de um sistema de acionamento elétrico. Estas são um pouco maiores e mais pesadas do que a bicicleta comum devido ao facto de incorporarem um motor elétrico.
Frequentemente confundidas com uma e-scooter ou motocicleta, as e-bikes precisam de ser pedaladas para ativar o motor e devem ser dirigidas como faria com qualquer outra bicicleta, apenas com o benefício adicional de ter um pequeno motor para ajudá-lo no esforço. Continuará a ser necessária a capacidade de manuseio e de se equilibrar.
Este ‘impulso’ extra proporcionado pelo motor significa que não tem de se esforçar tanto e que não precisa de estar em tão boa forma física para percorrer alguns trilhos mais avançados, como uma subida íngreme ou percorrer uma distância mais longa.
Estes equipamentos, em regra geral, têm um visor que mostra a velocidade e a distância percorrida. Dependendo do modelo, as bicicletas elétricas podem fornecer até 80 quilómetros de assistência ao pedal antes de precisar de recarga. No entanto, se a bateria terminar a meio do percurso, poderá continuar a pedalar, só não terá o apoio do motor.
Também pode ajustar o nível de assistência, dependendo do boost que gostaria de ter na sua viagem. Cada e-bike tem vários níveis de assistência ao pedal (eco, normal e elevado, por exemplo, dependendo do modelo) e pode ser facilmente carregada, ligando-se à tomada.
Quais as vantagens de uma bicicleta elétrica?
1 Torna o ciclismo possível para todos
Nem todos estamos em forma física suficiente para grandes passeios de bicicleta. Como podem fazer os entusiastas do ciclismo que se sentem desencorajados pelas colinas íngremes?
As e-bikes tornam os passeios possíveis e até mais atraentes. Basta o pequeno empurrão do motor elétrico para tornar toda a viagem mais fácil e prazerosa, permitindo-lhe usufruir do caminho e da paisagem sem a exaustão física condicionante. Terrenos acidentados e ventos contrários intimidantes deixam de ser um problema.
Para quem tem limitações físicas, como problemas nas articulações, dores nas costas, ou está a recuperar de uma lesão e não voltou à capacidade física total, o impulso que vem do motor com auxílio do pedal reduz o esforço e torna a pilotagem mais confortável.
Escolher uma bicicleta elétrica é uma ótima solução para quem se preocupa com o bem estar físico, permitindo que pessoas com diferentes níveis de experiência de ciclismo e condicionamento físico tenham a oportunidade de pedalar juntas.
2 É amiga do ambiente
Assim como o passeio de bicicleta convencional, os benefícios ambientais podem ser obtidos substituindo os passeios em veículos por passeios de bicicleta elétrica. Como funcionam com baterias recarregáveis e não queimam combustível, estes gadgets não libertam gases nocivos para a atmosfera.
3 Poupam-lhe dinheiro em transportes
Para pequenas deslocações, nada melhor do que deixar o carro próprio em casa, evitar a confusão dos transportes públicos e não perder tempo a caminhar: use uma bicicleta elétrica para se deslocar.
Esta é uma das vantagens mais imediatas: andar de bicicleta diariamente faz com que poupe dinheiro. Se costuma andar de carro, sabe bem o que são gastos com combustível, manutenção, seguro automóvel, reparações e parqueamento — as reparações de bicicletas são bastante mais económicas.
O que será mais inconveniente do que andar à procura de lugar para estacionar o carro durante 20 minutos todas as manhãs ou ficar parado/a no trânsito devido a um acidente? Quando anda de bicicleta na cidade, encontrar parqueamento é tão fácil como encontrar o passeio mais próximo, fechar com cadeado e ir à sua vida.
Se costuma usar os transportes públicos, tem sempre o preço do passe mensal (ainda que agora estejam bastante mais acessíveis) e sujeita-se à enchente de gente. Ciclistas não ficam presos no trânsito, nem estão sujeitos aos atrasos dos transportes públicos, fazendo da bicicleta um meio de transporte tão ou mais rápido para o quotidiano nas cidades.
Para além disso, hoje em dia existem mochilas onde consegue levar todo o material necessário para trabalhar — incluindo lancheira — e muitos locais de trabalho já têm parques para bicicletas, chuveiros e outras estruturas que fazem com que seja mais fácil pedalar até ao trabalho ou à escola.
4 Não atrapalha a boa apresentação física
Uma das objeções mais levantadas por quem se recusa a deslocar de bicicleta para o trabalho, por exemplo, é que o esforço físico e a exposição aos elementos perturbam a apresentação física. Para quem tem empregos onde o vestuário é mais formal, a situação é ainda mais desafiante.
É essa a beleza das bicicletas elétricas: como dispensam grandes esforços físicos, não irá chegar ao destino coberto em suor! Só não podemos fazer nada sobre as condições meteorológicas.
5 Andar de bicicleta é bom para a saúde
As calorias que se perde variam conforme a pessoa, mas andar de bicicleta queima, em média, tantas calorias como fazer jogging, com consideravelmente menos impacto nas articulações. O ciclismo melhora o sistema cardiovascular, diminui a pressão arterial, aumenta a energia, constrói músculo e aumenta a coordenação.
Com uma bicicleta elétrica incorporar estes benefícios no seu dia a dia é tão fácil que até parece que está a fazer batota!
Apoio estatal
Já ouviu falar do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões? É um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017, o qual pretende dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como é o caso da tração 100% elétrica.
Dando execução ao previsto na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2021-2030 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 131/2019), este incentivo foi estendido à aquisição de bicicletas a posteriori.
No final de agosto, foi publicada a alteração no despacho n.º 2535/2021, que regulamenta a atribuição do incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões 2021. Na prática, este ano foi reforçado o apoio estatal das bicicletas, inclusive as elétricas.
Há 650 mil euros para bicicletas, motos ou ciclomotores sem emissões — em 2020 havia apenas 350 mil euros. Para particulares e empresas, as ajudas serão de até 350 euros por unidade, com a comparticipação de até metade do preço. Os particulares apenas poderão apresentar uma candidatura, já as empresas terão direito a um máximo de quatro.
Este apoio incide sobre os veículos comprados a partir de 1 de janeiro deste ano. As inscrições encerram a 30 de novembro.
// RPT