APPs e acessórios fitness essenciais

App de fitness com ear buds Hama

Temos um treinador pessoal na palma da mão: os smartphones disponibilizam diversas aplicações de fitness que, para além de nos aconselharem exercícios personalizados, ainda nos ajudam a praticar um regime alimentar saudável.

O bem-estar e a aparência nunca foram tão importantes como nos dias que correm. Queremos sentir-nos bem e queremos um corpo que o demonstre. Recorremos com frequência a dietas alimentares saudáveis e a idas ao ginásio, porém, desde há uns anos que temos a possibilidade de ter o nosso próprio treinador pessoal em casa.

Tudo o que precisamos é de um smartphone. Há diversas aplicações com instruções claras e simples para exercícios físicos que pode executar no conforto de sua casa, receitas saudáveis e formas de rastrear as calorias que tem ingerido e perdido. Rastrear a si também, nomeadamente para que saiba os quilómetros que percorreu.

Podemos recorrer a inúmeros gadgets para acompanhar o nosso desenvolvimento e tornar o objetivo mais divertido. Recomendamos-lhe algumas aplicações fitness que achamos que vai gostar.

 

Aaptiv

Gosta de praticar desporto em ambiente de aula sem sair de casa — e sem convidar a turma toda para a sua habitação? A Aaptiv funciona apenas com instruções áudio e permite-lhe acesso a instrutores profissionais, tal como teria num ginásio. Há milhares de sessões por onde escolher de 20 personal trainers, para que tenha variedade no seu exercício. Só precisa de uns auriculares para ouvir as instruções.

 

Jefit

A variedade de exercícios que existem podem ser assoberbantes para qualquer um. A memória nem sempre é suficiente e não queremos usar papel e caneta para os apontar no século XXI. Esta aplicação dá-lhe a possibilidade de registar a sua rotina, ou os exercícios em específico que realizou, numa biblioteca de programas de treino. Depois pode partilhar os seus registos com outros utilizadores do Jefit.

 

Fitbit Coach

As conhecidas pulseiras Fitbit tinham uma aplicação que as complementava, ajudando o utilizador a rastrear os sinais vitais e exercícios. A empresa detentora fornece, agora, uma outra opção para manter esses utilizadores ativos.

A Fitbit Coach oferece exercícios com instruções áudio-visuais, projetados para serem realizados em ambiente de ginásio ou em casa, dentro ou fora de portas. Também pode contar com instruções personalizadas com base nos seus dados de fitness que vão sendo registados pela aplicação.

 

Asana Rebel

Sabia que a prática de yoga tem imensos benefícios? Para além de melhorar a flexibilidade corporal, também contribui para melhorar a sua postura, prevenir dores nas articulações, ajuda a ter mais equilíbrio, mantém-no focado e relaxado e até emagrece. Acima de tudo, pode ser um momento que dedica a si mesmo e ao seu corpo.

Inicie — se é que já não o faz — a prática de yoga de forma frequente com a ajuda da aplicação Asana Rebel. Pode escolher um de cinco estilos diferentes, dependendo dos seus objetivos, ou acrescente uma sessão mini no meio dos seus outros treinos. Os programas incidem sobre determinados músculos ou na flexibilidade, conforme preferência.

Aconselhamos que desfrute de música à sua escolha, ligando uma coluna de som, por exemplo, ao seu smartphone, para que tenha a melhor experiência possível e desfrute deste momento.

 

MyFitnessPal

Da mesma forma que é importante registar o exercício físico para verificarmos os nossos progressos, também o podemos fazer com a alimentação. A MyFitnessPal tem uma base de dados gigantesca, onde se encontra todo o tipo de comida. É uma aplicação que tem um recurso de verificação rápido de código de barras e é muito fácil conectar com outras aplicações, como a MapMyFitness e a Fitbit.

 

HowUDish

Cumprir uma dieta alimentar saudável pode ser desafiante, nós sabemos. Ainda mais quando quer comer fora de casa e é exposto a todo o tipo de tentações. Felizmente já há uma aplicação que lhe vai facilitar a vida: a HowUDish oferece sugestões de menus com base na localização em que se encontra e nas suas restrições alimentares.

 

Pear

Com esta aplicação tanto pode criar o seu próprio plano de exercícios, como optar entre uma lista de treinadores certificados para treinos pré-projetados, conforme o que mais lhe agradar. A Pear funciona ainda melhor quando conectada a um gadget, uma vez que usa a biometria para fornecer feedback em tempo real, incluindo estimativas do volume de oxigénio usando dados da frequência cardíaca.

Há diversos acessórios que pode adquirir para o ajudar a perceber indicadores corporais e compreender o que se passa com o seu corpo.

As pulseiras monitoras de desporto e os smartwatches rastreiam a quantidade de passos que deu, a distância que percorreu, as calorias que queimou, os minutos em que esteve ativo, o ritmo cardíaco e até o sono.

 

Strava

A Strava, um pouco mais dirigida a ciclistas e amantes de running ou trial, permite iniciar, parar, pausar e retomar o rastreamento de viagens diretamente do seu smartwatch. Inclusive pode usar comandos de voz para iniciar uma corrida ou passeio de bicicleta usando esse acessório. A aplicação mostra estatísticas, incluindo velocidade média, tempo, distância, divisões de corrida, frequência cardíaca e segmentos em tempo real.

Outro acessório que pode incluir no seu regime de exercício físico são as câmaras de aventura — as GoPro são as mais conhecidas. Uma vez que técnica apropriada é uma parte essencial, usar uma dessas câmaras para captar o seu exercício para, mais tarde, o analisar visualmente.

Por outro lado, pode sempre partilhar com o mundo o seu treino. Há modelos de câmaras de aventuras que incluem comandos de voz, para que não precise de interromper a sua sessão.

Com tantas applicações será difícil não atingir o seu objetivo fitness.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome