Tratar das roupas é uma tarefa demorada e passá-las a ferro pode consumir ainda mais tempo. Para o fazer de forma mais rápida e eficaz, dando-lhe mais tempo livre para o que realmente lhe interessa, veja as nossas dicas.
As máquinas de lavar e secar roupa vieram facilitar consideravelmente a nossa vida. Se não fosse pedir muito, só fica em falta um equipamento capaz de passar eficazmente toda a roupa a ferro — de preferência sem a nossa intervenção.
Sabemos que tratar da roupa pode levar muito tempo, tempo esse que poderia ser melhor ocupado a conviver com a família, por exemplo. Assim, vamos mostrar-lhe o que pode fazer para engomar todo o tipo de roupa de forma mais rápida e eficaz, para que fique com tempo livre para o usar onde mais interessa.
Passo 1: tudo começa na máquina de lavar roupa
Até chegar ao ponto em que as roupas se encontram prontas para serem passadas a ferro há muitas etapas que devem ser executadas pelo caminho. Preparar as peças desde a sua lavagem pode fazer toda a diferença. A começar pelo ciclo certo na máquina de lavar roupa. Cada item tem de ser lavado de acordo com as instruções específicas que poderá encontrar nas etiquetas.
Algumas peças de roupas não precisam de ser passadas a ferro. Para reduzir grande parte do seu trabalho e obter melhores resultados, use a opção corresponde ao material para remover os vincos. Já que falamos em poupar tempo, apostar num detergente de qualidade reconhecida irá evitar ter que lavar a roupa mais de uma vez para se livrar das manchas e sujidade.
Passo 2: método de secar a roupa
De seguida, a forma como a roupa seca também pode influenciar o processo de a passar a ferro. De seguida, vamos indicar algumas dicas através do uso da máquina de secar roupa que vão reduzir o tempo passado entre ferros e tábuas de engomar.
Antes de colocar a roupa molhada na máquina de secar, sacuda vigorosamente cada uma das peças. Essa ação será uma ajuda a livrar-se das rugas maiores, que não ficarão queimadas pelo calor.
Selecione um ciclo de secagem de cinco minutos e pendure as roupas em cabides até que sequem. Depois de secas, a maioria das roupas ficará quase sem vincos, ou seja, essas peças ficam desde logo prontas para serem guardadas e já está a reduzir a quantidade que tem de passar a ferro depois.
Se vai colocar a roupa num estendal, use um ciclo de centrifugação extra para se livrar do excesso de água. Não se esqueça de sacudir e até alisar cada item antes de o pendurar.
Se usar um ferro de engomar a vapor, obterá melhores resultados ao passar roupas levemente húmidas. Assim sendo, não as deixe na máquina de secar até estarem completamente secas, apenas deixe chegar ao ponto em que estão um pouco húmidas.
O momento ideal para passar roupas a ferro é imediatamente depois de as apanhar do estendal ou de as tirar da máquina de secar. Quanto mais tempo estiverem dobradas ou empilhadas à espera que o faça, mais vincadas as rugas se tornam.
Passo 3: engomar com ferros a vapor
Por fim, chegamos ao cerne da questão: como passar as roupas a ferro de forma eficaz e rápida. A primeira dica que temos para si é trocar o seu ferro convencional a quente por um a vapor, para economizar tempo.
Um ferro a vapor vertical, em específico, reduzirá o tempo de passar a roupa pela metade, pois não irá precisar de virar cada item para se livrar dos vincos. É verdade que estes eletrodomésticos ocupam mais espaço e levam mais alguns minutos para aquecer, mas duvidamos de que se arrependa desse investimento pelos benefícios que acarretam.
Se tiver várias peças de roupa para passar, comece pelos tecidos delicados, porque precisam de temperaturas mais baixas. Aos poucos, vá aumentando a temperatura do ferro à medida que avança para os itens de algodão.
Trabalhe o ferro em movimentos afastados do seu corpo. Desta forma estará a certificar-se de que não são formados novos vincos quando se inclina sobre a peça de roupa.
Por fim, um vinco mais teimoso poderá ser removido com a ajuda de um spray de água ou vapor do próprio ferro, para depois o reaplicar com alguma insistência.
Menos tempo a engomar, mais tempo livre
As lides domésticas são tão necessárias como, na maioria das vezes, aborrecidas. É verdade que preferíamos passar o nosso tempo com outras coisas mais interessantes, seja a passear, a conviver com entes queridos ou simplesmente a descansar.
Se seguir estas dicas é certo que vai passar menos tempo em frente à tábua de passar a ferro e terá mais disponibilidade para usar onde bem entender.
// RPT