A Worldwide Developers Conference (WWDC 25) da Apple, que dura uma semana, começou com uma apresentação no dia 09 de junho, na sede da empresa em Cupertino, Califórnia.
A Apple revelou muitas novidades na área dos sistemas operativos. E, claro, que não podíamos deixar passar a oportunidade de te contar tudo o que aconteceu.
Fica a par de todas as novidades.
As grandes novidades do WWDC 25 da Apple
Apple Inteligence
A Apple Intelligence está finalmente disponível em Portugal, o que significa que agora podes experimentar todas as suas funcionalidades nos teus dispositivos Apple.
Embora sem avançar com datas concretas, a empresa adiantou, também, que planeia expandir a sua Inteligência Artificial a outros países num futuro próximo.
Liquid Glass
A Apple apresentou a Liquid Glass, uma nova linguagem de design que irá definir todos os elementos das suas interfaces. Esta mudança representa uma renovação visual significativa — a mais profunda desde o lançamento do iOS 7.
Com esta nova abordagem, vais notar transparências renovadas, menus flutuantes e uma estética fortemente inspirada no visionOS. Os elementos da interface têm agora um aspeto quase translúcido, proporcionando uma experiência visual mais imersiva.
Botões, barras de navegação e widgets do ecrã inicial foram redesenhados para garantir uma maior uniformidade entre o iPhone, iPad e Mac. O design torna-se, assim, mais coerente em todos os sistemas operativos da Apple.
Numeração dos sistemas operativos
A empresa optou por deixar de usar a tradicional numeração que mantinha há vários anos, passando a adotar um sistema mais próximo do que usamos no quotidiano: o ano como referência para as novas versões.
Desta forma, a partir de 2026, os sistemas passarão a chamar-se iOS 26, iPadOS 26, macOS 26, watchOS 26, tvOS 26 e visionOS 26, seguindo este novo padrão nas futuras atualizações.
CarPlay e o CarPlay Ultra
O sistema da Apple dedicado aos automóveis recebeu uma grande atualização na sua interface, tornando-se mais intuitivo e fácil de utilizar. Adota, agora, o novo design Liquid Glass, e as chamadas já não ocupam todo o ecrã, permitindo uma utilização mais fluida.
Foram também introduzidos novos widgets, que podem ser colocados livremente e fornecem diferentes tipos de informação, contribuindo para uma experiência mais prática e organizada ao volante.
Outra grande novidade é o CarPlay Ultra, que oferece uma integração ainda mais profunda entre o sistema da Apple e os automóveis. Este surge no ecrã principal, mesmo à frente do condutor, apresentando dados úteis de forma clara e compacta.
Além disso, o sistema pode ser personalizado a teu gosto e permite controlar várias funcionalidades do carro, como a temperatura, ventilação e outros elementos essenciais.
WatchOS
O watchOS 26 vai adotar o novo design Liquid Glass, que dá aos elementos visuais um aspeto de vidro líquido, com transparências e reflexos suaves que se ajustam dinamicamente ao fundo do ecrã.
Esta nova interface foi pensada para apresentar conteúdos com maior clareza, tirando partido da Inteligência Artificial para otimizar a visualização.
Já no iOS 26, será possível adicionar widgets de terceiros ao lado dos atalhos da Apple no Centro de Controlo, que surge agora com um visual mais moderno e funcional.
Outra novidade no watchOS 26 é a introdução de um treinador virtual que fala contigo durante os treinos, utilizando os teus dados e histórico de atividade para oferecer feedback personalizado e motivação em tempo real.
tvOS 26
Também o tvOS 26 recebe o novo design Liquid Glass, que introduz acabamentos elegantes e transparentes em várias áreas da interface, tornando a experiência visual mais sofisticada e coerente.
A Apple aproveitou esta atualização para estabelecer convenções de nomenclatura mais consistentes e incorporar as funcionalidades mais recentes nas suas aplicações integradas.
