Adeus balde do lixo. Olá triturador!

Adeus balde do lixo. Olá triturador!

Se gostas de uma cozinha limpa sem te esforçares muito, existe a solução para ti: diz adeus ao balde do lixo e olá ao triturador.

O triturador é o equipamento essencial para lidar com os resíduos alimentares de uma casa. Este eletrodoméstico oferece-te uma solução prática e sustentável para os resíduos dos alimentos. Triturando o material orgânico, estás a evitar que este apodreça nos aterros sanitários e que liberte gás metano.

 

Como funciona o triturador?

É instalado de forma fácil e discreta sob o lava-louça. Sem esforço, tritura restos de alimentos, descarregando-os pelo ralo da cozinha para o sistema de tratamento de resíduos local ou numa fossa séptica.

A manutenção é fácil e sem sujidade. Por recomendação dos fabricantes, deves fazer cada limpeza de 15 em 15 dias, sendo que basta apenas inserires pelo ralo as cascas de qualquer fruta cítrica, como laranja, limão ou tangerina, e depois juntares um pouco de gelo e ligares o triturador.

 

Porque deves ter um triturador?

1 Rápido e prático

Uma limpeza completa. O uso do triturador otimiza a separação do lixo e, assim, estás a evitar a exposição prolongada dos restos de comida nos sacos do lixo e a proliferação de insetos ou até mesmo de bactérias que são mais difíceis de limpar.

Evitas maus cheiros e possíveis pragas urbanas, para além de não perderes tempo com o tratamento de resíduos orgânicos.

2 Higiénico

Tritura os resíduos alimentares em partículas minúsculas que são automaticamente enviadas pelo ralo do teu lava-louça para o sistema de esgoto. O meio ambiente sai a ganhar devido à diminuição do uso de sacos plásticos e as fossas sépticas vêm as reações biológicas serem aceleradas.

Pode ainda mudar o encanamento da tua cozinha, uma vez que o triturador aumenta a pressão da água e, consequentemente, diminui o risco de entupimento.

3 Fácil e compacto

Devido ao seu design compacto e discreto, pode ser facilmente instalado na maioria dos lava-louças, mesmo nos mais antigos. E se achas que é um equipamento que faz muito barulho, desengana-te. Os trituradores modernos são silenciosos. A maioria faz o trabalho por impacto, dispensando as tradicionais lâminas. Dessa forma, reduz o ruído e possibilita que retires os objetos que possam cair no ralo de forma segura.

 

Que triturador deves escolher?

A escolha do triturador ideal para a tua casa deve ser feita com base no tipo de uso que lhe vais dar, no espaço disponível e na voltagem e potência do equipamento.

O tipo de uso está relacionado com a quantidade de alimentos que serão triturados e com a capacidade do equipamento, que é medida em mililitros.

Se quiseres usar este aparelho em casa, que, à partida, abrange um menor número de pessoas, deves instalar um triturador mais simples. Por outro lado, se o material orgânico a ser triturado é, por exemplo, de restaurante, vais precisar de um triturador mais potente, uma vez que é produzida uma maior quantidade de resíduos, sendo, neste caso, recomendados trituradores com capacidade maior do que 1000 ml.

Quanto ao espaço disponível, este é um fator importante a ter em conta, uma vez que os trituradores têm várias dimensões. Existem os que têm maior ou menor comprimento e os que são mais largos ou mais estreitos. Além disso, o teu lava-louça deve ter um ralo de tamanho adequado para receber um triturador, embora algumas cubas possam ser alargadas, caso o tamanho do ralo não seja suficiente.

A voltagem e a potência também são de grande importância, porque instalar um triturador num ambiente de voltagem incompatível pode acarretar acidentes ou dificultar o desempenho do aparelho. A potência, medida em cavalos, está diretamente ligada à eficiência do equipamento.

// RPT

Mais recentes