As melhores aplicações para videochamadas — parte I

Seja por motivos de trabalho ou de lazer, as videochamadas são um recurso cada vez mais utilizado. Alguns serviços são já bastante populares, mas há inúmeras opções e poderá ainda não conhecer a solução mais indicada para si. Descubra as 14 melhores apps para chamadas de grupo.

Aplicações para videochamadas individuais não faltam por aí. Mas o caso muda de figura quando pretendemos fazer uma chamada de grupo com vários utilizadores, cada qual com o seu sistema operativo. Poucas pessoas estarão disponíveis para aprender a utilizar um recurso complicado ou, ainda menos, a pagar para participar nessas ligações.

Seja para reuniões de trabalho, videoconferências, ou apenas conviver com amigos ou entes queridos da forma possível, as videochamadas são importantes e há muitas formas eficazes e simples de as concretizar. Conheça as 14 melhores opções.

 

1 Skype ou Skype para Empresas

O Skype é um clássico em qualquer lista de aplicações para videochamadas. Principalmente usado em ambientes de trabalho, esta app gratuita já é bastante conhecida.

É compatível com smartphones Android e iOS, pode ser usada como app de desktop no Windows ou Mac, ou mesmo através da web, o serviço permite o envio de mensagens escritas, chamadas de voz e, claro, videochamadas, com um máximo de até 50 pessoas.

A partilha de ecrã também é suportada, para que as outras pessoas na chamada possam ver o seu ecrã, muito útil para explicar alguma coisa, por exemplo.

Se precisar de uma solução mais dirigida aos negócios, o Skype para Empresas oferece ainda mais funcionalidades. Inclui possibilidade de definir o estado como livre para reuniões ou ocupado, por exemplo. Para a maioria das pessoas, no entanto, a versão mais comum do Skype deverá ser suficiente.

 

2 Google Duo

O Hangouts da Google também é uma excelente aplicação para videochamadas, mas o Duo é mais recente, elegante e um pouco mais user-friendly. Até porque para o usar não precisa de uma conta Google, apenas de um número de telefone.

O Google Duo é uma aplicação de videochamadas bastante simples para conversar com até oito pessoas. Funciona através de app gratuita para Android ou iOS, bem como pela interface Duo Web. O que torna tudo mais fácil se quiser iniciar uma chamada em grupo com pessoas em diferentes plataformas.

Se procura recursos avançados para reuniões, o Google Duo não é a solução para si. Esta app simplifica as videochamadas, pelo que vale a pena tê-la no seu “portfólio”.

 

3 Whereby

O Whereby (anteriormente Appear.in) oferece videoconferências simples para pequenas reuniões. Embora não seja tão user-friendly como antes, ainda é uma ferramenta rápida. Antes de mais nada, terá de visitar o site e inscrever-se. Depois, poderá criar uma sala de chat com o URL à sua escolha.

Basta enviar esse link para seus os amigos através de mensagem, e-mail ou qualquer outro meio, e eles podem-se juntar instantaneamente a si (sem que tenham de se inscrever eles mesmos). Não é necessário nenhum tipo de transferência de software e qualquer navegador moderno funcionará bem, tornando esta uma videochamada sem registo para os participantes.

O serviço gratuito e compatível para Android e iOS permite até quatro pessoas numa sala. Pode “trancar” uma sala se for o criador, o que exige que os convidados peçam autorização para entrar. Isso permite que veja quem está a tentar entrar e negar-lhe acesso, se assim o desejar.

Enquanto outras ferramentas oferecem mais funcionalidade, o Whereby é uma escolha sólida para reuniões simples e rápidas, sem configuração. É perfeito para conversar com pessoas que não são conhecedoras de tecnologia. Também inclui recursos de partilha de ecrã e mensagens de texto.

 

4 FreeConference

Procura uma opção que lhe forneça mais recursos? Tal como o nome indica, a FreeConference oferece chamadas de vídeo sem nenhum custo, mas cheias de possibilidades: encontrará vários recursos voltados para negócios neste serviço.

A FreeConference permite agendar reuniões e enviar lembretes automaticamente, mas também pode iniciar as reuniões instantaneamente se não precisar de aviso prévio. As chamadas apresentam a possibilidade de partilha de ecrã, bem como controlos de moderador para silenciar facilmente qualquer participante.

O plano gratuito é limitado a 1.000 chamadas de áudio e cinco utilizadores nas reuniões online. Terá de atualizar para um plano pago para aumentar esses números e adicionar recursos como a gravação de chamadas. A aplicação é compatível com smartphones Android e iPhones.

 

5 WhatsApp

Naturalmente que não poderíamos deixar de fora a aplicação mais conhecida: a WhatsApp. Aplicação gratuita e compatível para Android e iOS, tem a grande vantagem de muito provavelmente as pessoas com quem pretende ter a videochamada já tenham a app instalada.

Mas se não for o caso, a WhatsApp dispensa qualquer inscrição ou criação de conta, basta fazer o download da aplicação e inserir o seu número de telemóvel.

As chamadas de vídeo suportam apenas 4 participantes, mas é fácil de usar. Esse recurso funciona apenas nas aplicações móveis, uma vez que o WhatsApp Web não suporta chamadas.

 

6 FreeConferenceCall

Embora com nome próximo, essa ferramenta é diferente da já referida FreeConference. A FreeConferenceCall possui, de longe, o maior número de participantes, com suporte para um número impressionante de 1.000 pessoas. A partilha de ecrã está incluída, e o serviço oferece várias integrações e recursos extras para expandir a sua experiência.

A FreeConferenceCall é uma das ferramentas de videochamada mais profissionais que poderá encontrar de forma gratuita. Os recursos geralmente reservados para utilizadores que pagam, como anotação, alternar entre o apresentador no meio da chamada, gravação de ecrã e até transmissão de rádio, são gratuitos.

 

7 FaceTime

Ao contrário de todas as aplicações já referidas, a FaceTime só está disponível para iOS, portanto só pode ser usada entre consumidores da Apple.

Pode usá-lo para chamadas de grupo de até 32 pessoas. Esta app já vem instalada em todos os dispositivos Apple e é a melhor solução para esses utilizadores, os quais podem estar no iPhone, no Mac, iPad ou qualquer outro dispositivo da marca.

 

Este artigo tem continuação, a qual poderá ser encontrada aqui:
As melhores aplicações para videochamadas — parte II“.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome