/

A limpeza não tem de ser uma dor de cabeça: hábitos que te vão facilitar a vida

A limpeza não tem de ser uma dor de cabeça: hábitos que te vão facilitar a vida

Há pequenos hábitos que podemos desenvolver no dia a dia para assegurar a limpeza e arrumação da habitação, de forma a que esta nunca fique demasiado desorganizada. São fáceis de interiorizar e de cumprir.

Todos queremos ser aquela pessoa que pode receber visitas de surpresa sem a preocupação com o estado da casa. Poucos de nós gostamos de limpezas, mas gostamos da sensação de ter uma casa limpa, arrumada e cheirosa.

O segredo está em não procrastinar pequenas tarefas, as quais, quando se acumulam, se transformam numa dor de cabeça com a qual não queremos lidar, criando um ciclo vicioso de coisas por arrumar.

 

Hábitos de limpeza que vão melhorar a tua vida

Acorda com motivação

Manter a casa organizada e limpa pode ser uma questão de motivação. Há dias em que acordamos com vontade de só permanecer na cama e outros em que a energia nos atinge e estamos prontos para enfrentar o mundo.

O que distingue esses dias? Ter um assistente (ou despertador inteligente) na mesinha de cabeceira poderá ser o motivador que precisavas. Estes equipamentos têm a funcionalidade de despertador, mas muito mais para além disso. A ligação à Internet torna-os um smart gadget muito útil.

Podem indicar a previsão meteorológica, guardar eventos no calendário — e lembrar-te dos mesmos —, guardar lembretes, reproduzir música e realizar qualquer pesquisa que pretendas. Tudo isto apenas com comando de voz.

Assim, não só poderás acordar de melhor humor, como terás um assistente que te recorda dos eventos importantes e te deixa concentrares-te no que realmente importa, ainda que sejam apenas limpezas.

Primeira tarefa: fazer a cama

Todos os especialistas dão a mesma recomendação: a primeira tarefa é fazer a cama. A desculpa de “deixar arejar” já está demasiado gasta e esta pequena ação que leva menos de dois minutos é fundamental para criar uma sensação de controlo sobre a confusão que se segue. Assim, irás começar o teu dia com uma sensação de produtividade que possivelmente te irá contagiar para as tarefas de limpeza que se seguem.

Não pousar, guardar

A forma mais fácil de manter uma casa limpa e organizada é não criar desarrumação em primeiro lugar. Tudo aquilo que tiras do sítio ou em que pegas por qualquer motivo, vai novamente para o devido sítio assim que possível.

Experimentaste duas ou três peças de roupa antes de escolher o look do dia? Depois de selecionares o que precisas, volta imediatamente a guardar o que deixaste de lado. Tiraste o ketchup do frigorífico para colocar molho no cachorro que vais comer? Assim que o fizeres, volta a guardar a embalagem — não deixes para depois usando a desculpa de que arrumarás a cozinha toda de uma só vez depois de almoço.

Pequenas coisas acumulam-se e não só complicam a vida de quem arruma e limpa, como dão mais trabalho e desmotivam quem observa a pilha de coisas por fazer. Assim, mantém sempre este lema: não pousar, guardar.

Não deixar acumular a louça

A louça é uma tarefa doméstica inevitável — a não ser que tenhas o hábito de realizar refeições fora com frequência. Devido à frequência com que é necessário realizar esta tarefa, torna-se cansativo executá-la.

A limpeza não tem de ser uma dor de cabeça: hábitos que te vão facilitar a vida

Mais uma vez, um dos motivos que faz com que se perca a vontade de atacar esta tarefa é a quantidade de trabalho que entendemos ter pela frente. Assim, o truque psicológico é o mesmo referido no ponto anterior: facilita a tua própria vida não deixando acumular a louça.

De cada vez que tiveres que sujar louça, ainda que seja pouca coisa, lava-a. Imagina que neste almoço apenas aqueceste restos no micro-ondas, pelo que só sujaste um prato e alguns talheres. Não deixes para a própria refeição achando que será mais fácil lavar tudo de uma só vez.

Melhor ainda se tiveres uma máquina de lavar louça. Coloca a louça dentro do eletrodoméstico assim que já não precisares.

Aposta num aspirador robot

Não é tanto um hábito que podes desenvolver, mas é um equipamento que podes adquirir e que fará a diferença na limpeza do dia a dia da tua habitação.

A limpeza não tem de ser uma dor de cabeça: hábitos que te vão facilitar a vida

O aspirador robot é o eletrodoméstico que te permite passar menos tempo a arrumar e limpar, e mais tempo a fazeres o que gostas. Este é um aliado que trabalha discretamente para manter o chão limpo. Assim, podes usufruir do teu tempo livre, sabendo que a poeira que as crianças trouxeram nos pés e o pêlo que o animal de estimação deixa está a ser aspirado quase sem que dês conta.

