Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito mais

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito mais

Tal como esperado, o Apple Event de 14 de setembro revelou os novos iPhone 13, o Apple Watch 7, o novo iPad e um iPad Mini. Saiba o que foi anunciado e o que ficou de fora.

A Apple TV+ e Fitness+ também viram novidades nos seus serviços, mas alguns dos produtos que se esperava ver anunciados não o foram.

Apesar de serem esperados mais eventos até o ano terminar, o Apple Event 14 de setembro era um dos mais aguardados, talvez por trazer um dos principais produtos da marca: o iPhone.

Este evento decorreu virtualmente, tal como os eventos anteriores mais recentes. Cerca de 10 minutos antes da hora marcada a Loja da Apple indicava estar “Fechada para obras”, como manda a tradição, regressando mais tarde já com a nova gama de dispositivos.

 

Apple Event 14 de setembro: o que foi anunciado?

Apple TV+

O serviço de subscrição de séries e filmes da marca é o primeiro foco deste evento. Novidades prestes a chegar são anunciadas — como a segunda temporada de ‘The Morning Show’, a série ‘Foundation’ e ‘The Problem with Jon Stewart’ — e também são referidas algumas das séries que têm marcado este serviço. No teaser dos novos programas apareceram caras conhecidas como a cantora Billie Eilish.

iPad de 9ª geração

Ainda mais versátil, como seria de esperar o iPad 2021 recebeu alguns upgrades. Tem o processador A13 Bionic, o qual é agora 20% mais rápido — seis vezes mais rápido do que o tablet Android, segundo a Apple.

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito maisA câmara frontal tem 12 MP e um campo de visão de 122º graus, o que significa que a marca pensou nas videochamadas. A função Center Stage, que já existia no iPad Pro, está presente neste tablet. As videoconferências ficam assim mais evoluídas e mais divertidas.

Agora com mais acessórios que potenciam a criatividade e a produtividade, o iPad de 9ª geração vem com o iPadOS, o sistema operativo pensado para tablet, que oferece desempenho potente sem complicar a experiência. O botão de menu permanece neste equipamento.

iPad Mini

Todo o poder do iPad na sua forma mais portátil. O novo iPad Mini 2021 recebeu o maior update de sempre, de acordo com Tim Cook.

Design leve, fino e estonteante. Novas cores. Ecrã Liquid Retina ainda maior — terá 8,3 polegadas. Depois de nos impressionar com o exterior, chegou a vez de nos surpreender com o interior: este é o dispositivo mais rápido da sua ‘espécie’. Em relação à geração anterior, o iPad Mini 2021 tem um processador 40% mais rápido e uma GPU 80% melhor.

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito maisPara ilustrar uma nova funcionalidade de tradução instantânea, a Apple usou a língua portuguesa (ainda que português do Brasil).

A capacidade de machine learning deste equipamento é agora duas vezes mais rápida e é 10 vezes mais rápido na transferência de ficheiros graças ao cabo USB-C. Sendo a conetividade tão importante, 5G e Wi-Fi 6 também estão presentes neste tablet.

O iPad Mini 2021 recebeu melhorias no que se refere à câmara — permite gravação em 4K — e qualidade sonora das suas colunas. A função Center Stage foi integrada neste dispositivo, o qual também é compatível com Apple Pencil. A funcionalidade Touch ID ficou no botão de desbloquear.

Tanto o iPad como o iPad Mini vão ser feitos com 100% de alumínio reciclado, um piscar de olho ao tema da sustentabilidade ambiental. Ambos já se encontram em pré-venda.

Apple Watch Series 7

Entrando no campo dos wearables, o Apple Event de 14 de setembro introduziu o Apple Watch 7, aquele que deverá ser o melhor Apple Watch de todos os tempos.

Com o melhor e maior display de sempre, o Watch 7 tem mais 20% de ecrã em relação à geração anterior, sofreu redução nas margens em cerca de 40% e está 70% mais brilhante em espaços interiores — para ser mais fácil ver as horas, por exemplo.

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito mais

Este novo smartwatch da Apple deverá oferecer a melhor experiência para o utilizador até agora. Com novas capacidades de registo no que se refere a desporto, em particular ciclismo, este aparelho é a melhor forma de se manter saudável e conectado.

Terá keyboard total no ecrã, para ser mais fácil escrever mensagens. É ainda mais durável, com um ecrã mais resistente a choques e resistência a poeiras IP6X. E promete-se uma bateria para um dia inteiro (18 horas). Também carrega 33% mais rápido.

O software mais recente — watchOS 8 — traz uma nova aplicação de Mindfulness, alertas de precipitação, suporte para teclas digitais, vários temporizadores e muito mais.

O Apple Watch Series 7 vai estar disponível em cinco cores, tem um carregador rápido USB-C que carrega o dispositivo por indução e as braceletes continuam a ser compatíveis com as dos modelos anteriores.

Apple Fitness+

A Apple aproveitou este evento para divulgar a expansão do Apple Fitness+, uma aplicação que ajuda os utilizadores a fazerem exercícios com o smartwatch da marca. Vai estar disponível em Portugal. Entre os exercícios há pilates ou meditação. É também possível utilizar o Apple Fitness+ para participar em aulas de grupo à distância.

iPhone 13, Mini, Pro e Pro Max

Quando o Apple Event 14 de setembro ia aproximadamente a meio chegou o convidado mais importante nesta festa de lançamentos: o iPhone 13.