Outra aposta clara da empresa, e apresentada no WWDC 25, é na utilização de perfis individuais. A nova versão do tvOS permite agora configurar um ecrã de seleção de perfil ao iniciar o sistema, garantindo que as recomendações são personalizadas para cada utilizador.
Na aplicação Apple Music, os iPhones passam a poder ser ligados como microfones de karaoke. Além disso, será possível adicionar músicas diretamente a partir do dispositivo e reagir com emojis enquanto os amigos cantam. Tal como na versão para iOS, também será possível ver letras de músicas traduzidas, melhorando ainda mais a experiência musical em grupo.
VisionOS
Uma grande atualização para o Apple Vision Pro introduz experiências espaciais inovadoras e uma série de novas funcionalidades, reforçando a imersão e a utilidade do dispositivo.
Uma das principais novidades são os widgets espaciais, que agora se integram diretamente no ambiente à volta do utilizador, aparecendo automaticamente sempre que o Vision Pro é utilizado.
As experiências partilhadas também foram melhoradas, permitindo que várias pessoas possam vivenciar conteúdos espaciais em simultâneo, no mesmo espaço físico.
Os avatares digitais, conhecidos como Personas, tornaram-se mais realistas, com expressões faciais mais naturais e detalhes visuais aprimorados, como cabelo, pestanas e feições do rosto.
Já as Spatial Scenes recorrem a IA generativa e profundidade computacional para criar fotografias espaciais mais realistas, permitindo explorar várias perspetivas com maior sensação de imersão.
Com o visionOS 26, a Apple apresenta novas formas de navegação e entretenimento, incluindo suporte para conteúdos em 180º, 360º e de campo amplo, com compatibilidade com marcas como Insta360, GoPro e Canon.
Além disso, foram lançadas novas APIs e ferramentas destinadas a empresas, facilitando a partilha de dispositivos entre equipas, reforçando a proteção de dados sensíveis e permitindo a utilização de acessórios como o Logitech Muse, para uma interação mais precisa.
Outras novidades incluem suporte para múltiplos idiomas, navegação por olhar, um novo Centro de Controlo, possibilidade de desbloquear o iPhone com o Vision Pro, atender chamadas diretamente no dispositivo e organizar aplicações em pastas, tornando o sistema ainda mais versátil.
iPadOS
Uma das grandes inovações, apresentadas no WWDC 25, no iPadOS 26 é o novo sistema de janelas, completamente reformulado, que oferece uma experiência mais potente e intuitiva, permitindo aos utilizadores gerir e alternar entre aplicações de forma mais eficaz, melhorando significativamente o fluxo de trabalho.
A Inteligência Artificial da Apple está agora ainda mais integrada e avançada nesta versão. Com funcionalidades como tradução em tempo real, novas formas criativas através do Genmoji e do Image Playground, e ações inteligentes nos Atalhos, a experiência torna-se mais eficiente e personalizada.
A aplicação Ficheiros recebeu também uma atualização relevante, com novas opções para organizar documentos e personalizar pastas, oferecendo maior flexibilidade na gestão de conteúdos. Outra novidade muito esperada é a chegada da aplicação Pré-Visualização ao iPad, que agora permite visualizar e editar PDFs diretamente, com suporte para Apple Pencil e preenchimento automático de formulários.
Para os profissionais das áreas de áudio e vídeo, o iPadOS 26 traz ferramentas como as Tarefas em Segundo Plano e seleção da fonte de entrada de áudio e gravação local, otimizando os fluxos de trabalho criativo.
Com este conjunto de melhorias, a Apple reforça o papel do iPad como uma plataforma poderosa tanto para produtividade, como para criatividade.
iOS 26
O iOS 26 chega com um conjunto vasto de novidades, sendo o novo Design Visual um dos destaques imediatos.
Tal como foi referido no WWDC 25, a Apple vai lançar agora as primeiras versões beta destinadas aos programadores. No futuro, deverão ser disponibilizadas as versões beta para o público em geral. Finalmente, está previsto que as versões finais destes sistemas sejam lançadas em setembro, tornando todas as novidades acessíveis a todos.
// RPT