Os aspiradores robot são eletrodomésticos pequenos, que se deslocam pelo chão da tua casa a aspirar o pó e os detritos do dia a dia. Alguns vêm equipados com sensores, sistemas de mapeamento e programação inteligente: limpam onde é preciso e evitam ir de encontro à mobília ou outros obstáculos.

São muito úteis para quem gosta de ter sempre a casa limpa ou para quem tem animais que largam algum pêlo.

Tratar de alguma roupa diariamente

Tal como a louça, a roupa acumula-se facilmente, uma vez que é raro o dia em que não colocamos pelo menos uma peça para lavar.

Dependendo dos membros do agregado familiar, é possível que tenhas o suficiente para encher uma máquina de lavar roupa todos os dias ou de dois em dois dias. Se for o caso, não deixes acumular para um dia específico da semana para tratar de tudo de uma só vez: só ficarás exausto com o simples pensamento de ter de desempenhar essa tarefa.

Limpar o frigorífico semanalmente

A limpeza não tem de ser uma dor de cabeça: hábitos que te vão facilitar a vidaComeças a notar sujidade nas prateleiras do frigorífico? Este eletrodoméstico requer uma limpeza profunda e completa pelo menos duas vezes por ano, de forma a evitar odores, mofo e outras surpresas desagradáveis.

Dito isto, se todas as semanas deres uma passagem por uma ou outra prateleira, nunca terá o teu equipamento verdadeiramente sujo. Se nos recusamos a usar louça suja para comer, então porque haveríamos de aceitar ter um frigorífico sujo?

Esta limpeza regular não só prolonga o tempo de vida útil do equipamento, como te ajudará a perceber o que faz falta e deverá constar na lista de compras.

Arruma a banca enquanto cozinhas

A banca da cozinha fica rapidamente desarrumada sem que dês por isso. Chega a ser impressionante a quantidade de utensílios que usamos para fazer alguns preparos simples. Entre uma coisa e outra, quando terminamos de confecionar alguma refeição temos a banca da cozinha repleta de material culinário. É natural que só de olhares para a confusão instalada tenhas vontade de fugir.

O segredo está em organizar à medida que se cozinha. A não ser que estejas a preparar um banquete, há sempre momentos mortos na confeção: por exemplo, enquanto aguardas que o molho levante fervura ou que o estrugido fique dourado, entre outras situações.

É nesses momentos que podes aproveitar para lavar alguns utensílios ou colocá-los na máquina de lavar louça. Ainda que sejam apenas uns segundos, é quanto basta para adiantar a arrumação que te daria muito mais trabalho se deixada para o fim.

Papelada no devido lugar

Correspondência e documentos importantes devem ter um lugar específico onde são sempre arrumados, seja uma pasta organizada — idealmente — ou pelo menos numa gaveta onde ficam sem grande ordem, mas pelo menos saberás sempre onde os encontrar.

Há que criar o hábito de arrumar os papéis no momento em que os recebes. Se procrastinares, corres o risco de ter uma secretária sem ordem e de não fazer ideia onde estão informações importantes quando mais precisas delas.

Pequenas arrumações antes de terminar o dia

Antes de dares o dia por terminado e ires para a cama, percorre a tua habitação e verifica se há alguma pequena tarefa que possa ser feita rapidamente nesse momento.

A limpeza não tem de ser uma dor de cabeça: hábitos que te vão facilitar a vida

Como já deves ter percebido por todas estas dicas, um dos segredos de ter a casa sempre arrumada é fazendo os possíveis aos poucos, porque ter muitas tarefas desmotiva. Assim, se há um par de sapatos fora do lugar, uma toalha de mãos na casa de banho que deve ir para lavar — e outra a ser colocada em substituição —, uma peça de roupa que ficou esquecida na cadeira do quarto, é nesses momentos que se arruma.

Doar o que não se precisa com regularidade

“Não tenha nada em sua casa que não saiba ser útil ou que não acredite ser belo”: esta é uma citação (em tradução livre) do poeta e romancista inglês William Morris.

De facto, a forma mais fácil de manter uma casa limpa e organizada é ter poucos objetos e não acumular tralha inútil. Roupa que nos deixou de servir há anos, objetos de que não gostamos, mas mantemos no fundo do armário por deferência a quem nos ofereceu — tudo isto poderá ser a alegria de outra pessoa. Doa tudo o que não precisas.

 

Começa a incorporar estes hábitos de limpeza e arrumação pouco a pouco no teu dia a dia e, quando deres conta, terás uma casa que raramente fica um caos — e que não dá muito trabalho na altura da limpeza semanal.

// RPT

Mais recentes