A tecnologia que facilita o ensino em casa

De jogos de computador, passando pelas Smart TVs, há muitas formas diferentes de tornar o ensino em casa mais divertido e estimulante para pais e filhos, principalmente se tiver os equipamentos que lhe indicamos.

A educação escolar em casa nem sempre é fácil, particularmente se os pais tiverem de gerir a sua própria carreira em forma de teletrabalho e vários “aprendizes”.

Nesta fase em que ainda se pratica o distanciamento social, há muitos jovens que frequentam a telescola ou têm aulas online. Nestas circunstâncias, o acompanhamento dos pais é fundamental.

Saiba de que forma a tecnologia pode contribuir para o sucesso escolar do seus filhos e algumas formas criativas de facilitar o ensino em casa.

 

Um segundo monitor torna o estudo mais confortável

Muitas crianças — ou, melhor dizendo, adolescentes — permanecem em frente ao computador portátil o dia todo, para assistir às aulas online. Demasiado tempo em frente a um ecrã pequeno pode causar problemas relacionados com a saúde e pode ser péssimo para a postura. Pior ainda nas fases de crescimento, como é o caso.

Um monitor ao nível dos olhos, com uma imagem mais clara, pode ajudar. Aliás, usar dois ecrãs será a melhor solução. Há inúmeros benefícios em utilizar um segundo monitor. Por exemplo, podem ser usados para tirar apontamentos num ecrã, enquanto se assiste à aula no outro. Ou um para resolver um exercício, enquanto se pode continuar a visualizar o problema no outro.

 

Fique mais inteligente com uma TV inteligente

Uma Smart TV não o vai deixar ficar a tarde toda a ver séries na Netflix. Pode utilizá-la para ver vídeos do Youtube — que são gratuitos — sobre lições ou tutoriais sobre alguma área em específico que não tenha ficado bem compreendida.

Neste site encontra-se de tudo e utilizar a televisão na área familiar é uma forma diferente de aprender, para que os miúdos não se aborreçam e ainda convivam com a família ao mesmo tempo que consolidam conhecimentos.

 

Jogar para aprender

Geralmente, associamos o jogo ao tempo de inatividade em vez do tempo de estudo. Limitar dessa forma é um erro, pois há toda uma variedade de jogos educativos que tornam a aprendizagem divertida e até viciante.

O Steam é uma plataforma que pode transferir de forma gratuita para encontrar, comprar e jogar jogos de PC. A maior parte da oferta são os jogos recreativos tradicionais aos quais estamos habituados. Mas há alguns muito adequados para o ensino em casa também.

Faça o download da app para o computador e encoraje os seus petizes a experimentar jogos como o Crayon Physics, no qual devem desenhar uma imagem em 2D e esta ganhará vida. Neste jogo as crianças usam os princípios básicos da física para resolver os quebra-cabeças. É ótimo para o desenvolvimento dessas habilidades lógicas.

O Reach for the Suné um simulador de plantas que entra em detalhes sobre polinização e fotossíntese. Os seus filhos poderão consolidar os seus conhecimentos de biologia enquanto observam a sua própria planta virtual crescer.

The Counting Kingdom também é ótimo a nível educativo: neste jogo a matemática é usada para afastar monstros! Jogue como um mago que cria poções através de quebra-cabeças e solução tática de problemas.

 

Introduzir alguns audiolivros

Coloque a reproduzir um audiolivro no seu altifalante inteligente ou através de colunas enquanto o seu filho lê ao mesmo tempo.

Desta forma, estará a incentivá-lo a experimentar livros que podem estar um pouco acima do seu nível de leitura. Eles podem apreciar e compreender a história, enquanto melhoram a sua fonética e ortografia.

Também há alguns benefícios para os pais: caso tenha mais do que um filho poderá realizar outra tarefa com ele ao mesmo tempo. Para além disso, salva-o a si de ter que ler a mesma história várias vezes se o seu pequenote estiver viciado num livro específico!

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome