O que é o Bluetooth multipoint? Para que serve? Por que motivo nunca ouviu falar desta tecnologia? Poderá encontrar a resposta a esta e outras questões no artigo que se segue.
Usar os seus fones wireless para se conectar a vários dispositivos simultaneamente é uma pequena comodidade, embora possa ser muito útil. Este recurso, no entanto, é difícil de encontrar — são poucos os dispositivos que o suportam.
Vamos analisar o que é Bluetooth multipoint e por que motivo não é mais frequente encontrarmos esta tecnologia.
Bluetooth multipoint: o que é?
Introduzido em 2010, com o lançamento do Bluetooth 4.0, o Bluetooth multipoint permite que um par de fones wireless mantenha em simultâneo a conexão a dois dispositivos — por exemplo, pode estar ligado a um computador portátil e a um smartphone ao mesmo tempo. Para que isto seja possível, um dos dispositivos deverá suportar conexões A2DP e HFP / HSP para streaming de áudio e conversação, respetivamente.
Alguns equipamentos apenas suportam uma conexão a um telemóvel e outra conexão a um computador, enquanto outros são capazes de suportar duas conexões a telemóveis em simultâneo.
Este recurso foi originalmente projetado para ser usado em contexto profissional. Imaginemos que tem vários telemóveis para usar em trabalho e usa todos eles para fazer ou receber chamadas. O Bluetooth multipoint seria útil neste contexto, uma vez que poderia estar em conversa numa chamada sem perder as notificações do outro telemóvel.
As limitações do Bluetooth multipoint
Pelo nome do termo, poder-se-à partir do principio de que implica uma ligação wireless via Bluetooth “normal” a outro dispositivo, com todas as possibilidades que isso envolve. No entanto, não é bem assim.
Bluetooth multipoint não significa necessariamente que pode, por exemplo, usar esta ligação para ouvir música de dois dispositivos ao mesmo tempo. Poucos são os fones que suportam esse recurso com bons resultados e os que o fazem estão limitados a usar um dispositivo como reprodutor de media e o outro estritamente para receber notificações.
Ou seja, quando compatível, o desempenho do Bluetooth multipoint varia entre os produtos de reprodução de áudio.
Quem já experimentou este recurso admite que é difícil não gostar. Pode estar a ouvir música e receber notificações do seu computador portátil enquanto permanece atento ao seu telemóvel, que até pode estar noutra divisão, para o caso de receber uma chamada. Qualquer chamada que entre num dos dispositivos conectados é priorizada.
Quem poderá usar o multipoint?
Todos os utilizadores poderão beneficiar desta tecnologia e da conveniência por ela proporcionada. Se tem um telemóvel profissional, pode conectar os fones compatíveis com os seus dispositivos pessoais e profissionais ao mesmo tempo. É uma ótima forma de estar em cima do acontecimento nas duas frontes sem que tenha de estar constantemente a pegar no telemóvel para verificar se perdeu alguma notificação e, desta forma, aumentar a sua produtividade.
Bluetooth multipoint simples versus avançado
O Bluetooth multipoint simples e o Bluetooth multipoint avançado funcionam através do mesmo princípio: um par de fones pode conectar-se a dois aparelhos ao mesmo tempo.
No caso do multipoint simples, caso receba uma chamada de um telemóvel enquanto já se encontrava numa outra chamada através de um outro telemóvel, a chamada principal é desconectada se quiser atender a segunda.
Felizmente, a maioria dos equipamentos com este recurso oferece a versão avançada. Neste caso, poderá colocar a chamada principal em espera quando uma segunda chamada é atendida.
Um recurso difícil de encontrar no mercado
Não é fácil encontrar fones com suporte de multipoint. A razão prende-se com o custo / benefício que esta tecnologia traz para os fabricantes: para a grande maioria dos consumidores, esta tecnologia está longe de ser algo necessário. É uma conveniência, que embora bastante apreciada, não deixa de o ser.
Para uso profissional, o caso muda de figura. O Bluetooth multipoint permite fazer verdadeiros malabarismos com várias tarefas de vários dispositivos de origem.
Não ajuda apenas a notificar os ouvintes sobre as chamadas recebidas, mas também encaminha todo o tipo de notificações para os seus ouvidos. O que quer dizer que caso tenha sons de notificação diferentes para cada aplicação, poderá processar tudo o que recebe auditivamente, sem que tenha que parar a tarefa em que estava concentrado no momento. Imagine o impacto positivo na sua produtividade.
Uma vez que seria uma comodidade nos fones para consumidores particulares em geral, são poucos os fabricantes que apostam neste recurso, uma vez que isso também faria aumentar o custo de produção e, por inerência, o custo de venda.
Dito isto, como com toda a tecnologia, há sempre avanços na indústria, pelo que não é necessário ser romanticamente otimista para acreditar que um dia não muito longe este recurso estará disponível de forma mais habitual e sem um custo elevado associado.
// RPT