Está a ponderar “dar o salto” da PlayStation 4 para a novíssima PlayStation 5? Vejamos de que forma as consolas da Sony se comparam — e se distinguem — para o ajudar a decidir se deveria fazer o upgrade ou não.
Finalmente chegou a PlayStation 5. Apesar de ser uma consola há muito aguardada, se calhar, no seu caso, está bastante feliz com a sua PS4 atual. Assim sendo, vale a pena o investimento na consola mais recente? Haverá assim tanta diferença entre as duas que o justifique?
A verdade é que, comparando as duas, perceberá muito facilmente qual a resposta a esta questão, mas vamos tirar teimas e perceber as diferenças.
Upgrade para a PlayStation 5: sim ou não?
Para o ajudar a decidir se deverá fazer o upgrade do seu sistema de jogos, vamos fazer uma comparação entre as duas consolas, para que perceba as diferenças.
PS5: processador mais poderoso, gráficos melhores
Essencialmente, a PlayStation 5 incorpora muito mais potência do que a PS4. Aliás, o processador e o chip gráfico têm o dobro da potência em relação à consola anterior. Se comparar um jogo PS4 com a versão do mesmo para a PS5, a qualidade é tão elevada que parece mesmo um jogo diferente.
A PS5 é capaz de executar jogos em 4K a 60fps (e até mesmo a uns incrivelmente suaves 120fps se o jogo for compatível). Já a PS4 Pro, por sua vez, corre jogos 4K a 30fps. Mas mais do que isso, a mais recente consola da Sony também tem potencial para jogos 8K em algum momento no futuro.
A PlayStation 5 também tem o poder de usar a inovadora tecnologia visual ray tracing, que cria iluminação e sombras mais precisas e realistas nos jogos. Esta nova tecnologia entusiasmante não consta na PS4.
Áudio 3D: mais imersivo
A PlayStation 5 tem um novo mecanismo de áudio 3D chamado Tempest, o qual oferece qualidade sonora mais completa, o que é especialmente impressionante quando usa headphones. Com este recurso será capaz de identificar a posição exata dos seus inimigos, quer seja atrás ou em cima de si.
Já na PS4, apenas é possível distinguir os sons vindos da esquerda ou da direita, nada mais do que isso.
Espaço de armazenamento e carregamento rápido
A RAM é um dos elementos que faz diferença na velocidade de uma consola. Quanto mais RAM, mais tarefas a PlayStation será capaz de realizar ao mesmo tempo. Enquanto a PS4 tem uns confortáveis 8 GB de RAM, a PS5 duplica esse recurso para 16 GB.
Quando se trata de armazenamento, a PS4 oferece 500 GB ou 1 TB, dependendo do modelo que adquiriu. Já a PlayStation 5 vem com 825 GB de espaço de armazenamento disponível. Neste caso, pode não ser uma diferença muito grande — principalmente em relação às PS4 de 1 TB —, mas a grande vantagem é que a consola de última geração usa um disco SSD em vez do disco HDD da consola anterior.
O resultado pode ser observado na velocidade: a Sony afirma que o SSD oferece à PS5 velocidades de carregamento 100x mais rápidas do que um HDD. Os jogos são carregados do zero em muito poucos segundos, os níveis serão carregados mais rapidamente durante o jogo e o streaming será muito mais suave.
Novos comandos DualSense
Após vários anos com os fiáveis comandos DualShock, a Sony desenvolveu algo diferente para os controladores da PS5: os DualSense.
Os novos comandos usam uma inovadora tecnologia que não encontra nos DualShock: haptic feedback. Esta nova tecnologia oferece uma gama incrível de sensações, dependendo do que está a fazer. Correr numa rua alcatroada resultará numa sensação muito diferente do que tentar andar num pântano. Da mesma forma, disparar um arco e flecha é muito diferente de disparar uma arma moderna, por exemplo.
Os novos comandos DualSense da PS5 também têm um microfone embutido, pelo que não precisará de fones de ouvido com microfone para conversar com os seus amigos durante os jogos multiplayer online.
Jogos exclusivos para a PS5 — e retrocompatibilidade
Já foram anunciados vários jogos para a PS5. Alguns como FIFA 21 e Assassin’s Creed Valhalla também estão disponíveis para a PS4 Pro, mas alguns são exclusivos para a nova consola. Se gostaria de jogar Demon’s Souls, por exemplo, terá mesmo que adquirir uma PlayStation 5.
Para além disso, se investiu muito tempo e dinheiro na sua coleção de jogos para a PS4, saiba que pode dar continuidade na consola mais recente. A PS5 oferece retrocompatibilidade, ou mesmo Dual Entitlement, como no caso do FIFA 21.
Mais do que isso, a qualidade dos jogos é elevada graças às aprimoradas frame rates e à melhor resolução.
Filmes em 4K
Não só para jogar serve uma consola. A PlayStation 5 pode reproduzir Blu-rays de 4K — algo que não acontece com a PS4. Mesmo que opte pela versão digital da PS5, sem entrada para disco, ainda a pode usar para transferir e transmitir conteúdo em 4K.
Uma mudança no design
A mais recente consola da Sony abandonou por completo o esquema de cores totalmente em preto que já era habitual desde a PlayStation 2. A PS5 é maioritariamente branca, com pormenores em preto e ainda alguns destaques em azul, um design mais elegante e vanguardista.
A PS5 também é maior e mais pesada do que a sua antecessora — e com bons motivos para isso. A nova consola possui uma grande ventoinha e portas de poeira, ou seja, um sistema de refrigeração mais avançado que mantém o equipamento o mais frio possível e, talvez ainda mais importante, ajuda-o a funcionar quase em silêncio.
Conclusão: avance com o upgrade
Vale a pena fazer o upgrade da PS4 para a PS5? Como pode verificar, a resposta é sim. A Playstation 5 faz tudo parecer melhor, soar melhor e funcionar melhor. E com uns comandos totalmente novos — já para não falar dos outros acessórios disponíveis —, a experiência é ainda mais imersiva.
Dito isto, a PS4 ainda é uma ótima máquina para jogos, mas a PS5 é um grande upgrade a quase todos os níveis: é uma consola incrivelmente poderosa, preparada para as inovações futuras, que suporta Blu-rays em 4K e tem uma gama impressionante de jogos exclusivos.
// RPT