Ficamos quase imediatamente a saber que haverá a versão Mini, o que também abre caminho para as versões Pro e Pro Max.

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito mais
iPhone 13 Pro Max, iPhone 13 Pro, iPhone 13 e iPhone 13 Mini (da esq. para a dir.)

Apesar da alternância habitual indicar que o próximo smartphone da Apple seria o 12S, a marca decidiu ‘saltar’ já para o modelo 13 — confirmado os rumores que circulavam —, apesar de manter o design introduzido com os 12.

Com sistema dual de câmara na parte traseira (as lentes na diagonal), o iPhone 13 terá 6,1 polegadas, enquanto que o Mini terá 5,4″. Estes telemóveis estão ainda mais resistentes, seja à água ou à sujidade, e com cinco novas cores. O entalhe (notch) é 20% mais pequeno. A tecnologia FaceID está presente, mas o TouchID não — pelo menos não neste modelo.

O ecrã Super Retina XDR é agora 28% mais brilhante, mesmo no exterior, com um máximo de brilho de 1200 nits. A visão será mais imersiva graças aos recursos HDR, Dolby Vision, HDR10 e HLG.

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito mais
iPhone 13 ou iPhone 13 Mini

O A15 Bionic será o mais rápido e eficiente até agora. De acordo com a Apple, este chip apresenta um processador 50% mais rápido e gráficos 30% mais rápidos do que a competição.

A câmara com duas lentes na parte traseira apresenta tecnologia melhorada em relação aos iPhone 12, com o maior sensor que a Apple alguma vez colocou num sistema de câmara dual, o que significa que mais luz é captada.

‘Cinematic mode’ e ‘Portrait mode’ estarão presentes no iPhone 13 e iPhone 13 Mini, com Modo Noturno em todas as câmaras e 4K60 HDR com Dolby Vision.

Como já era esperado, os novos iPhone vão ter acesso às redes 5G. Quanto à bateria, o iPhone 13 terá mais 2,5 horas do que o iPhone 12, enquanto que o 13 Mini terá mais 1,5 horas do que a sua versão anterior.

Uma das novidades que os rumores já adiantavam é que mesmo a versão mais básica do iPhone terá 128 GB de armazenamento mínimo, um upgrade considerável em relação aos habituais 64 GB. Aliás, as opções de armazenamento podem ser 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

Esta apresentação teve uma pequena prenda para os portugueses: o vídeo que mostra as novidades do iPhone 13 e 13 Mini teve Lisboa como pano de fundo. Reparou?

De seguida, fomos apresentados ao iPhone 13 Pro e ao iPhone 13 Pro Max. Sem surpresas no design, este smartphone apresenta um sistema de tripla câmara na parte traseira e a mesma aparência que já conhecíamos do iPhone 12.

Ainda mais resistente, com vidro Ceramic Shield, os iPhone 13 Pro e Pro Max vêm em quatro deslumbrantes acabamentos, em 6,1″ e 6,7 polegadas, respetivamente, e com três câmaras traseiras.

Apple Event 14 de setembro: iPhone 13, Apple Watch 7 e muito mais
iPhone 13 Pro ou iPhone 13 Pro Max

A Apple garante que o Pro “é o smartphone com prestação gráfica mais rápida de sempre” em todo o mercado. O chip A15 oferece gráficos 50% mais rápidos do que a concorrência. Esta é a performance em gráficos mais rápida de sempre de qualquer smartphone, o que se irá notar nos vídeos e nos jogos.

O Super Retina XDR display com máximo de 1000 nits no que se refere ao brilho oferece uma experiencia ainda melhor. As funcionalidades de fotografia e vídeo são simplesmente fenomenais: fotografia Macro, ProMotion, Cinematic Mode, Night Mode, vídeo ProRes e LiDAR são algumas das tecnologias a que teremos direito nos Pro e Pro Max.

A frame rate destes iPhones vai até 120 Hz, mas nem sempre estará no seu máximo potencial: o próprio equipamento vai gerindo conforme necessário, de forma a coincidir com o toque do utilizador. O resultado é um telemóvel mais responsivo e com uma bateria que dura mais tempo.

O principal foco das câmaras é a lente Grande Angular, que permite tirar fotografias no escuro e captar melhor a luz. Uma melhoria que permite fotografias com 2,2 vezes mais luminosidade, de acordo com a Apple.

Além disso, há uma lente 77mm Telephoto com até três vezes zoom e uma lente macro que permite fotografias com grande definição a apenas dois centímetros de distância.

Bateria para todo o dia nos iPhone Pro e Pro Max: à semelhança do modelo standard e Mini, teremos mais 1,5 horas do que na versão anterior do iPhone Pro e mais 2,5 horas do que o 12 Pro Max.

Uma das diferenças em relação aos modelos Pro também vai ser quanto à capacidade: haverá um modelo com memória interna de 1 TB. Assim, as opções no que se refere a armazenamento podem ser de 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

Para os quatro modelos de iPhone 13 a MagSafe está de volta, já que, de acordo com a Apple, foi um sucesso em versões anteriores, e completa o ecossistema da marca, em constante crescimento.

 

É possível que aconteça mais um (ou dois) Apple Event antes do ano acabar, talvez em outubro ou novembro, com produtos como o MacBook Pro 2021 de 14 polegadas ou o MacBook Pro 2021 de 16 polegadas. Ao contrário do esperado e afirmado por fugas de informação, não há para já novos AirPods.

// RPT

Mais recentes