Desde listas de tarefas pendentes, a viagens, passando por recibos de despesas, estas aplicações para smartphone Android vão ajudá-lo a organizar todas as áreas importantes da sua vida.
Hoje em dia, a maioria de nós faz malabarismos com uma imensa quantidade de informações — tarefas pendentes, informação aleatória que convém saber, notícias que nos interessa ler…
Felizmente que não temos de confiar apenas no nosso cérebro para guardar toda a informação relevante necessária, e andar com um bloco de notas e caneta atrás também não é a solução ideal. O seu smartphone, que nunca abandona o seu bolso, está repleto de ofertas de aplicações excelentes para ajudar na organização de informação. Melhor do que isso, é que há diversas apps específicas para cada tarefa.
A lista que lhe apresentamos são algumas das melhores aplicações para Android para organizar diferentes áreas da sua vida. Todas elas são gratuitas, mas algumas podem exigir algum plano pago para aceder a determinadas características mais avançadas.
Aplicações para organizar a sua vida
Todoist — organize as suas tarefas pendentes
Há várias boas aplicações para organizar tarefas e fazer listas, mas a app Todoist será superior a muitas. Apresenta uma interface limpa e fácil de navegar, com muitos recursos úteis para elaborar e organizar todos os tipos de listas.
Pode compilar todas as suas tarefas pendentes numa só lista ou dividi-las por timing de conclusão no próprio dia ou em datas próximas.
Essa estrutura simples pode ser o suficiente, mas onde a Todoist realmente se destaca é nas opções avançadas de organização de tarefas. Esta aplicação permite criar sub-tarefas e até sub-tarefas dentro de sub-tarefas, bem como atribuir a qualquer um desses itens um rótulo, um sinalizador de prioridade e lembretes baseados em data ou localização. Também pode anexar comentários ou fazer uploads de ficheiros relativos a tarefas e sub-tarefas individuais.
Todoist torna mais fácil pesquisar entre tarefas, navegar por rótulos ou por filtros — os quais podem ser o nível de prioridade de uma tarefa, a sua data de vencimento (ou falta dela), e se é atribuída a si ou a outra pessoa (no caso de uma configuração de equipa).
Possui muitos atalhos integrados (e em muitos casos personalizáveis) para processar tarefas rapidamente. E é perfeitamente adequada para uso individual ou em equipa.
Google Assistant — organize os seus lembretes aleatórios
Para obter lembretes rápidos em qualquer lugar, o Google Assistant, que já vem integrado no seu dispositivo Android, é a melhor solução.
Em smartphones mais recentes, basta dizer “Ok Google” para ativar o Google Assistent. Em versões mais antigas, poderá ter que fazer um toque longo ou deslizar para cima a partir do botão ‘Home’.
Quando precisar de se lembrar de algo em determinado local ou em determinado horário, basta informar o Assistente disso mesmo. Por exemplo, afirme algo como “Ok Google, lembra-me de enviar um e-mail para a empresa XPTO quando chegar ao trabalho”. Quando chegar a hora ou o local apropriado, o seu smartphone — e quaisquer outros dispositivos compatíveis conectados — irá alertá-lo.
Também pode apenas registar certas informações de que precisa de apontar para não esquecer, como por exemplo “o nome da esposa do meu colega de trabalho é Maria”. Depois, quando precisar, basta perguntar. “Ok Google, qual era o nome da esposa do meu colega de trabalho?” e o assistente terá a resposta.
Microsoft OneNote — organize os seus apontamentos
Qual disco de armazenamento externo para o nosso cérebro, o OneNote é a aplicação de que está a precisar. Pode não ser a mais simples no campo das anotações, mas para quem tem uma enxurrada constante de informações é a opção mais completa para reunir diferentes tipos de dados e manter tudo em ordem.
O OneNote apresenta um sistema capaz de organizar praticamente qualquer tipo de informação imaginável. Lembretes digitados, notas de voz, imagens, escrita à mão ou qualquer combinação desses elementos não são um problema para esta app.
Até é possível encaminhar e-mails para estes blocos de anotações de forma a mantê-los em segurança por meio de um endereço eletrónico exclusivo e guardar páginas web inteiras para referência posterior, partilhando-as através do navegador do smartphone.
E por falar em referência posterior, o OneNote tem um sistema de pesquisa incrível: pode procurar pelo título das notas, bem como por informação específica dentro de uma nota que está ativamente a visualizar.
Expensify — organize as suas despesas
Controlar as despesas é uma luta e uma dificuldade para muitos. Felizmente que existem ferramentas muito úteis nesse sentido e a Expensify é uma delas.
Quer esteja a acumular despesas pelo caminho ou a receber contas por e-mail, a Expensify organiza tudo por si. Apenas terá que digitalizar qualquer recibo físico através da app e a própria extrairá e registará todos os detalhes relevantes. Os extratos eletrónicos devem ser encaminhados para um endereço específico e o mesmo acontece.
