Antes de comprar um novo equipamento, seja porque o que tinha avariou para além de qualquer conserto possível, ou porque vai mudar de casa e precisa de novos, há vários aspetos a ter em consideração. Para que não se esqueça de nada, leia primeiro este artigo.
Seja um frigorífico, uma máquina de lavar louça ou roupa, um forno, ou qualquer outro eletrodoméstico, qualquer que seja o motivo pelo qual precisa de adquirir um novo, existem tantas marcas, modelos, estilos e funcionalidades diferentes que é muito fácil o consumidor sentir-se assoberbado com as possibilidades de escolha.
O aparelho novo que escolherá depende muito do seu orçamento, estilo de vida, necessidades familiares, gosto e disponibilidade. Saiba todas as questões em que deve ponderar antes de comprar.
1 Definir um orçamento
O orçamento é sempre a maior preocupação: é este fator que determina o limite do que pode gastar. Decida quanto está disposto a gastar num novo equipamento antes sequer de começar a ver opções, para mais tarde não ficar desapontado.
2 Confirmar o espaço disponível
Quanto espaço disponível tem para o novo eletrodoméstico? Defina de antemão o local onde o vai inserir e depois dê trabalho à fita métrica: é importante que meça a largura, a altura e a profundidade do espaço disponível. Caso seja de encastre, tenha em atenção pisos desnivelados ou armários que não estão completamente uniformes.
Tenha em atenção se o local desejado tem as condições necessárias para receber um equipamento, nomeadamente o acesso à canalização e a uma tomada elétrica. E também não se esqueça de calcular o espaço para abrir as portas.
3 Qual a capacidade total do eletrodoméstico?
Seja um frigorífico ou uma máquina de lavar roupa, a capacidade total de um equipamento é sempre pertinente. A quantidade de que vai precisar depende sempre do seu uso e da quantidade de elementos num agregado familiar. Verifique e pondere sempre sobre essa questão antes de comprar.
4 Estilo e/ou design do equipamento
Se teve a oportunidade de escolher o mobiliário dentro de um determinado estilo ou se organizou a sua cozinha dentro de um determinado padrão de design interior, é natural que pretenda fazer o mesmo com os eletrodomésticos. Escolha os aparelhos que combinam com a aparência da sua cozinha ou área onde os vai inserir.
O preto e o branco são clássicos intemporais, mas há imensos outros acabamentos por onde escolher. O aço inoxidável tem uma aparência elegante e profissional, motivo pelo qual desde há algum tempo que é uma das opções mais populares. Tenha em atenção se o material é à prova de manchas, para que seja resistente a impressões digitais, e se tem indicações específicas de limpeza.
Denote que as cores podem não corresponder nos eletrodomésticos feitos por empresas diferentes, mesmo que sejam do mesmo acabamento “no papel”.
5 Recursos incluídos
Faça uma lista dos recursos que deseja antes de começar a comprar. Os equipamentos têm inúmeras funcionalidades que lhes acrescentam valor, mas pode perder-se no meio de tantas opções. Assim, se tiver uma lista será mais difícil de não se esquecer de algum pormenor importante.
Seja flexível: poderá ter que se comprometer em alguns pontos, principalmente se tiver uma ideia definida do equipamento que quer. Por outro lado, também pode ter alguns pontos que não são negociáveis, para excluir desde logo algumas opções e facilitar a procura.
6 Eficiência energética
A etiqueta energética tal como a conhecemos tem os dias contados. A partir de 1 de março de 2021 entra em vigor uma nova etiqueta, reajustada e otimizada pela União Europeia de acordo com as necessidades atuais dos consumidores.
O objetivo é reforçar os requisitos de desempenho dos produtos, tornar mais clara a informação disponível para o consumidor e encorajar os fabricantes a produzirem artigos cada vez mais eficientes.
Dito isto, deve sempre apostar na melhor classificação possível, uma vez que são equipamentos que compensam a longo prazo e ainda são mais ecológicos.
7 Preparar a casa
Quando opta por entrega do eletrodoméstico em casa, deve confirmar se é possível o camião da transportadora chegar até à sua habitação.
Depois também deverá verificar se há espaço suficiente para chegar ao local escolhido. Faça o percurso inverso, desde o local de instalação do equipamento, até à porta da entrada em que o mesmo será entregue, para confirmar que é possível a passagem. Corredores apertados podem complicar. Remova do caminho o mobiliário que possa impedir a passagem.
8 Recolher o eletrodoméstico antigo
Caso esteja a substituir ou a trocar um eletrodoméstico, o que fazer com o antigo? A Radio Popular pode recolher o seu aparelho antigo na entrega do novo, desde que peça esse serviço. Dessa forma, não tem de se preocupar com qual a forma de se livrar de um aparelho antigo.
// RPT