
Cabelo liso ou caracóis? Pode ter os dois. Os alisadores e modeladores de cabelo permitem-nos alterar o nosso estilo de um dia para o outro. Conheça as características destes equipamentos.
O cabelo é dos traços de beleza com que mais nos preocupamos. Podemos alterar o seu comprimento — cortando ou colocando extensões, a cor, e até o formato, sendo este último o mais fácil de alterar em casa e com alguma frequência. Se fica pelos cabelos com o frisado que não passa ou com os caracóis rebeldes, este artigo é para si.
Alisador ou modelador?
Os alisadores e os modeladores de cabelo são os aparelhos que, através de duas placas ou de um rolo que aquecem, permitem modelar e alterar o aspeto do fios capilares. As placas do alisador alisam e o rolo do modelador encaracola e faz ondulações. São estes dois aparelhos que nos ajudam a alterar o formato dos nossos cabelos no conforto da nossa própria casa.
Há diversos modelos de cada um destes equipamentos e as características também variam consideravelmente. Para que escolha aquele que melhor se adequa ao que pretende e ao seu tipo de cabelo, deve considerar alguns aspetos.
Regulador de temperatura
A regulação de temperatura é dos aspetos mais importantes dos alisadores e os modeladores de cabelo. Nem todos estes equipamentos dispõem de regulação de temperatura — tendo, em vez disso, um simples botão de on/off —, pelo que, idealmente, deve optar por um que tenha.
Os cabelos têm todos diferentes características e deve adaptar a temperatura consoante o tipo de cabelo. Quanto mais fino for o cabelo, menor o calor que deve utilizar, por forma a não danificar o fios. Por outro lado, os cabelos grossos e crespos não só aguentam temperaturas mais elevadas, como também são mais fáceis de modelar quanto maior o calor a que os sujeitar.
Normalmente, as opções de temperatura variam entre os 150ºC e os 230ºC. Com o uso frequente, também é aconselhável que opte por temperaturas mais baixas.
Tecnologia
As placas dos alisadores e dos modeladores do cabelo não são todas feitas do mesmo material. Há algumas tecnologias diferentes e deve conhecê-las, uma vez que vão ter impacto na aparência do seu cabelo.
Cerâmica
As placas feitas deste material são bastante rápidas a aquecer e mantém o calor bem distribuído. Garantem pouca fricção entre o cabelo e a placa, o que significa que desliza mais facilmente, evitando danos e ainda oferecem brilho ao cabelo. Este é o material mais comum.
Titânio
Outra opção é o titânio. Os alisadores e modeladores de cabelo que utilizam tecnologia de titânio nas suas placas aquecem com ainda maior rapidez do que a cerâmica e também contribuem para um cabelo mais brilhante e sedoso. Os profissionais usam placas de titânio com frequência e são equipamentos bastante resistentes ao uso.
Iónica ou Touramaline
As placas com esta tecnologia ajudam a aprimorar as condições do cabelo, hidratando-o e removendo a estática que causa o efeito frisado. São destinadas a quem pretende um cabelo mais saudável, suave e brilhante.
Nano
Os alisadores e modeladores de cabelo que recorrem à tecnologia nano nas suas placas oferecem maior rapidez na modelação capilar e ainda resultados que podem durar o dia todo.
O tamanho das placas importa
A característica que mais irá influenciar o aspeto do seu cabelo e a facilidade de o usar é o tamanho das placas do alisador e do rolo do modelador de cabelo. Quanto maiores as placas do alisador, mais cabelo consegue apanhar e moldar de uma só vez. No entanto, se tiver cabelo curto é provável que lhe seja mais fácil manusear um equipamento com placas mais pequenas.
A mesma linha de raciocínio se aplica nos modeladores de cabelo: cabelos curtos serão mais facilmente transformados com um rolo mais pequeno. Para os restantes comprimentos é mais uma questão de preferência pelo resultado final do que usabilidade: quanto maior for o rolo, maiores e mais soltas vão parecer as ondas.
Cabelos molhados
Regra geral, não deve utilizar nenhum destes equipamentos com o cabelo ainda húmido. Pode mesmo utilizar um secador de cabelo convencional antes de modelar o seu cabelo. Por outro lado, há marcas que oferecem a possibilidade de o fazer porque os seus aparelhos têm pequenos orifícios por onde a humidade excessiva se evapora.
Outras características a ter em conta
Não só a temperatura que o aparelho atinge importa, mas também o tempo que leva a fazê-lo. Existem equipamentos rápidos, que levam cerca de um minuto a atingir a temperatura ideal, e há outros que precisam de três minutos de espera.
Antes de adquirir um alisador ou modelador de cabelo verifique se o aparelho tem um mostrador digital de temperatura, para que possa verificar que a temperatura que pretende é atingida e quando.
Quando se conhece estas particularidades é fácil escolher o equipamento que mais nos agrada e que vai garantir o resultado final que desejamos. Não há motivo para ficar com os cabelos em pé.
// RPT