A melhor forma de passar a ferro a sua roupa

Mulher a passar a ferro

Tratar das roupas é uma tarefa demorada e passá-las a ferro pode consumir ainda mais tempo. Para o fazer de forma mais rápida e eficaz, dando-lhe mais tempo livre para o que realmente lhe interessa, veja as nossas dicas.

As máquinas de lavar e secar roupa vieram facilitar consideravelmente a nossa vida. Se não fosse pedir muito, só fica em falta um equipamento capaz de passar eficazmente toda a roupa a ferro — de preferência sem a nossa intervenção.

Sabemos que tratar da roupa pode levar muito tempo, tempo esse que poderia ser melhor ocupado a conviver com a família, por exemplo. Assim, vamos mostrar-lhe o que pode fazer para engomar todo o tipo de roupa de forma mais rápida e eficaz, para que fique com tempo livre para o usar onde mais interessa.

 

Passo 1: tudo começa na máquina de lavar roupa

Até chegar ao ponto em que as roupas se encontram prontas para serem passadas a ferro há muitas etapas que devem ser executadas pelo caminho. Preparar as peças desde a sua lavagem pode fazer toda a diferença. A começar pelo ciclo certo na máquina de lavar roupa. Cada item tem de ser lavado de acordo com as instruções específicas ​que poderá encontrar nas etiquetas.

Algumas peças de roupas não precisam de ser passadas a ferro. Para reduzir grande parte do seu trabalho e obter melhores resultados, use a opção corresponde ao material para remover os vincos. Já que falamos em poupar tempo, apostar num detergente de qualidade reconhecida irá evitar ter que lavar a roupa mais de uma vez para se livrar das manchas e sujidade.

 

Passo 2: método de secar a roupa

De seguida, a forma como a roupa seca também pode influenciar o processo de a passar a ferro. De seguida, vamos indicar algumas dicas através do uso da máquina de secar roupa que vão reduzir o tempo passado entre ferros e tábuas de engomar.

Antes de colocar a roupa molhada na máquina de secar, sacuda vigorosamente cada uma das peças. Essa ação será uma ajuda a livrar-se das rugas maiores, que não ficarão queimadas pelo calor.

Selecione um ciclo de secagem de cinco minutos e pendure as roupas em cabides até ​que sequem. Depois de secas, a maioria das roupas ficará quase sem vincos, ​ou seja, essas peças ficam desde logo prontas para serem guardadas e já está a reduzir a quantidade que tem de passar a ferro depois.

Se vai colocar a roupa num estendal, use um ciclo de centrifugação extra para se livrar do excesso de água. ​Não se esqueça de sacudir e até alisar cada item antes de o pendurar.

Se usar um ferro de engomar a vapor, obterá melhores resultados ao passar roupas levemente húmidas.​ Assim sendo, não as deixe na máquina de secar até estarem completamente secas, apenas deixe chegar ao ponto em que estão um pouco húmidas.

O momento ideal para passar roupas a ferro é imediatamente depois de as apanhar do estendal ou de as tirar da máquina de secar. Quanto mais tempo estiverem dobradas ou empilhadas à espera que o faça, mais vincadas as rugas se tornam.

 

Passo 3: engomar com ferros a vapor

Por fim, chegamos ao cerne da questão: como passar as roupas a ferro de forma eficaz e rápida. A primeira dica que temos para si é trocar o seu ferro convencional a quente por um a vapor, para economizar tempo.​

Um ferro a vapor vertical, em específico, reduzirá o tempo de passar a roupa pela metade, pois não irá precisar de virar cada item para se livrar dos vincos. ​É verdade que estes eletrodomésticos ocupam mais espaço e levam mais alguns minutos para aquecer, mas duvidamos de que se arrependa desse investimento pelos benefícios que acarretam.

​Se tiver várias peças de roupa para passar, comece pelos tecidos delicados, porque precisam de temperaturas mais baixas. Aos poucos, vá aumentando a temperatura do ferro à medida que avança para os itens de algodão.

Trabalhe o ferro em movimentos afastados do seu corpo. Desta forma estará a certificar-se de que não são formados novos vincos quando se inclina sobre a peça de roupa.

Por fim, um vinco mais teimoso poderá ser removido com a ajuda de um spray de água ou vapor do próprio ferro, para depois o reaplicar com alguma insistência.

 

Menos tempo a engomar, mais tempo livre

As lides domésticas são tão necessárias como, na maioria das vezes, aborrecidas. É verdade que preferíamos passar o nosso tempo com outras coisas mais interessantes, seja a passear, a conviver com entes queridos ou simplesmente a descansar.

Se seguir estas dicas é certo que vai passar menos tempo em frente à tábua de passar a ferro e terá mais disponibilidade para usar onde bem entender.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome