A regulação da temperatura tem um papel preponderante na preservação dos alimentos, bem com no bom funcionamento, no prolongamento da vida útil e na eficiência energética dos mesmos.
Já lhe aconteceu ir buscar algum produto alimentar ao fundo do frigorífico e este estar congelado? Porque é que um aparelho projetado para manter a comida fria de forma uniforme pouco resfria alguns alimentos, enquanto congela outros?
Sabia que aprender a regular a temperatura ideal do frigorífico e do congelador é o primeiro passo para começar a poupar na sua fatura da luz?
Continue a ler e descubra porque é que a temperatura destes eletrodomésticos é fundamental, qual é o melhor local para colocar diferentes tipos de alimentos e qual a temperatura a que deve programar o frigorífico e o congelador.
Qual a temperatura ideal para frigorífico e congelador?
Anote: o termóstato do frigorífico deve marcar idealmente 5ºC ou menos. Esta temperatura é suficiente para conservar os alimentos. Já a temperatura ideal do congelador situa-se perto dos -18ºC.
Quanto maior a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura do equipamento, maior o consumo energético. Por isso mesmo, no verão deve aumentar ligeiramente a temperatura do equipamento.
A temperatura ambiente ideal do local onde se encontram os equipamentos deve estar entre os 20ºC e os 25ºC.
Uma vez que existem muitas marcas e modelos diferentes, a forma como se define a temperatura pode variar de equipamento para equipamento. Por exemplo, um frigorífico combinado — que pode abrir sem que tenha de abrir o congelador também — precisa de uma configuração diferente de um frigorífico de uma só porta.
Para não haver erros, uma boa regra é a de consultar o manual do equipamento, onde encontrará práticas recomendadas para a marca e modelo em específico que tem.
Qual é o melhor local para diferentes tipos de alimentos?
Gostamos de ter o frigorífico e o congelador cheios de comida. É agradável saber que não temos de ir às compras tão cedo e que há algumas opções na altura de cozinhar. Por outro lado, também significa que é necessário uma maior atenção à temperatura dentro destes equipamentos.
Enquanto um frigorífico cheio é melhor para manter a comida fria, colocar muita comida dentro ou colocar a comida no local errado, pode praticamente eliminar o fluxo de ar necessário para manter tudo consistentemente frio. Isto é se não usufruir de um equipamento com Door Cooling ou Linear Cooling. É por isso que é tão importante conhecer o posicionamento adequado dos alimentos.
A porta da sua frigorífico é o ponto mais quente de todo o aparelho. Não é um ótimo lugar para guardar algo altamente perecível. Já os condimentos encontram aqui a sua localização ideal. Molho para churrasco, compota, mostarda, ketchup e bebidas enlatadas dão-se muito bem aqui.
As prateleiras superiores, por norma, são as que melhor retêm a temperatura. Assim, é neste local que deve armazenar todos os produtos que não precisam de ser cozinhados, como o leite, iogurte, manteiga e outros produtos já prontos para consumo.
Por outro lado, as prateleiras inferiores são as mais frias. Este é o local ideal para armazenar frango cru ou outras carnes, ovos e frutos do mar.
As prateleiras do frigorífico são o local ideal para frutas e legumes. No entanto, há aqui uma questão que não deve esquecer: esse tipo de produtos alimentares devem ser mantidos separados, porque em conjunto deterioram mais rapidamente.
Práticas recomendadas para alimentos no congelador
O seu congelador mantém os seus alimentos frescos garantindo que estejam completamente congelados. Armazená-los corretamente será o fator diferenciador para não se tornar vítima de queimadura do congelador, que estraga a comida e deixa-a com um sabor terrível.
Também deve deixar a comida arrefecer completamente antes de a congelar. O excesso de humidade em alimentos quentes tende a transformar-se em cristais de gelo, o que pode causar queimaduras do congelador.
Dicas para um frigorífico mais eficiente
Para tornar o seu equipamento mais eficiente tenha o cuidado de o instalar num local fresco e ventilado — afastado o mais possível de fontes de calor, como a luz solar ou o forno — e com folga entre a parede e o equipamento, para facilitar a refrigeração necessária.
Substitua as borrachas da porta, se elas já não estiverem em boas condições e a não cumprir a sua função: vedar, para que não haja fugas de energia. Já agora, evite abrir e fechar a porta constantemente.
Descongelar os alimentos no interior do frigorífico oferece uma dose extra de frio ao seu aparelho, além de que é a forma mais segura a nível de higiene alimentar.
Pelo menos duas vezes por ano faça uma descongelação total do frigorífico e do congelador. Idealmente, deve também escolher um modelo que seja “no frost” ou “low frost“, de forma a evitar a acumulação de gelo.
Dicas para um congelador mais eficiente
Um congelador mais eficiente é um congelador que não está demasiado cheio, para que o ar frio consiga circular. Também deve retirar o ar das embalagens, para que não se formem cristais de gelo.
Guarde sempre os produtos em embalagens adequadas e separe a carne e o peixe, colocando-os em divisórias ou em embalagens diferentes, para que não haja transmissão de odores entre os dois.
A última dica é uma questão de organização, mas que ajuda a desimpedir o equipamento: coloque uma etiqueta na embalagem do produto com a designação do alimento, quantidade e data de congelação. Desta forma, sabe sempre o que tem.
Evitar desperdício alimentar e economizar
Seguir estas diretrizes para definir a temperatura e a melhor colocação de alimentos no frigorífico e no congelador significa minimizar as ameaças à saúde decorrentes da ingestão de alimentos estragados.
Também elimina o desperdício de alimentos, o que faz com que economize na conta de supermercado. Irá notar os diversos efeitos positivos muito rapidamente.
// RPT