O Expensify pode até categorizar e registar as suas despesas com base em regras personalizadas criadas por si mesmo/a. Quando por fim todos os seus dados são coletados, a app pode organizá-los em relatórios de despesas prontos para enviar ou transmitir as informações diretamente para o seu software de contabilidade — muito útil no caso de despesas laborais.
Stack — organize os documentos físicos
Embora o Expensify tenha a configuração mais completa para processamento de despesas e recibos, esta aplicação do Google também merece uma menção na área de organização de papelada mais generalista.
O Stack permite que importe qualquer tipo de papelada física para o seu smartphone tirando uma foto ou usando um ficheiro já existente no seu dispositivo — um PDF ou uma imagem, por exemplo. Depois, a app extrai automaticamente informações pertinentes para uma visualização rápida e transforma todo o texto possível de ser pesquisado.
Prefere navegar em vez de pesquisar? Não há problema: o Stack classifica os seus documentos em diferentes categorias, para facilitar a sua pesquisa futura. Até faz sugestões automáticas de tags para cada documento adicionado.
Para além disso, esta aplicação é totalmente sincronizada com o Google Drive, pelo que toda a informação está sempre disponível.
Stack não é a ferramenta mais eficaz para processamento de despesas para negócios especificamente, mas é uma nova opção espetacular para armazenamento e organização mais geral de papéis físicos num mundo digital.
Notion — organize os artigos que deseja ler
A Internet é um mundo maravilhoso com toda a informação e mais alguma sempre disponível. Uma das desvantagens é que há mais conteúdo de interesse do que horas num dia. Embora a Notion não seja a ferramenta mais óbvia para resolver essa discrepância, esta aplicação para Android de organização de informações multifuncional é a melhor forma de guardar artigos valiosos e, mais tarde, encontrá-los e lê-los.
Notion tem várias valências diferentes, pelo que pode ser um pouco assoberbante no início. Para o propósito de salvaguardar artigos, no entanto, é bem simples: simplesmente tem de partilhar qualquer artigo que quiser do navegador do seu smartphone para a app e já está.
A verdadeira beleza, porém, está no que acontece a seguir: a Notion otimiza automaticamente cada artigo que adiciona, os anúncios e outros elementos estranhos são removidos e, de seguida, guarda-os a todos numa página (uma espécie de pasta ou categoria) à sua escolha.
Pode ler artigos inteiros na própria aplicação, sem precisar de mais nenhum site ou navegador externo. Aliás, o que acontece é que irá ler uma cópia do artigo, não a versão original baseada na web.
Esta é a característica que torna a Notion especialmente interessante. O facto de criar uma cópia local permite que adicione, edite ou destaque os artigos guardados. Depois de importadas, as informações são essencialmente apenas uma série de texto e imagens, portanto, pode manipulá-las da forma que bem entender.
Google Maps — organize lugares e locais de estacionamento
O Google Maps é uma das aplicações de Android mais utilizadas, já não sabemos ir para lado nenhum sem GPS. Mas sabia que também pode usá-la para manter registos de lugares importantes?
Abra o Maps e toque em ‘Guardado’ na parte inferior do ecrã. Para além do seu histórico de localizações já visitadas, encontrará algumas listas, mas também pode criar mais em ‘Nova lista’. Desta forma, poderá criar uma coleção de locais relacionados — por exemplo, bons restaurantes para almoços entre amigos. Até pode aceder a todos esses lugares num único mapa interativo para facilitar a navegação.
Esta aplicação também pode guardar e depois informá-lo do local de onde deixou o carro estacionado: basta tocar no ponto azul que representa a sua localização atual e, de seguida, selecionar ‘Guardar estacionamento’ no menu que aparece. Esta é uma das melhores aplicações para organizar a sua vida.
TripIt — organize a sua viagem
Então e aplicações para organizar uma viagem, por exemplo? Se viajar é algo que faz com frequência, seja por motivos recreativos ou profissionais, a Triplt é uma aplicação de Android dedicada a viagens que vale sempre a pena levar na bagagem de mão.
Esta app simplifica ao máximo a adição de qualquer tipo de plano numa agenda específica de viagem, e organiza-o automaticamente. Basta encaminhar qualquer e-mail de confirmação — seja sobre planos de voo, reservas de hotel, informações de aluguer de automóveis, etc. — para um endereço de e-mail específico, e o serviço extrai todos os detalhes e coloca-os num formato organizado e facilmente partilhável.
Até pode sincronizar esses planos com qualquer que seja a aplicação de calendário que usa no seu smartphone e fazê-los aparecer na sua agenda sem nenhum esforço extra.
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