Saborear batidos delicioso no conforto da nossa casa é muito fácil. Se pretende confecionar um, nós temos receitas para si e recomendações de eletrodomésticos, para que o faça com toda a facilidade.
Define-se por batido uma bebida mais ou menos espessa, obtida através da liquidificação de pedaços de frutas, legumes ou outros ingredientes, aos quais, regra geral, se adiciona leite ou água. Servem diversos propósitos — para ter mais energia, começar bem o dia, desintoxicar o organismo — e podem ser consumidos em qualquer altura do dia.
Os batidos de fruta e vegetais são uma verdadeira bomba de saúde para o nosso organismo. São uma forma divertida e fácil de ingerirmos mais vitaminas, antioxidantes, aminoácidos, fitonutrientes e enzimas.
Estes nutrientes essenciais para o organismo reforçam o sistema imunitário, desintoxicam, proporcionam sensação de bem-estar, regulam o trânsito intestinal, ajudam a regular o peso e até facilitam o processo de digestão. São uma das formas que ajudam a manter uma dieta alimentar saudável.
Depois de ficar a saber de todas estas vantagens, tem que admitir que ficou curioso para experimentar — se é que já não era adepto. Para si temos ainda mais boas notícias: há todo um conjunto de equipamentos domésticos concebidos para o ajudar na tarefa de preparar estes deliciosos batidos. Fique a saber quais são.
Espremedores de citrinos
Um eletrodoméstico clássico, presente em quase todas as cozinhas, de utilização fácil e rápida. Referimo-nos aos espremedores de citrinos — elétricos e mecânicos, claro está. Não há nada mais fácil do que pegar numa faca, dividir uma laranja ou um limão ao meio e espremer. Nem é preciso descascar.
Junte o sumo de duas laranjas com gelo picado a gosto e, para dar um toque final, uma folha de hortelã, et voilá, batido de laranja tradicional e muito saboroso.
Slow Juicer
Os Slow Juicers são centrifugadoras que se diferenciam pelo seu sistema de extração de sumo a frio. O uso deste equipamento tem inúmeras vantagens, entre elas o facto de preservarem todo o sabor e os nutrientes dos ingredientes utilizados. Além disso, rentabilizam muito bem os ingredientes.
O sistema de rotação mais lento, que esmaga os alimentos contra um filtro, não os sujeita ao calor. Assim, as suas propriedades nutritivas não são alteradas pelo calor da fricção e são, mais facilmente retidas no produto final. São aparelhos que consomem muito pouca energia elétrica e são silencioso.
Este equipamento conserva todo o sabor para que tenha batidos deliciosos. Pode, até, incluir sementes: o Slow Juicer está preparado para isso. Deixamos-lhe uma receita com o uso deste aparelho para o inspirar:
Batido de pêssego e linhaça — para começar bem o dia
Ingredientes:
1 chávena de leite magro sem lactose
1 chávena de pêssego descascado congelado (preferencialmente)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
Modo de preparação: Triture os ingredientes no Slow Juicer até obter a consistência que deseja. É assim simples.
Centrifugadora
Antes de produzir o batido — às vezes —, produzimos sumo. Quando a polpa do fruto ou vegetal é extraída, a fibra não é aproveitada. Ao usar uma centrifugadora, o depósito dos ingredientes vai reter essa fibra.
O uso deste equipamento apenas implica colocar os ingredientes que nos apetecer dentro da máquina. Aqueles que tiverem uma casca menos rija nem precisam de ser descascados, como por exemplo maçãs, peras, pepinos, tomates, entre outros. Mesmo os alimentos mais difíceis de triturar não representam uma ameaça à centrifugadora.
Também para este equipamento lhe deixamos uma receita.
Batido Detox Diurético — para purificar
Ingredientes:
1 litro de água
1 c. de sopa de cavalinha
1 c. de sopa de dente de leão
½ cenoura pequena
6 morangos
Gelo q.b.
Modo de preparação: Triture tudo na centrifugadora e está pronto a consumir.
Liquidificadoras
Quando pretendemos que a totalidade do alimento seja triturada numa bebida espessa — com mais consistência do que o sumo — como é o caso de um batido, um dos equipamentos mais úteis são as liquidificadoras. Podemos fazer batidos puros de fruta, adicionar legumes para uma combinação mais rica, ou optar por uma bebida mais cremosa, adicionando leite.
No caso do leite, este pode ser adicionado à liquidificadora juntamente com todos os outros ingredientes. Desta forma, o bom funcionamento do aparelho fica garantido, bem como a trituração eficaz de todos os alimentos.
Batido de banana e açaí — para saborear ao longo do dia
Ingredientes:
100 ml de leite magro
200 g. de iogurte grego gelado
250 g. de açaí congelado
6 fatias de banana
Modo de preparação: Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e triture muito bem. Sirva de imediato, sem coar, para não perder nenhum dos nutrientes. Se pretender, acrescente gelo ou mel a gosto .
Robot de cozinha
Os robots de cozinha podem ser os assistentes de cozinha que sempre idealizamos. Não fazem absolutamente tudo, mas pouco lhes falta: são capazes de amassar, bater, laminar e misturar os ingredientes. São muito úteis na hora de confecionar batidos — o liquidificador é um elemento essencial deste equipamento.
Batido de maçã verde — um toque de energia
Ingredientes:
½ chávena de água
½ chávena de polpa de ananás
1 maçã
1 talo de aipo
Modo de preparação: Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha e triture muito bem. Sirva de imediato, sem coar, para não perder nenhum dos nutrientes. Se pretender, acrescente gelo ou mel a gosto .
Seja qual for o equipamento que mais lhe agradar, há que admitir que opções não lhe faltam. Está, assim, um passo mais próximo de descobrir o seu batido caseiro preferido.
// RPT