Apple TV: quando ouve (ou lê) este termo a que é que associa? Há quem acredite tratar-se do serviço de streaming de conteúdo exclusivo da marca, há quem jure que é um televisor. Há quem não faça ideia do que seja. Se é o seu caso, continue a ler, vai querer saber.
Não é um televisor, nem um ecrã, nem um serviço de streaming — embora sirva para exibir os conteúdos de um. A Apple TV não é nenhuma destas coisas. Fique a saber exatamente em que consiste este equipamento, o que pode fazer com ele e, já agora, como o configurar.
Apple TV — o que é?
Apple TV é um aparelho media streamer. Ou seja, é um reprodutor de conteúdo streaming, o que significa que é capaz de procurar conteúdo na Internet e exibi-lo na sua TV.
Os modelos 4K suportam imagem em resolução 4K Ultra HD e HDR — podem ter capacidade de 32GB ou 64GB —, enquanto os Apple TV HD suportam 1080p HD. O modelo 4K também tem algumas especificações técnicas de ponta para wireless, Ethernet, entre outras.
Dito isto, alguns recursos são comuns a ambos os modelos. Têm acesso à App Store, a aplicação da TV fornece recursos de pesquisa em várias aplicações populares, pode usar comandos de voz para indicar à Siri o que gostaria de pesquisar e outras funções.
O comando tem um touchpad para deslizar o cursor, botões de volume e outros, acesso ao Bluetooth e pode ser usado como um controlador de movimento para videojogos compatíveis.
A Apple TV também pode ser usada com comandos de outras marcas para jogar e pode ser emparelhada com os auriculares AirPod e AirPod Pro para audição privada.
O que posso fazer com uma Apple TV?
De forma resumida: bastante. Quer saber exatamente todas as possibilidades deste equipamento? Continue a ler.
Assistir a conteúdo streaming
Como com qualquer media streamer, pode usar a Apple TV para ver filmes e séries nos vários serviços de streaming. Além da opção da própria marca — Apple TV+ —, o dispositivo também oferece suporte à maioria dos outros provedores de entretenimento principais: Netflix, Amazon Video, Hulu, HBO GO / HBO NOW, YouTube e outros.
De referir, no entanto, que adquirir uma Apple TV não significa ter acesso a conteúdo que nela pode assistir, da mesma forma que comprar um televisor “normal” não lhe dá acesso a programas de TV por cabo. Precisa de acesso à wi-fi e se quiser usufruir dos serviços de streaming já mencionados terá de subscrever ou criar conta neles.
Ouça música em streaming
Não deverá ser surpreendente que a Apple TV suporte Apple Music e também tenha as aplicações Pandora e Sirius XM integradas. Para outros serviços de música, como o Spotify, será necessário usar o recurso AirPlay.
Jogar
A App Store da Apple TV tem uma grande variedade de jogos, os quais poderá transferir e usar neste dispositivo.
Aceder a aplicações diversas
Como acontece com os jogos, a App Store tem várias aplicações à sua disposição: redes sociais, partilha de fotos, compras, previsão do tempo… Pode usufruir de qualquer uma delas no seu equipamento.
Transmitir vídeo e áudio de um Mac, iPhone ou iPad
Se o seu Mac ou dispositivo iOS integrar o AirPlay — poderá depender da sua versão de iOS — pode usar este recurso para enviar streaming de vídeo e conteúdo de áudio para a sua TV através da Apple TV.
Não o pode fazer com dispositivos Windows e Android, uma vez que não há compatibilidade entre formatos.
Projetar o ecrã do seu dispositivo iOS
O recurso AirPlay também permite duplicar o ecrã do seu iphone ou ipad na TV. Esta possibilidade é útil de diversas maneiras, principalmente se deseja ver qualquer conteúdo que não seja de streaming do seu dispositivo na TV.
Por exemplo, pode querer aceder ao seu e-mail num ecrã grande ou navegar num determinado site, percorrer o seu feed do Instagram, jogar Pokémon GO, mostrar fotos e vídeos que tenha captado… O que quer que seja que está a fazer no seu telemóvel pode ser replicado e exibido na TV.
Como configurar a Apple TV
Para configurar a Apple TV basta conectá-la a uma porta HDMI do seu televisor e usar o controlo remoto incluído para seguir as instruções no ecrã. Ser-lhe-à indicado como se conectar com a Internet e como selecionar as aplicações que deseja.
// RPT