Tecnologia lenta e obsoleta pode afetar a produtividade e o desempenho no local de trabalho. Uma vez que é essencial para o funcionamento de muitos setores, o que acontece quando os equipamentos começam a desacelerar-nos?
A tecnologia está firmemente cimentada no nosso dia a dia. Temos Assistentes SmartHome como despertadores, smartphones constantemente agarrados a nós e usamos computadores tanto no trabalho, como nos tempos livres. A dependência da tecnologia no local de trabalho é algo normal, devido às suas enormes vantagens.
Disto isto, há que ressalvar que a tecnologia tem um calcanhar de Aquiles: fica desatualizada rapidamente. Até que ponto a desatualização dos equipamentos eletrónicos afeta a produtividade de uma empresa? Qual o impacto de tecnologia obsoleta?
Consequências da tecnologia obsoleta
1 Perdas de tempo
O grande objetivo da tecnologia é aumentar a produtividade laboral, facilitando tarefas e reduzindo o tempo que precisamos de dispensar a executá-las.
Assim sendo, quando a tecnologia está desatualizada é tempo de trabalho perdido. Entre a inicialização de computadores, a procura por determinados ficheiros, a espera pela abertura de programas de software ou a realização de qualquer outra tarefa, são horas que se desperdiçam e o total acumulado é muito tempo.
Atualizar a tecnologia significa que os funcionários podem realizar a mesma quantidade de trabalho em menos tempo, tornando-se mais produtivos num período mais curto e dando-lhes a oportunidade de passar mais tempo fora do trabalho (o que pode impactar positivamente o trabalho no processo).
Economizar tempo nas tarefas diárias de trabalho devolve tempo ao funcionário para explorar o seu lado criativo, passar mais tempo com a família e até ganhar novas habilitações que depois podem ser aplicadas no trabalho.
2 Perda de dinheiro
Tempo é dinheiro. O custo monetário da tecnologia lenta pode se acumular rapidamente. Por exemplo, o simples ato de inicializar um computador pode consumir vários dias de trabalho.
Verificar e-mails, abrir pastas de trabalho e fazer com que o equipamento funcione nas salas de reunião é uma tarefa que dura dias úteis quando há tecnologia desatualizada, custando às empresas. Esse desperdício desnecessário representa dinheiro que poderia ter sido melhor canalizado, como para tecnologias mais recentes.
3 Perda de motivação
Muitos funcionários perdem a motivação quando têm que atrasar o trabalho devido à tecnologia obsoleta. Há até quem tenha de recorrer a papel e caneta para não perder a linha de pensamento.
Atualizar a tecnologia regularmente significa que pode aumentar a produtividade dos funcionários, reduzindo o tempo desperdiçado a tentar que os equipamentos funcionem como deviam.
4 Ressentimento no local de trabalho
Se essas frustrações tecnológicas se tornarem uma ocorrência regular, pode ser problemático para a empresa. Qualquer funcionário gosta de atingir objetivos e sentir que são um valor acrescentado à organização em que se inserem.
Investir em tecnologia atualizada pode não apenas melhorar a produtividade dos trabalhadores, como também pode contribuir para a sua felicidade.
Atualizar é a melhor aposta para as empresas
Assim, a conclusão que se retira é que apostar em tecnologia atualizada é uma boa ideia em todos os setores.
Na Radio Popular poderá encontrar computadores — portáteis e desktops — que se adequam a todos os orçamentos e com a mais recente tecnologia. Os softwares para esses equipamentos também devem esta em data, uma vez que fazem tanta diferença quanto o estado físico dos aparelhos.
Um segundo monitor garante um aumento de produtividade e ajuda o multitasking, pelo que poderá considerar essa questão.
Todos os periféricos são importantes, como os ratos e os teclados — os quais devem ser ergonómicos —, e até os fones, para que os trabalhadores possam ouvir música e concentrarem-se melhor enquanto trabalham.
Antes disso tudo, naturalmente, deve garantir que a empresa usufrui de Internet estável e coesa, de forma a que nenhum e-mail importante fique perdido pelo caminho.
Definitivamente, a tecnologia veio para ficar e, graças à inovação consistente, está a evoluir para ajudar a garantir a eficiência no escritório. Isso significa que à medida que a tecnologia avança, as empresas também. Manter-se atualizado com os equipamentos mais eficientes significa que menos tempo, dinheiro e trabalho são perdidos — e como bónus — terá uma força de trabalho muito mais feliz e produtiva.
// RPT