////

Ajude os mais velhos a estar em contacto através da tecnologia

O que para muitas pessoas é simples, para outras é complicado. Ajude os seus entes queridos de mais idade a estarem em contacto com as pessoas de quem gostam. O distanciamento social não tem de ser sinónimo de solidão com a tecnologia certa (e acesso à Internet, claro).

Numa era em que estamos cada vez mais conectáveis há quem, no final do dia, se sinta sozinho. As ruas estão desertas, mas a vida continua dentro de portas.

O isolamento é um grande problema para os idosos. Muitos vivem separados de amigos e parentes. São vários os cidadãos seniores que gostam de dar os seus passeios como forma de convívio e de passar o tempo, pelo que esta quarentena e distanciamento social tem contribuído para piorar essa sensação de solidão que muitos sentem.

Felizmente, existem algumas coisas práticas que podemos fazer para resolver isso. E ajudar as pessoas mais velhas a usar a tecnologia, que muitos de nós consideramos garantida, é uma delas. Dessa forma, podemos ajudar a preencher a lacuna física entre parentes e amigos distantes.

Tem algum familiar ou pessoa próxima nesta situação? Vejamos como poderá ajudar.

 

Comece por demonstrar as possibilidades

Se está a tentar introduzir aplicações de chat ou de redes sociais a alguém que nunca os usou antes, toda a situação pode parecer assoberbante e demasiado complicada. A mudança pode ser assustadora, principalmente na vida adulta já avançada. Assim, poderá ser necessário demonstrar tudo o que têm a ganhar em ficar online.

Mostre-lhes como podem usar sites como o Facebook ou o Instagram para ver fotos dos netos, por exemplo, e demonstre o quão fácil é deslizar pelas fotos. Aproveite para demonstrar também as videochamadas e o quão fácil é mantermo-nos em contacto com quem quisermos, bem como outros recursos que possam ser úteis.

 

Ajude-os a iniciar o percurso online

Nunca foi tão fácil ou acessível conseguir o acesso à Internet. Todas as empresas de comunicações têm planos bastante em conta que incluem Internet sem fios. Comece por ajudar o idoso em questão a aderir a um desses planos (provavelmente como complemento ao telefone fixo) e a adquirir um plano de Internet de tráfego ilimitado.

Depois, naturalmente, irá precisar de algum equipamento. Um grande problema para as pessoas mais velhas pode ser ecrãs ou botões demasiado pequenos. Felizmente, existem alguns dispositivos que podem ser adequados.

Há bastantes smartphones que são amigos do orçamento. Talvez mais indicado ainda seja um tablet de tamanho considerável e fácil de navegar. Além disso, o tamanho da fonte pode ser ajustado para uma melhor experiência de leitura.

Depende sempre da pessoa em questão, mas é natural que um idoso demore um pouco mais a aprender a lidar com as novas tecnologias. Terá de ter paciência e ensinar-lhe todos os passos.

Também será boa ideia introduzi-los ao Youtube e aos vários tutorais que se encontram nesse site, de forma encontrar algumas abordagens passo a passo. Ajudar o idoso a ter alguma confiança em si mesmo e naquilo que está a fazer é meio caminho para o motivar.

 

Configure os aparelhos com as apps necessárias

Depois de completados todos os procedimentos acima descritos, instale as aplicações indicadas nos equipamentos.

Facebook: se tiver uma conta nesta rede social, poderá acompanhar aqueles que segue e ter acesso ao Facebook Messenger, de forma a enviar mensagens privadas e até fazer chamadas de voz ou videochamadas gratuitas.

Instagram: esta rede social é simples de utilizar, basta deslizar para ver as fotos que os seus familiares e amigos colocam.

Skype: se apenas está interessado em estar em contacto com algumas, esta aplicação é o ideal, uma vez que se foca em mensagens instantâneas, mas também videochamadas e permite o envio de imagens.

WhatsApp: para mensagens e chamadas de forma gratuita, esta app é personalizável e divertida.

Facetime: a app de videochamada obrigatória para os utilizadores de equipamentos Apple. Se tiverem um iPhone ou iPad, por exemplo, esta aplicação já estará incorporada.

Uma das maiores alegrias da população mais velha é estarem em contacto com os seus familiares. Com estes equipamentos já o poderão fazer livremente. Agora já sabe, da próxima vez que receber uma videochamada poderá ser de alguém agradecido por ter ficado à distância de um clique da sua família.

// RPT

Mais recentes