O PowerPoint poderá ser o padrão no que se refere a apresentações, mas se queres chamar a atenção do público e criar algo cativante e único, arrisca numa destas cinco plataformas em alternativa.
É fácil compreender porque é que o PowerPoint ganhou tanta popularidade. Foi uma das primeiras ferramentas a oferecer modelos personalizáveis e fáceis de usar, tornando-se acessível para qualquer pessoa sem competências a nível de design.
No entanto, não será a plataforma mais envolvente. A sua simplicidade é também o que o torna pouco dinâmico. Se queres realmente cativar a audiência nas tuas apresentações deverás apostar numa plataforma com maior funcionalidade — e não precisas de pagar por isso. Descobre as cinco alternativas que temos para ti.
5 plataformas para brilhares nas apresentações
1 Google Slides
Para quem está habituado ao PowerPoint e receia mudar de plataforma porque exige aprender novas ferramentas, o Google Slides é perfeito. É a plataforma mais semelhante ao PowerPoint que poderás encontrar: é formatado de forma semelhante, e permite carregar e editar ficheiros no próprio programa.
Dito isto, tem algumas vantagens importantes em relação à plataforma da Microsoft Office: é gratuito e online, pelo que podes aceder facilmente a partir do navegador.
O Google Slides permite-te criar apresentações de slides, as quais podem ser partilhadas com pessoas e editadas simultaneamente online — ou seja, não terás de transferir nenhum programa. Tem cerca de 20 temas que podem ser usados como templates (modelos de design).
No geral, o software é simples o suficiente para a maioria das pessoas usar, com direito a barra de tarefas e ícones. O Google Slides está disponível para computadores e dispositivos iOS e Android.
2 Canva
Se estética é uma prioridade nas tuas apresentações, bem como personalização e facilidade de colaboração, o Canva é o que procuras. Esta é uma das melhores ferramentas de apresentação disponíveis. Já existe há algum tempo e recentemente tem ganho a popularidade que merece.
Com o Canva poderás criar uma apresentação atraente e moderna com facilidade, usando um de centenas de modelos de apresentação gratuitos ou um dos premium. Esta plataforma também possui uma biblioteca bastante extensa de recursos de design à tua disposição.
Na barra lateral esquerda encontrarás todas as ferramentas que poderás precisar, seja imagens, vídeos, áudio, gráficos ou outros elementos visuais. O Canva foi projetado para facilitar a criação de apresentações e, ao contrário do PowerPoint, será simples personalizar cada slide. Será fácil para qualquer utilizador, independentemente do nível de habilidade, aprender a usar a plataforma.
Todos os ficheiros criados no Canva podem ser partilhados com quem bem entenderes e até poderás fornecer permissão de apenas visualização ou para edição — e alterar a permissão quando quiseres.
O Canva é gratuito, mas oferece planos profissionais e empresariais através de uma subscrição mensal. Funciona em qualquer dispositivo e em qualquer navegador. Também poderás utilizar a aplicação, disponível para iOS, iPadOS e Android.
3 Keynote
O Keynote é o software de apresentação da Apple e costuma ser um programa nativo dos computadores da marca. Tal como o PowerPoint, o Keynote foi projetado para criar slides, mas inclui as principais vantagens de modelos visualmente impressionantes e uma interface simples e clara.
Oferece 30 temas com designs limpos e bonitos, e é fácil de usar, uma vez que a barra de tarefas é intuitiva e os ícones têm imagens e rótulos claros.
Este programa permite que os utilizadores criem slides, mas é um pouco mais envolvente do que o PowerPoint, sendo orientado mais por imagens e menos por pontos. Também permite que colabores em apresentações com qualquer pessoa, em qualquer lugar.
4 Prezi
Se queres realmente uma alternativa diferente, aposta no Prezi. Esta plataforma é tão diferente do PowerPoint quanto possas imaginar. Em vez de oferecer uma apresentação slide a slide, é um mapa visual e interativo, no qual interages com diferentes elementos. A experiência resultante é bastante dinâmica.
O Prezi oferece cerca de 100 modelos para criar apresentações e permite que até 10 pessoas possam trabalhar na mesma apresentação ao mesmo tempo. Tem uma interface organizada com um editor de arrastar e soltar que é fácil de usar.
Além dos slides sequenciais, como no PowerPoint, o Prezi permite criar quadros que podem aumentar e diminuir o zoom um do outro. Esse movimento é perfeito para mostrar como as ideias se relacionam.
É compatível com computadores desktop (incluindo iMacs), além de iPhones, iPads e dispositivos Android. Tem um plano básico gratuito e vários planos premium.
Pela sua diferenciação, o Prezi faz qualquer apresentação destacar-se. Pode exigir alguma habituação ao formato da ferramenta, mas depois de te habituares, não vais querer outra plataforma.
5 Zoho Show
Como alternativa ao PowerPoint, mas ainda primando pela simplicidade, o Zoho Show também é uma plataforma de criação de slides, mas com uma interface ainda mais limpa e simples.
A versão gratuita desta plataforma é perfeita para qualquer principiante, que não tem grandes competências em design, mas que gostaria de criar uma apresentação de slides simples e, ao mesmo tempo, não pretende adquirir o Microsoft Office.
O Zoho Show oferece 17 temas pré-criados, bem como uma ampla galeria de animações e efeitos de transição de slides. É muito fácil de usar, com recursos mínimos definidos claramente em apenas alguns separadores. Várias pessoas podem visualizar e editar as apresentações em tempo real.
É grátis para equipas de até 25 utilizadores e oferece planos premium para equipas maiores. É compatível com todos os computadores desktops e dispositivos Android.
// RPT