/

Ar condicionado no quarto do bebé: sim ou não?

Agora que o tempo mais quente está a chegar, a questão de colocar ou não ar condicionado no quarto do bebé pode confundir alguns pais. Será que é seguro ou sequer necessário? Neste artigo vamos esclarecer algumas das suas dúvidas relativamente ao ar condicionado no quarto das crianças.

A maioria dos médicos concorda que é mais seguro utilizar ar condicionado (AC) perto de um recém-nascido do que deixá-lo permanecer num ambiente quente, sem ar ou húmido. Por isso, a resposta à sua questão de instalar ar condicionado no quarto do bebé é sim — mas mediante algumas precauções. Vamos conhecê-las!

 

Ar condicionado no quarto do bebé — cuidados a ter

Os bebés, principalmente os recém-nascidos, não conseguem ajustar a temperatura corporal da mesma forma que os adultos. Isto torna-os ainda mais vulneráveis ​​a sobraquecimentos e doenças relacionadas com o calor, tais como erupções cutânea, desidratação, exaustão por calor ou insolação.

Alguns especialistas dizem que uma sala adequadamente arrefecida e ventilada ajuda o bebé a dormir confortavelmente, reduzindo simultaneamente o risco de SMSL (Síndrome da Morte Súbita Infantil).

Por outro lado, uma sala muito fria pode reduzir drasticamente a temperatura corporal do bebé e deixá-lo frio. Siga estas dicas para ajudar a manter o seu bebé seguro e confortável, utilizando equipamento de ar condicionado.

Mantenha uma temperatura ambiente confortável

Alterações no calor e na humidade externa podem afetar o arrefecimento do seu ar condicionado. O seu quarto pode ficar frio ou aquecer muito rapidamente, tornando-o desconfortável para o seu bebé.

Portanto, mantenha a temperatura num ambiente confortável, que não seja muito frio ou muito quente, por exemplo num intervalo entre 21 e 25ºC.

Se estiver a utilizar ar condicionado, ajuste o temporizador para o tempo necessário para arrefecer a sala. Se o seu AC não tiver um timer incluído, use um alarme do seu smartphone para o avisar quando passar o tempo. Se não tiver indicador de temperatura, manter um termómetro na sala pode ajudá-lo a monitorizá-la.

Se estiver a utilizar um refrigerador, deixe uma janela ou porta parcialmente abertas para permitir a passagem do ar, especialmente em climas húmidos.

Como um refrigerador evapora a água para arrefecer, aumenta a humidade do ar. Numa sala fechada, a humidade continua a subir e, eventualmente, o arrefecimento para. Isto pode causar um aumento gradual da temperatura, tornando a sala quente e pegajosa.

Mas alguns especialistas sugerem o uso de um ventilador ou do AC em vez de um refrigerador em climas húmidos.

Mantenha o bebé longe da saída do ar

Evite colocar o ar condicionado perto do bebé, visto que há uma explosão de ar frio que pode prejudicá-lo desnecessariamente. Outras dicas que pode seguir são, por exemplo: vestir o bebé com camadas leves de roupa que cobrem os seus braços e pernas, protegendo-o do ar frio ou até cobri-lo com um pequeno e leve cobertor.

Para além disso, o ar condicionado pode secar mais a pele do bebé, pelo que uma hidratação adequada é sempre aconselhada.

Não circule com o bebé entre áreas quentes e frias

As mudanças repentinas de temperatura podem fazer com que seu bebé fique doente. Em vez disso, desligue o AC e dê tempo para que ele se habitue à temperatura do exterior.

Outra questão está relacionada com o ar quente do carro. Um carro parado pode ficar muito quente, especialmente durante o verão. Para o arrefecer, tente abrir as janelas durante alguns minutos antes de levar o bebé para dentro do carro e, de seguida, pode ligar o ar condicionado nas temperaturas recomendadas.

Faça a manutenção regular do aparelho

Manter a temperatura correta do ar é necessário para que a criança esteja confortável, mas garantir que o ar difundido pela divisão é puro e limpo é igualmente importante. Desta forma, fazer a limpeza e filtração do ar, de forma a eliminar impurezas e outros materiais nocivos à saúde, deve ser uma prioridade. Alguns AC’s fazem isso por si.

Poderá também adquirir purificadores de ar, que eliminam substâncias patogénicas, tornam o ar mais puro e respirável para si e para o seu bebé e evitam o aparecimento de doenças respiratórias.

Outras soluções

Não é necessário usar um AC ou um refrigerador a todo o momento. De facto, quando não está muito quente ou húmido, muitas mães preferem usar apenas uma ventoinha, que funciona igualmente bem para manter seu bebé fresco e confortável durante os dias mais quentes do verão.

À medida que o ar quente sobe e deixa os níveis mais baixos frios, pode por exemplo manter um colchão fino no chão para descansar o bebé.

Resumindo: o ar condicionado pode ser uma boa opção para deixar o seu bebé mais confortável durante os dias de maior calor, desde que siga as recomendações do seu médico para proteger a criança da exposição ao ar frio.

// RPT

Mais recentes