//

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Quando se ouve “congelador”, imagina-se uma pequena área no frigorífico onde se colocam os gelados, mas uma arca frigorífica pode fazer muito mais que isso.

Uma arca frigorífica é maior e autónoma e pode fazer uma diferença enorme no que diz respeito à forma como fazes as tuas compras, cozinhas e te alimentas.

Dependendo da forma como te alimentas, a quantidade que pouparás nas compras pode, eventualmente, pagar o investimento feito numa arca frigorífica.

Vantagens de uma arca frigorífica

Os alimentos conservam-se mais tempo na arca frigorífica do que no frigorífico, isto permite-te aproveitar várias promoções, sem teres de te preocupar se a comida se vai estragar antes de teres oportunidade de desfrutar da mesma.

Com a ajuda de uma arca frigorífica podes fazer compras e cozinhar a granel, podes aproveitar, ainda, o máximo de espaço para colocares legumes, peixe e carne fresca ou até excedentes de amigos e/ou vizinhos.

Se tiveres uma horta em casa, uma arca frigorífica é a melhor forma de te deliciares com os produtos frescos dela. Imagina que numa semana a tua horta te dá uma quantidade superior ao habitual de produtos, certamente não os vais querer desperdiçar. A arca frigorífica é a melhor solução para o “problema”. Vais poder colocar o tomate, a couve ou a abóbora, por exemplo, no aparelho e desfrutar mais tarde desses produtos.

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Existem várias formas de congelar alimentos. Podes branquear a maioria dos legumes, ou seja, mergulhá-los rapidamente em água a ferver, secando-os e embalando-os bem como em sacos no congelador, onde podem permanecer num período até 18 meses. As frutas frescas podem ser congeladas inteiras ou embaladas em calda, sendo que permanecerão boas até um ano. Podes, ainda, transformar os tomates em molho ou o manjericão fresco em pesto e armazená-los em recipientes seguros para congelação para um futuro jantar de esparguete, por exemplo.

Se és pescador ou caçador também, eventualmente, tens uma quantidade de comida superior àquela que podes comer em tempo útil. Uma arca frigorífica oferece a solução para esse excedente, podes desfrutar do que pescaste ou caçaste para uma ou duas refeições e preservar o resto para usufruíres mais tarde.

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Congelar o que pescaste também é uma solução para quando os únicos peixes que mordem o isco são aqueles que menos aprecias ou que, pelo menos, naquele dia não são o que te apetece comer. Congela para comeres mais tarde ou até para ofereceres a alguém próximo em bom estado de conservação.

Uma das dicas mais comuns para poupares na tua conta de mercearia é comprar a granel, uma vez que as embalagens maiores, resultam numa maior poupança. Contudo, as embalagens são muitas vezes demasiado grandes para uma única pessoa ou até para uma família mais pequena. Por isso, se tiveres espaço na tua arca frigorífica, podes comprar embalagens maiores e congelar o que não vais usar a curto prazo. Aproveitas o lucro da compra e ainda preservas o produto.

O que podes comprar a granel é a carne, o peixe, nozes, grãos, pão, queijo e café, por exemplo.

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Uma arca frigorífica também pode ser uma ótima aliada, caso não vivas perto de um supermercado. Então sempre que fores às compras podes adquirir produtos em maior quantidade, congelá-los e, assim, evitar mais idas ao supermercado a curto/médio prazo.

Quando se tem uma agenda preenchida, nem sempre é fácil elaborar uma refeição do zero. Chegas exausto do trabalho e acaba por ser muito mais fácil ir a um restaurante ou encomendar comida do que cozinhares. Porém, sabemos que essa não é a solução ideal porque acabas também por gastar mais dinheiro.

Mas, pensa bem, se tiveres uma arca frigorífica, podes planear com antecedência estas situações, fazendo refeições congeladas, que são total ou parcialmente cozinhadas e se guardam na arca frigorífica, sendo depois só necessário aquecer e está pronto a comer. Além disso, as refeições congeladas são, frequentemente, mais saudáveis do que a comida que podes encomendar na hora, uma vez que podes controlar exatamente que ingredientes leva a tua refeição.

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Depois deves ter atenção também, porque é importante referir, que os alimentos num congelador não ficam bons para sempre. Para evitar que se estraguem, por exemplo, por estarem demasiado tempo na arca frigorífica, podes optar por, sempre que adicionares algo à arca, marcar com a data. Também podes prolongar a vida dos alimentos e mantê-los mais frescos, embalando-os corretamente para evitar que se queimem devido ao frio da arca frigorífica. Antes disso, deves certificar-te de que o alimento a ser levado à arca congeladora está completamente arrefecido, depois embrulha-o em várias camadas de plástico ou num saco próprio para o selar do ar e da humidade.

Deves também fazer uma boa manutenção da arca frigorífica. Se a mantiveres, pelo menos, meia cheia, esta não terá de trabalhar tanto para manter o conteúdo frio. Além disso, se for um modelo de congelação manual, certifica-te de descongelá-la sempre que a camada de gelo se acumular. Se cuidares bem da tua arca frigorífica, ela vai cuidar bem da tua comida!

Arca congeladora: precisas mesmo de uma?

Posto isto, ainda te perguntas se precisas mesmo de uma arca frigorífica?

Qualquer pessoa que queira poupar dinheiro (e tempo), aposta neste eletrodoméstico. Porém, existem outros fatores que podem condicionar a tua decisão. Por isso, quando estiveres a decidir se vais ou não investir numa arca frigorífica, deves ter em conta quantas pessoas vivem contigo, qual é o tamanho do teu congelador, a quantidade de carne, peixe, legumes e/ou fruta que consomes em média e se tens espaço para tudo. Possuindo essas informações, tens tudo o que necessitas para tomares a decisão mais acertada para ti.

Se queres saber qual a arca frigorífica ideal para ti, clica aqui!

// RPT

Mais recentes