Armazenamento de dados: para que não perca nenhum ficheiro

Armazenamento de dados na nuvem

A segurança dos seus dados é importante. Para que não volte a perder nenhum ficheiro, escolha a solução de armazenamento que melhor se adequa a si e às suas necessidades pessoais e profissionais.

Fotografias, vídeos, músicas, documentos: mais do que ficheiros, são memórias, são instrumentos de trabalho, são necessários. Na altura de salvaguardar estes ficheiros temos muitas opções, de tal forma que o difícil é escolher.

Para lhe facilitar a vida, apresentamos-lhe algumas das soluções de armazenamento, as vantagens do uso de cada uma delas e a que perfil de utilizador são mais adequadas, para que possa escolher a solução que melhor se adequa a si.

 

Armazenamento em Cloud

O armazenamento de dados em Cloud, ou em nuvem, consiste num serviço de armazenamento de informação na web. Este local virtual, onde os dados estão organizados, não pode ser acedido por entidades externas ao proprietário da Cloud, a não ser que tenham a devida permissão.

Há diversas formas de utilizar este sistema. Uma delas pode ser para salvaguardar dados pessoais. Outra é como cópia de segurança de vídeos, imagens, e-mails – qualquer tipo de ficheiro. Pode, ainda, ser usado para partilhar ficheiros entre um determinado número de pessoas que possuam o acesso à Cloud. Se for numa empresa, resulta numa excelente ferramenta de trabalho.

Normalmente, estes sistemas são dimensionáveis para melhor se ajustarem às necessidades de cada caso. O facto de este sistema ser virtual significa que não tem de se preocupar com danos devido a quedas ou estrago do equipamento por descuido.

As vantagens desta solução iniciam-se na mais óbvia: a acessibilidade aos ficheiros em qualquer momento, em qualquer localização e a partir de qualquer dispositivo que tenha ligação à Internet. A facilidade do uso e a partilha de ficheiros, já referida, são pontos a favor.

Há diversos serviços Cloud disponíveis. No entanto, deve optar por aqueles que, para além de garantirem as características já enumeradas, também lhe garantam backup de ficheiros e sincronização de dados. Os seguintes têm tudo isso e ainda são gratuitos até certo ponto: Google One (novo nome da Google Drive), DropBox, OneDrive, iCloud e Mega.

 

Discos Tradicionais – HDD

Um Hard Disk Drive – HDD – ou simplesmente disco rígido, é, ainda hoje, a principal forma de armazenamento de dados num computador. Apesar de já existir um disco que o pretende substituir (o SSD, já lá vamos), este disco tradicional está longe de se reformar.

Já viu um gira-discos? O disco rígido funciona de forma semelhante: um prato de metal e um braço móvel que ‘lê’ o que nele está gravado. A estrutura deste sistema está localizada no interior dos equipamentos e protegida por uma caixa metálica.

Armazenamento de dados em disco duro

Como solução de armazenamento é aconselhada para quem precisa ou quer uma grande capacidade de armazenamento a baixo custo. A vida útil destes discos também é superior ao seu ‘concorrente direto’.

Discos SSD

O solid-state drive – SSD – é considerado a evolução do disco rígido (HDD). Ao contrário do seu antecessor, não possui partes móveis nem motores, o que reduz as vibrações e o torna silencioso e mais resistente a quedas. Outra vantagem deste produto é o tempo de acesso reduzido e a sua superior resistência – este último fator é de particular relevância quando se trata de computadores portáteis.

O peso é menor em relação aos discos rígidos, são compactos (o que permite fabricar, por exemplo, computadores portáteis mais leves e finos), consome menos energia, consegue trabalhar em ambientes mais quentes e é, fundamentalmente, muito mais rápido – quer no tempo acesso, quer na transferência de ficheiros -, o que agiliza todas as operações do sistema.

Todas estas vantagens são significativas, mas há duas vitórias que os SDD ainda não conseguiram retirar aos HDD: a capacidade de armazenamento e o preço. Porém, à medida que a tecnologia avança é provável que isso venha a acontecer.

Colocado de forma simples, deve escolher o HDD se pretende maior capacidade de armazenamento ou o SDD se, por outro lado, prefere rapidez de acesso. Ou até ambas: nada o impede de ter um computador com disco SDD e um disco externo HDD.

 

Outras soluções

Pen USB

Extremamente versáteis, as Pen USB são o dispositivo mais prático de armazenamento de dados. Na atualidade há versões que fazem concorrência a discos externos e têm-se tornado cada vez mais acessíveis.

Armazenamento de dados em pen drive

Apesar desta tecnologia já estar no mercado há algum tempo, continua a ser imprescindível por diversas razões.

Antes de mais, a portabilidade: o seu pequeno tamanho permite-nos levar este equipamento para qualquer lugar dentro do bolso, ou até num porta-chaves, para que tenhamos os ficheiros sempre à mão.

A versatilidade é uma vantagem enorme: há, no mercado, modelos com capacidade que variam desde os 2GB até a 1T. As pens são compatíveis com todos os dispositivos eletrónicos que tenham entrada USB – que são a maioria – não precisam de acesso à Internet e têm uma boa durabilidade.

 

Cartões de memória

São acessíveis, extremamente portáteis e com boa durabilidade. Os cartões de memória são uma solução de armazenamento direcionada a equipamentos como máquinas fotográficas, smartphones, entre outros dispositivos móveis.

Armazenamento de dados

Apesar disso, permitem guardar diversos tipos de ficheiros – documentos, músicas, … – e têm uma outra vantagem considerável: garantem uma melhoria do desempenho do dispositivo onde estão instalados porque libertam espaço na memória interna do mesmo, tornando-o mais rápido.

Já para não falar de que, ao trocar de aparelho, pode simplesmente recolocar o cartão e não só não perde nada dos seus ficheiros, como não terá o trabalho de os transferir.

 

Conclusão

Felizmente, nos dias que correm, não há falta de escolha em sistemas de armazenamento de dados e todos eles muito versáteis. Resta comparar vantagens e escolher o que mais lhe agradar.

// RPT

Mais recentes