//

A importância de um tripé para obter fotos de qualidade

Tripés Benro

Há várias dicas que pode seguir para conseguir fotografar com boa qualidade, mas uma das melhores provavelmente será usar um tripé. Saiba como este simples acessório irá aprimorar consideravelmente as suas fotografias.

Os tripés são um acessório essencial de qualquer kit fotográfico, seja amador ou profissional. A melhor parte acerca de investir num destes equipamentos é que só tem de o fazer uma vez, não só porque se for de boa qualidade irá durar-lhe a vida inteira — enquanto que os corpos das câmaras precisam de ser atualizados a cada poucos anos —, como também, regra geral, é adaptável a qualquer câmara fotográfica.

O principal motivo para usar um tripé é, obviamente, manter a câmara estável. Quando está a iniciar o seu percurso pelo mundo da fotografia, a estabilidade que este acessório confere pode fazer toda a diferença, principalmente quando a velocidade do obturador tem de ser muito longa para obter uma boa exposição.

Um fotógrafo amador que se preocupa com o enquadramento da imagem e as linhas, e que ambiciona progredir na sua arte, rapidamente se apercebe de que um simples equipamento fotográfico pode ser aprimorado com acessórios que fazem toda a diferença.

 

Quais as utilidades de um tripé?

Quais são as circunstâncias em que um tripé se torna mais necessário? Indicamos-lhe 4 situações onde o uso deste acessório se traduz em imagens de qualidade superior.

Paisagens

Um dos cenários mais comuns em que os tripés são usados ​​atualmente é na fotografia de paisagem. É claro que é possível fotografar paisagens “à mão”, mas quando a luz começar a desaparecer ao entardecer, por exemplo, e desejar manter a sua abertura do obturador pequena, irá descobrir de que tem de reduzir a velocidade do obturador ou aumentar o ISO para obter uma boa exposição.

Uma velocidade baixa do obturador causará imagens desfocadas e um ISO alto resultará em ruído digital, que em demasia pode degradar a imagem final. A solução é usar um tripé para compensar a baixa velocidade do obturador.

A luz do entardecer, quando o sol já se pôs e não emite luz solar direta, mas banha toda a paisagem com uma belíssima luz laranja e quente, é a mais interessante que pode encontrar para fotografar. Se quer aproveitar esse timing até anoitecer, um tripé pode ser uma ajuda tremenda: irá evitar que tenha de segurar na câmara durante horas a fio depois de encontrar a cena ideal.

Tripés Weipeng

Fotografia de produto

A fotografia de produtos, normalmente usada em casos profissionais para objetivos comerciais, usufrui muito de um tripé. Uma sessão que dura o dia todo e que exige fotografar uma centena de peças, o que é algo normal nestas circunstâncias, seria demasiado exigente para qualquer fotógrafo. Tem de demonstrar ao cliente composições precisas e replicáveis, o que não seria possível sem um tripé.

No entanto, para estas circunstâncias, poderá apreciar um modelo que tenha mais pontos de encaixe com libertação rápida, que permitem ajustar rápida e facilmente a posição da cabeça do tripé.

Fotografar o céu e as estrelas

Uma das tendências no mundo da fotografia são imagens do céu noturno. Para obter uma destas imagens com qualidade antes de mais deve procurar uma área com menos poluição luminosa do que as grandes cidades.

Uma vez que irá fotografar exposições de longos intervalos um tripé é essencial. Aposte num tripé sólido e pesado, porque mesmo as menores vibrações podem arruinar a sua foto. Procure um tripé um pouco mais pesado e, assim, com uma base mais estável.

Eventos especiais (como casamentos)

Eventos especiais, como casamentos, são ocasiões em que os tripés são particularmente úteis. É muito mais fácil trabalhar com um grupo maior de pessoas — como os retratos de família — com a câmara bloqueada no tripé.

Na fase posterior de edição de imagens, pode encontrar fotos onde todas as pessoas tenham ficado bem exceto uma. Se tiver usado um tripé, tudo estará exatamente no mesmo lugar e basta encontrar uma outra foto onde essa pessoa esteja mais favorecida e editar a cara, copiando de uma foto para a usar na outra.

Durante situações internas pouco iluminadas, como a cerimónia ou a receção, manter a câmara travada no tripé permite fotografar em velocidades mais baixas do obturador do que seria possível com a mão.

Um monopé também é uma boa alternativa nessa situação, pois permite que seja um pouco mais ágil e móvel. Também pode “recolher” o seu tripé de modo a que fique com apenas uma “perna”. Será mais volumoso do que o monopé, mas assim obtém o mesmo efeito final.

Finalmente, convém mencionar a necessidade de um tripé para gravar vídeos em timelapse. Agora, muitas câmaras possuem um temporizador de intervalo embutido, que permite configurar facilmente fotos frias de timelapse. É uma técnica relativamente fácil de dominar e produz resultados surpreendentes, mas impossível sem um destes acessórios.

// RPT

Mais recentes