Um estudante na universidade beneficia muito de uma alimentação saudável, nutritiva e, de preferência, rápida de confecionar. Damos-lhe 6 dicas para que nada atrapalhe esta época tão feliz — e algo stressante — da sua vida.
Entrega de trabalhos, preparação para exames, prazos para cumprir: a vida de um estudante universitário é bastante ocupada. Depois de tanto estudar, cozinhar refeições completas pode parecer uma tarefa cansativa, mas seguir uma alimentação saudável é muito importante, principalmente para quem dá tanto uso ao cérebro.
Para isso, sugerimos 6 dicas para que lhe seja mais fácil seguir uma dieta alimentar com todos os nutrientes de que precisa, de forma prática e rápida.
1 Transformar o microondas num forno
Os microondas são excelentes para aquecer refeições já prontas e para a pizza que sobrou da jantarada da noite anterior. Também são surpreendentemente bons a cozinhar os alimentos sem os ferver, o que significa que os nutrientes não se perdem. Assim, funciona quase como um forno super rápido.
Estes eletrodomésticos foram produzidos com o objetivo de cozinhar rapidamente. No entanto, por vezes fazem-no de forma desigual e os alimentos ficam com partes mais quentes do que outras. Corte os vegetais crus em pedaços pequenos de tamanho igual para minimizar essa inconveniência.
Se não tem a certeza de quanto tempo precisa de deixar os vegetais no microondas para que fiquem bem cozinhados, saiba que as cenouras, por exemplo, precisam de 3 a 4 minutos na potência máxima. Em caso de dúvida, selecione 2 minutos e verifique a consistência do vegetal. Pode sempre aquecer mais um pouco, conforme necessário.
2 Um smoothie para levar, por favor
Os batidos de fruta e vegetais — ou smoothies — são uma verdadeira bomba de saúde para o nosso organismo. São uma forma divertida e fácil de ingerirmos mais vitaminas, antioxidantes, aminoácidos, fitonutrientes e enzimas.
Para quem tem um estilo de vida ocupado, como será o caso dos estudantes universitários, os smoothies são uma forma rápida e prática de ingerir as doses diárias recomendadas de fruta e vegetais. Basta que tenha uma liquidificadora.
Um dos aspetos deste eletrodoméstico é que permite que coloque todos os ingredientes lá dentro, o ligue e já está. Alguns modelos até têm contentores com tampa, para que leve o batido consigo, para poupar tempo. Também podem ser usados para alguns tipos de sopa.
3 Risotto de microondas
Arroz com atum: o prato mais comum no cardápio estudantil. É compreensível, porque é simples. Se lhe falarmos em risotto provavelmente imagina que seja o oposto: um prato complicado, que exige a sua constante presença em frente à panela durante horas. E se lhe dermos uma receita rápida e fácil de risotto de abóbora no microondas?
Ingredientes:
250g de arroz de risotto (ou qualquer tipo de arroz)
700ml de caldo de vegetais
1 abóbora média
Queijo parmesão ralado a gosto
Folhas de sálvia, picadas
Modo de preparação: Coloque numa tigela o arroz na tigela e adicione 500ml do caldo de vegetais. Cubra com película aderente. Leve ao microondas para aquecer na potência máxima durante 5 minutos. Descasque e corte a abóbora em pedaços médios. Mexa o arroz e adicione a abóbora e o que resta do caldo de vegetais. Volte a cobrir com película aderente. Leve ao microondas por mais 15 minutos, fazendo pausas no aquecimento para mexer, até que quase todo o caldo seja absorvido, e o arroz e a abóbora fiquem tenros. Deixe o risotto repousar por 2 minutos. Em seguida, junte o queijo parmesão e a sálvia. Sirva coberto com queijo ralado.
Desta forma, pode apostar numa refeição ligeiramente mais elaborada, sem perder muito do seu tempo — nem a paciência — e ainda ficar a sentir-se um verdadeiro chef.
4 Ovos cozidos: muito simples e nutritivos
Já ponderou nas inúmeras vantagens dos ovos cozidos? A gema é fonte de vitamina D, rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, e possui gordura boa para o corpo. A clara é rica em proteínas, facilmente digerida, favorece o ganho da massa magra e ajuda na recuperação muscular.
Uma dieta saudável e equilibrada inclui ovos. E não há forma mais fácil de os confecionar do que os cozer. Nem sequer precisa de se preocupar com temperos, é mesmo só deixá-los ferver a lume brando durante uns 15 minutos e já está. Ainda tem a grande vantagem de poder ser preparado com antecedência, para que não tenha de cozinhar todos os dias.
Se tiver um jarro elétrico para ferver a água, a tarefa será facilitada. Este é um preparo rápido, do mais simples que há, ideal para quem tem orçamento limitado e resulta num prato muito nutritivo — e saboroso, claro.
5 Muita água, muitos benefícios
Não é por acaso que estamos sempre a ouvir falar de que deveríamos consumir mais água. O consumo frequente de água tem benefícios como ajudar a controlar a pressão sanguínea, prevenir cãibras, melhorar o funcionamento do intestino, proteger contra as pedras nos rins, ajudar a emagrecer e a limpar a pele — dica especialmente útil para quem tem acne —, entre outros.
Na faculdade, tenha na sua secretária um copo com água para ir bebendo enquanto estuda. Não custa e vai valer a pena. Aposte num jarro de água com filtro e beba água da torneira. Adicione uma rodela de limão para um sabor delicioso e sentir que está a consumir algo verdadeiramente luxuoso.
6 Chá: quente ou frio, sabe sempre bem
Se beber água por si só é uma ideia que não lhe agrada particularmente, tem sempre a possibilidade de lhe adicionar sabor através dos chás. Consumir chá com regularidade significa que irá beneficiar de todas as vantagens de ingerir bastante água, com o acrescento dos benefícios das ervas de chá da sua preferência.
Durante os meses de inverno, um bom chá deixa-o quentinho por dentro, pronto para atacar todo o estudo que tem pela sua frente. Nos meses mais quentes, um chá gelado é um refresco que cai sempre bem. É fácil fazer o chá perfeito, basta que tenha um jarro elétrico ou uma chaleira.
Com estas dicas não deverá ter dificuldade em fazer uma alimentação saudável na universidade — mesmo em plena época de exames.
// RPT