//

Apple Event: novos Apple Watch , novos iPad, novos serviços

D

Dois novos Apple Watch — um deles low-cost —, novos modelos iPad — o Air entre eles —, novos serviços Apple One e Fitness+. Os novos sistemas operativos já estão disponíveis. Houve muitas novidades no Apple Event, mas o iPhone 12 ficou de fora.

Depois de atrasos relacionados com a pandemia da covid-19, a Apple finalmente marcou uma data para o seu evento. As expectativas foram crescendo e os rumores também se começaram a espalhar. Esperava-se o lançamento do iPhone 12 e provavelmente também uma nova versão dos AirPods e do Apple Watch, e Apple AirTags.

“Time Flies” foi o nome dado pela Apple à sua apresentação digital quando a agendou, dando uma pista aos cibernautas do que se poderia esperar deste evento.

A transmissão em direto do evento no site da marca começou às 18 horas de Portugal. Tim Cook, CEO, entra em cena e fala-nos dos Apple Watch, bem como da forma como estes equipamentos mudaram a vida a tantos utilizadores, nomeadamente de como as aplicações relacionadas com a monitorização da saúde neste relógio inteligente permitiu, nalguns casos, a descoberta de algum problema relacionado com a saúde a tempo de ser tratado.

 

Apple Watch Series 6

Como esperado, a Apple anunciou um novo relógio: o Apple Watch Series 6 (já em pré-venda), que terá novas funcionalidades — e aprimorou as já existentes em séries anteriores —, principalmente relacionadas com a saúde, como a capacidade de medir os níveis de oxigénio no sangue em 15 segundos ou o recurso de registar o ritmo cardíaco, que foi aprimorado e é mais eficiente nesta versão.

Além disso, ajudará a seguir as normas de contenção da Covid-19 aconselhadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente o tempo na lavagem das mãos.

Esta será a linha de Apple Watch mais colorida de sempre, com uma nova cor nunca antes disponível. Até as braceletes terão várias opções de cores e de material. O Apple Watch Series 6 também irá permitir mais personalização do interface.

 

Apple Watch SE (low-cost)

Já tinham circulado rumores sobre um possível smartwatch low cost, o que se veio a confirmar. Vem aí o Apple Watch SE (já em pré-venda), que terá um processador duas vezes mais rápido que o do Series 3. Terá acelerómetro, medição de ritmo cardíaco, sensores de movimento, entre outras novidades, e um preço mais acessível do que o Series 6.

 

Apple Fitness+

O primeiro serviço apresentado no live stream foi o Apple Fitness+, que apresenta vários vídeos com propostas de exercícios físicos e utiliza as funcionalidades do Apple Watch relacionados com saúde automaticamente para monitorizar a resposta do corpo. O serviço também pode ser utilizado no iPhone, iPad e Apple TV.

O serviço deverá estar disponível até ao final do ano, mas apenas em alguns países — onde, para já, não está incluído Portugal, mas estará posteriormente disponível no nosso país.

 

Apple One

Mais uma vez, os rumores provaram-se certos: um novo pacote de serviços, denominado Apple One, irá agregar iCloud, Apple Music, TV+, Arcade, News+ e Fitness+ num só serviço, com um só preço.

 

Nova geração de iPad

O tablet da Apple celebra uma década este ano e Tim Cook não deixou de realçar que a sua versatilidade é o que faz deste equipamento algo essencial.

O novo iPad (já em pré-venda) terá o mesmo design que o anterior, mas performance melhorada. Tem um chip A12 Bionic, CPU 40% mais veloz e gráficos duas vezes melhores. Pode usar o Apple Pencil para transformar o iPad num bloco de notas, numa tela para dar asas à sua inspiração e muito mais. A bateria foi aprimorada: este equipamento é capaz de o acompanhar o dia todo.

O novo iPad OS 14 irá agradar particularmente a todas as pessoas que nunca perderam o gosto por escrever à mão, mas têm o dobro do trabalho quando precisam de transformar tudo numa versão digital. Com o Apple Pencil e uma nova aplicação, uma coisa torna-se a outra em segundos.

Outra novidade é o iPad Air, com um novo botão Touch ID. os sensores de biometria Touch ID foram incorporados no botão lateral (neste caso, colocado no topo do tablet) que serve também para bloquear ou desbloquear o aparelho.

A marca utilizou o Apple Event para nos informar de que o novo processador A14 Bionic acrescenta 40% de performance ao iPad Air anterior, bem como mais 30% de gráficos e aprendizagem automática 2 vezes mais rápida com Neural Engine de nova geração.

Isto significa que o novo iPad Air é perfeito para jogos, tornando-os verdadeiramente cativantes, bem como para filmes, com o seu fantástico ecrã Liquid Retina e vasta gama de cores P3. Não só para assistir, mas também para filmar em 4K e editar no próprio tablet. Use o Apple Pencil de 2.ª geração para pintar e fazer ilustrações com pincéis dinâmicos e sombreados subtis.

Os iPad Air estarão brevemente disponíveis — lançamento previsto para outubro.

 

Novos softwares

Todos os novos softwares — iOS 14, iPadOS 14, WatchOS 7 e tvOS 14 já estão disponíveis desde quarta feira, dia 15 de setembro.

 

As duas ausências

A grande ausência que marcou o Apple Event foi o iPhone 12. Não houve qualquer referência ao possível novo iPhone. As Apple AirTags, sobre as quais muitos rumores circularam, também não marcaram presença neste live stream.

// RPT

Mais recentes