As máquinas de lavar roupa inteligentes valem mesmo a pena?

As máquinas de lavar roupa inteligentes valem mesmo a pena?

Os eletrodomésticos foram feitos para facilitarem as tarefas domésticas e as máquinas de lavar roupa inteligentes não são exceção. Estas permitem-te monitorizar e controlar o equipamento à distância, apresentar-te notificações e até diagnosticar problemas.

Se já te questionaste o que diferencia uma máquina de lavar roupa inteligente de uma outra padrão, a resposta é simples: as inteligentes permitem ligação wireless à Internet.

Esta diferenciação significa que poderás controlar o eletrodoméstico através do smartphone — dependerá do modelo mas, geralmente, é através de uma aplicação da própria marca —, mas também inclui muitos outros recursos extras que são úteis e diferenciam o equipamento.

No que se refere ao aspeto, este deverá ser muito semelhante ao das máquinas de lavar roupa padrão e implica o mesmo processo de meter e tirar a roupa do aparelho.

 

Há vantagens em ter conexão à wi-fi?

A tecnologia torna as nossas habitações cada vez mais inteligentes. Já existem termostatos, lâmpadas, despertadores e colunas de som que se conectam à rede doméstica, da mesma forma que conectarias o teu smartphone, tablet ou computador portátil. Sempre que existe a possibilidade desta ligação, chamamos ‘inteligente’ ao equipamento.

Não só é fácil de configurar este tipo de dispositivos, como é difícil abdicar deles depois de nos habitarmos a ter tal comodidade nas nossas vidas. Estes adaptam-se ao nosso estilo de vida, facilitando várias tarefas — ou, no mínimo, tornando-as mais agradáveis —, economizando tempo e, por vezes, dinheiro.

É isto que se aplica às máquinas de lavar roupa inteligentes. Estas vêm com uma aplicação que te informa sobre o estado da lavagem e até te notifica quando esta termina. Assim, já não precisas de estar constantemente de olho no eletrodoméstico para ver quando este tem a roupa pronta a estender.

Há muitas e várias funcionalidades que te são entregues pela app, a partir da qual podes controlar tudo sobre a máquina de lavar, inclusive quando te encontras fora de casa.

De facto, através da aplicação podes ligar e desligar a máquina (o que será particularmente útil se optaste pela tarifa bi-horária na eletricidade e queres que o equipamento inicie funções quando estás fora de casa), ser notificado/a quando o ciclo terminar, saber se há algum problema menor que precisa de ser resolvido — como filtros bloqueados —, ou até saber se há algo mais grave que exige a intervenção técnica, como um problema no motor.

Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, abre-se a possibilidade de as versões mais recentes da aplicação trazerem funções adicionais.

 

Quais as máquinas inteligentes em que apostar?

Bosch Serie 6 i-DOS

Uma das vantagens das máquinas de lavar inteligentes é que oferecem controlo total sobre todo o processo de lavagem da roupa. As i-DOS da Bosch não são exceção.

As máquinas de lavar que incorporam o sistema i-DOS são totalmente automáticas e não desperdiçam uma única gota de água, muito menos detergente. Tão inteligentes que fazem tudo sozinhas.

Os sensores da i-DOS detetam o tipo de tecido, o volume da carga e o grau de sujidade e medem a quantidade precisa de detergente e água para cada carga. Basta que seleciones o programa ‘Automático’ e pressiones o botão ‘Iniciar’. Resultados perfeitos são garantidos. Uma vez que não há sobredosagem, poderás poupar até 38% de detergente e até 10 litros de água por ciclo de lavagem.

As duas grandes gavetas de detergente e amaciador presentes nestes equipamentos permitem-te fazer várias lavagens sem teres que voltar a colocar um ou outro.

Este não é o único recurso premium que te oferece controlo total sobre a roupa. O WaveDrum garante que as tuas peças não são danificadas enquanto estiverem a ser limpas, para que possas lavar até os itens mais delicados com confiança.

O mostrador iluminado mostra exatamente o programa que estás a escolher e o display digital também te mantém informado/a sobre o progresso do ciclo.

A aplicação Home Connect permite-te controlar a máquina da roupa através do teu smartphone. Podes selecionar o programa desejado, verificar o tempo que falta para terminar o ciclo de lavagem, receber uma notificação quando este terminar ou simplesmente fazer um check-in sobre o estado do eletrodoméstico em qualquer altura, mesmo fora de casa.

Samsung QuickDrive

A tua roupa lavada de forma eficiente, usando menos energia, tempo e esforço. Usa as tecnologias EcoBubble, que cria espuma eficiente, e QuickDrive, para usar metade do tempo numa lavagem completa.

Com a Tecnologia Ecobubble sabão, água e ar, são misturados antes do início da lavagem. Assim, o tambor enche diretamente com espuma suave que penetra no tecido 40x mais rápido, garantindo uma limpeza mais profunda e com a mesma eficiência da lavagem em água quente.

 

As máquinas de lavar roupa inteligentes valem mesmo a pena?

Desfruta de limpeza eficiente, mesmo a baixas temperaturas: com esta tecnologia, a lavagem a frio é tão eficiente como a lavagem a quente. Poupa na conta da luz enquanto proteges as cores e texturas dos tecidos.

Passa menos tempo a lavar com as máquinas de roupa Samsung. Quando ativada, a opção QuickDrive reduz o tempo até 50% (no programa Algodão).

A rotação dinâmica do tambor da tecnologia ‘Q-Bubble’ e a injeção de água criam mais espuma ativa, para que o detergente penetre mais depressa e a lavagem seja rápida e suave com os tecidos. Lavagem muito eficiente da roupa sem perdas de tempo.

Se há algo que agrada a todos no que se refere a lides domésticas, são métodos de gastar menos tempo com elas. Até mesmo quando é a máquina a lavar a roupa, não desagrada que esta o faça em menos tempo. A QuickDrive reduz em 50% o tempo de lavagem e em 20% o consumo de energia sem comprometer a eficiência da lavagem.

 

As máquinas de lavar roupa inteligentes valem mesmo a pena?

Relaxa enquanto lavas a roupa. Se te esqueceste de alguma peça que precisas de lavar, a porta Add Wash deixa-te adicionar peças extra ou detergente de forma simples e rápida depois do ciclo começar (a porta Add Wash só abre quando a temperatura no interior do tambor é inferior a 50ºC). Também permite adicionar roupa lavada à mão para enxaguar ou centrifugar.

A aplicação SmartThings dá-te conselhos sobre ciclos, planeamento, funcionamento e seleciona automaticamente o ciclo de secagem adequado.

 

As máquinas de lavar inteligentes são o futuro

Considerando as constantes inovações no mundo da tecnologia, é muito provável que o futuro pertença às máquinas de lavar roupa inteligentes, as quais oferecem cada vez mais recursos úteis. Aliás, são já o presente em muitas habitações e o feedback tem sido muito positivo. Quem aposta nestes dispositivos, já não volta atrás.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome