Estar mais tempo por casa significa ter mais disponibilidade para algumas coisas que realmente gostamos de fazer — ler, ver séries, … — e até aprender novas receitas ou ficar em forma!
Já não estamos de quarentena, nem em confinamento. No entanto, as indicações da Direção-Geral da Saúde são de que fiquemos por casa e pratiquemos o distanciamento social o mais possível.
Pode parecer aborrecido, mas na verdade há muitas vantagens em passar mais tempo no conforto do seu lar! Não acredita? Ora verifique por si mesmo.
Cuidar de si
Estar mais tempo por casa significa ter mais tempo disponível para pensarmos em nós próprios e dar-nos aquele miminho que estamos sempre a adiar.
Pense em algo que gostaria de fazer e está sempre a adiar. Seja a ouvir o seu vinil preferido acompanhado de um excelente copo de vinho, ver aquele filme que já viu mil vezes mas não se importa de ver pela milésima primeira — principalmente se tiver um projetor de vídeo, para uma verdadeira experiência cinematográfica — ou cuidar do seu aspeto, dando um toque diferente ao seu cabelo.
Seja o que for que realmente gosta de fazer no seu tempo livre, aproveite para isso mesmo numa ou noutra tarde e verá que estar em casa não é assim tão mau.
Praticar a sua arte culinária
Quantas vezes não prometeu a si mesmo que se tivesse mais tempo se iria esmerar na cozinha? Quando se passa mais tempo em casa cozinhar deixa de ser uma tarefa aborrecida que se faz à pressa só porque não queremos voltar a comer massa com atum.
Há muitas receitas que até os principiantes vão achar fáceis. Pode sempre começar por umas deliciosas panquecas ao estilo americano. Depois de um pequeno almoço tão saboroso terá com certeza vontade de continuar a aprender novas receitas saudáveis, como uma “pizza ao contrário” ou uma panna cotta de expresso de chocolate e coco.
Conviver com os amigos
Nesta altura em que temos de permanecer unidos, também temos de permanecer fisicamente separados. Estar em casa não o impede de conviver com os seus amigos e ainda lhe dá a vantagem de poder “desligar” — literalmente — quando bem entender.
A HouseParty, a Netflix Party ou a Plato, há várias aplicações gratuitas para fazer videochamadas e conviver com os seus amigos ou mesmo os seus entes queridos. Se tiver auxiliado os mais velhos da família a nível de tecnologia, essa também será a forma mais segura de manter o contacto com eles nesta altura.
Pôr a leitura em dia…
Se é um ávido leitor, provavelmente já leu todos os livros que repousam nas suas estantes durante o isolamento social. Mas sabia que muitas empresas estão a apostar nos livros eletrónicos, reduzindo assim o seu o impacto ambiental?
Mesmo que ler não seja o seu hobby preferido e ainda se esteja a estrear no mundo dos livros, é importante que saiba que tem inúmeras opções para ler mais e melhor em casa.
Audible, Manybooks, Amazon Free Kindle Books, Project Gutenberg ou a Google e-Book Store: em qualquer uma destas plataformas ficará bem servido… Lembre-se que o importante é passar o tempo que tem a criar novos hábitos de leitura, que cultivam a mente e reduzem o stress e a preocupação dos dias que correm.
… e as séries e os filmes também
A quantidade de oferta de séries tem disparado, principalmente desde o surgimento de serviços de streaming, (tal como a Netflix, Hulu, Amazon Prime Video, HBO GO, Apple TV+ ou Disney+) que por uma modesta mensalidade lhe oferecem vários programas à sua disposição, para ver quando quiser.
Já que temos de passar tanto tempo em casa, por que não aproveitar para fazer uma maratona de séries em família? Estar em casa é a altura ideal para reunir a família na sala e ver séries em conjunto!
Fazer algum exercício físico
A prática de desporto é vital para manter a saúde física e mental, e não são precisos materiais de ginásio para realizar alguns exercícios todos os dias.
Um treino de 30 minutos é o suficiente para se sentir melhor durante o resto do dia, e há alguns exercícios simples e rápidos que pode fazer no conforto do seu lar, sozinho ou acompanhado!
Desta forma, poderá tonificar o seu corpo e perder calorias acumuladas pela falta de movimento, agora que estamos mais por casa, e ainda aumentar o ritmo cardíaco, garantindo-lhe saúde no final de cada treino.
Organizar e limpar os eletrodomésticos
Ter mais tempo para limpar e organizar a casa pode não ser propriamente algo que ansiamos fazer, mas são tarefas que até podem ser aborrecidas na execução, mas importantes, ainda assim.
Não nos referimos apenas à higienização que deve ser efetuada aos equipamentos táteis, principalmente nesta altura, ou à limpeza de computadores e periféricos.
Referimo-nos às limpezas “mais pesadas” dos grandes eletrodomésticos, como o frigorífico. Deve ter cuidado na manutenção deste aparelho, de forma a assegurar o prolongar do seu tempo de vida útil. Sabia que mantê-lo organizado é uma forma de assegurar que os alimentos permanecem frescos durante mais tempo?
Loiça mal lavada não agrada a ninguém. Se a sua máquina de lavar começa a apresentar cheiros menos agradáveis ou se comida e resíduos se acumulam, está na altura de a limpar. Esta tarefa não é complicada e os benefícios são visíveis de imediato, pelo que verá desde logo que vale a pena o esforço. A sua loiça ficará mais limpa e brilhante.
Os exaustores são muito úteis, mas para garantir que desempenham devidamente o seu trabalho precisam de ser limpos com alguma regularidade — apesar de nos esquecermos, às vezes. Idealmente, uma vez por mês deve proceder a essa limpeza.
// RPT