Os smartphones tornaram-se uma coisa importante e a mais necessária na nossa vida quotidiana. Assim sendo, temos de cuidar da sua saúde como da nossa. De certeza que já te aconteceu aparecer-te a notificação: “a memória está cheia e o seu telemóvel está a ficar sem capacidade de armazenamento”.
A nossa primeira reação poderá ser queixarmo-nos do fabricante do dispositivo e da memória que não chega para tudo. Mas a verdadeira razão por detrás do problema é a elevada utilização de conteúdos de Media, Aplicações, Ficheiros em Cache, Ficheiros Duplicados e Itens não utilizados.
Não te preocupes, terás uma ideia clara sobre como resolver o problema de armazenamento do teu dispositivo a partir deste artigo, em 10 passos. Vamos começar!
Aprende a gerir a memória do teu smartphone em 10 passos
1 Analisar o teu armazenamento
O armazenamento móvel é gradualmente consumido pelo armazenamento de múltiplos ficheiros e conteúdos durante um período de utilização do teu smartphone. Lembra-te, estás a tentar armazenar mais conteúdos num curto espaço de armazenamento do teu smartphone.
Em primeiro lugar, está no teu controlo, por isso, verifica ocasionalmente os detalhes de armazenamento do teu smartphone e toma as respetivas medidas para o armazenamento excessivo.
Tanto para telemóveis Android como iOS, podes obter os teus detalhes de armazenamento na secção Configurações do Dispositivo -> Armazenamento.
2 Limpeza de ficheiros em cache
Os dados de cache estão normalmente disponíveis em todos os produtos relacionados com o software. Tecnicamente, estes ficheiros foram concebidos principalmente para exibir o conteúdo mais antigo rapidamente, sem demorar tempo a ir buscar dados.
Mas uma maior quantidade de cache também irá sobrecarregar o armazenamento do teu smartphone. Por isso, está atento à tua memória cache.
Para limpar os teus ficheiros cache, vai a Configurações dos dispositivos -> Armazenamento -> Ficheiros Cache.
Além disso, há várias aplicações disponíveis para limpar a memória cache do teu smartphone – Por exemplo, CCleaner e AVG Cleaner.
3 Gestor de Ficheiros
Uma das ferramentas normalmente utilizadas para gerir ficheiros no teu smartphone é o “Gestor de Ficheiros”.
Para além de te ajudar a gerir o teu armazenamento móvel, também mostra coletivamente todos os teus conteúdos agrupados pelo formato de ficheiro como Imagens, Vídeos, Áudios e Documentos.
Uma das melhores opções nessas aplicações é o Lixo, através do qual podes facilmente limpar ficheiros indesejados.
Para além do Gestor de ficheiros, há muitas aplicações disponíveis, que te ajudam a gerir eficazmente os teus ficheiros e espaço.
4 Acrescentar um espaço de armazenamento adicional
Uma forma simples e eficiente de manter um armazenamento móvel saudável é adicionando um Armazenamento Externo.
O armazenamento de todos os teus dados em armazenamento interno levará à redução do tempo de vida útil do telemóvel.
Dispositivos externos como o cartão Secure Digital (SD), Hard Disk e Pen Drives podem ajudar a transferir os ficheiros mais antigos do teu smartphone e a manter uma cópia de segurança. Assim, adiciona um dispositivo externo, transfere todos os teus ficheiros mais antigos, não utilizados com frequência, para que o teu smartphone gire sem problemas.
5 Eliminar duplicados
Uma ação descontrolada do smartphone está a duplicar os ficheiros – Isto é semelhante à criação da cache.
Os ficheiros duplicados consomem o mesmo espaço que os teus ficheiros originais. A eliminação destes ficheiros duplicados não afetará os teus ficheiros originais.
Algumas aplicações de gestão de ficheiros como “Ficheiros do Google” fornecem uma opção para apagar rapidamente as duplicações. Existem também outras aplicações disponíveis para te ajudar no processo de remoção de ficheiros duplicados.
Assim, começa a encontrar os ficheiros duplicados e a ajudar o teu smartphone a obter mais armazenamento gratuito.
6 Gerir as mensagens antigas
As mensagens de texto também desempenharão um papel importante no teu consumo de armazenamento móvel. Uma única mensagem de texto pode ter um tamanho máximo de 140kb.
Mas pensa em centenas de 100kb de mensagens recebidas diariamente, consumirão um armazenamento em massa de 10000kb do teu armazenamento móvel.
Comparado com ficheiros grandes, este é pequeno, mas também tem um efeito no consumo de armazenamento.
Uma forma fácil de gerir esta questão é eliminando mensagens antigas e spam/junk ou tendo uma cópia de segurança de mensagens inteiras.
7 Colocar os dados na cloud
Uma solução moderna para o problema do armazenamento de telemóveis é o armazenamento em nuvem/cloud.
Isto consiste em espaços de armazenamento que lhe são atribuídos pelo armazenamento em nuvem, fornecidas por empresas como o Google, Microsoft e Amazon, etc.
Podes carregar todos os teus dados para o armazenamento na nuvem e podes descarregar todos os dados da cloud a qualquer altura, como e quando necessário.
Nestes casos, deves ter em conta que precisas de uma ligação ativa à Internet para carregar e descarregar ficheiros da cloud.
8 Remover aplicações não utilizadas
O armazenamento móvel é principalmente e altamente afetado devido aos metadados da aplicação.
O download de uma aplicação a partir de uma Play Store ou App Store não funcionará sempre com o mesmo tamanho, o tamanho da aplicação será aumentado com base em cada utilização e poderá abrandar o desempenho do teu smartphone. Acelera o teu smartphone ao desinstalar ou desativar aplicações não utilizadas.
No Android, vai à secção Definições -> Aplicações, onde podes encontrar todas as aplicações não utilizadas e desinstalá-las/desativá-las. No iOS, vai a Definições e depois Conteúdo & Privacidade, mostra a secção Aplicações Permitidas e consegues adicionar a tua preferência às aplicações desejadas.
9 Limpar a cache de aplicações individuais
De uma forma semelhante de limpeza da cache do telemóvel, pode limpar a cache da tua aplicação individual. Para cada aplicação que tenhas instalado, haverá uma memória cache separada para facilitar as operações.
Cada aplicação, especialmente as aplicações que utilizas com frequência, estará a criar mais ficheiros de cache, isto é para melhorar o desempenho da aplicação, mas não é bom para o desempenho do teu smartphone.
Deves limpar frequentemente os dados da cache de todas as aplicações. Ajudará a aumentar a velocidade do teu smartphone, limpando a memória do telefone.
Podes encontrar esta opção nos detalhes da aplicação ou na secção de propriedades da aplicação, premindo durante muito tempo no ícone da aplicação.
10 Reinicialização de fábrica
Tome esta ação como uma decisão final para gerir o teu armazenamento do smartphone. Se desejas ter o teu smartphone como novo, tal como o compraste, então opta por uma opção de reposição de fábrica.
Depois de fazer o reset de fábrica, terás o armazenamento do teu smartphone completamente limpo e livre de usar. Podes encontrar esta opção nas Configurações do seu smartphone.
Antes de fazeres a reinicialização de fábria, deves guardar uma cópia de segurança de todos os teus dados e ficheiros essenciais como Fotos, Vídeos, mensagens e contactos para dispositivos externos como cartão SD, Disco Rígido.
Diz adeus ao teu smartphone lento com as nossas dicas!
// RPT