O mais recente evento Apple, denominado “Hi, Speed”, lançou dois novos aparelhos, entre os quais o muito aguardado iPhone 12, em quatro versões: standard, mini, Pro e Pro Max. Uma nova — e melhorada — versão do HomePod também marcou presença. Conheça as incríveis novidades da marca.
Pela segunda vez este ano — depois do evento em setembro —, numa versão previamente gravada e não ao vivo, a Apple fez mais um dos seus eventos de lançamento. A pandemia de coronavírus fez adiar o lançamento dos aparelhos ontem apresentados, mas agora os fãs já sabem o que podem esperar.
A apresentação revelou o novo iPhone 12, com as suas quatro novas versões, e não desiludiu com o que revelou. Vejamos o que nos trouxe o “Hi, Speed”.
HomePod Mini: pequeno aparelho, grande som
A primeira proposta de destaque introduzida pelo Evento Apple — deixando-nos a salivar pelas restantes novidades — foi o HomePod Mini. Uma nova versão da coluna inteligente associada à música e às smart homes, que segue a linha da sua antecessora, mas reduz ainda mais as suas dimensões.
O hardware do HomePod Mini explora o melhor do som e incorpora tecnologias para o tornar ainda melhor, como um novo chip S5 para otimizar o som 360 graus a partir da pequena coluna.
Se adquirir dois para a mesma sala, automaticamente tornam-se colunas stereo, o que melhora ainda mais o som. Pode ainda ser usado como um intercomunicador entre os utilizadores. Tem comandos de toque na parte de cima.
A presença da Siri vem garantir a inteligência necessária para esta coluna se demonstrar uma assistente virtual. Há interação com os serviços da Apple.
O HomePod Mini terá um preço simpático, para que lhe seja possível colocar vários numa casa. Este produto entrará em pré-venda dia 6 de novembro.
O muito esperado iPhone 12
Finalmente, o mais recente evento Apple introduziu o que os fãs da marca mais esperavam: um novo iPhone.
O iPhone 12 chega com 5G — algo em que a concorrência na área das telecomunicações já está a apostar — e com um poderoso A14 Bionic, que oferece um desempenho 50% superior face ao seu antecessor.
É o primeiro chip 5nm a estar integrado num smartphone, o que é mais uma prova da inovação constante da Apple. De acordo com a própria marca, este SoC é capaz de realizar 11 milhares de milhão de operações por segundo.
O ecrã incorpora Super Retina XDR de 6.1 polegadas, com tecnologia OLED e com o vidro Ceramic Shield da Corning, mais resistente a quedas (quatro vezes melhor que os outros iPhones).
O iPhone 12 traz dois sensores de 12MP e a lente é constituída por 7 elementos, o que garante melhores fotos mesmo em ambientes com pouca luz. Na frente há também um sensor com 12MP.
Uma novidade muito interessante do evento Apple, que pretende conquistar utilizadores, é o iPhone 12 Mini. Não é uma substituição para o iPhone SE e consegue estar acima deste.
Este pequeno modelo traz todas as mesmas funcionalidades que o modelo maior, mas concentra tudo isto num corpo mais pequeno. Assim, temos um ecrã de 5.4 polegadas, mas muito abrangente. Este será o smartphone 5G mais pequeno do mercado, revelou a Apple, o que o destaca de forma única.
As últimas grandes novidades deste evento foram o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max, que trazem o que de melhor a marca faz no campo dos smartphones. Ecrãs maiores — com 6.1 e 6.7 polegadas respetivamente — e o novo SoC A14 Bionic. Com melhores e mais câmaras (são 3+1 em vez de 2+1) e melhores materiais.
Só estes modelos incorporam a Deep Fusion, tecnologia que parece aumentar as capacidades das lentes. Por falar em lentes, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max têm uma grande angular, uma normal e uma teleobjetiva 5X ótica, mais indicada para retrato.
O modo Noite agora também funciona com as lentes grande angular e ultra grande angular, para que entre 27% mais luz, o que resulta em fotografias com um nível de detalhe e cor nunca antes vistos. Esta tecnologia está disponível nas quatro versões do iPhone 12.
Os sensores das câmaras movem-se para estabilizar as imagens em vez das lentes, tornando possível tirar fotos à mão com exposições de dois segundos.
Fique ainda mais impressionado com o sistema de câmaras do iPhone 12 Pro Max: o sensor é 47% maior, para que entre mais luz. O resultado é uma imagem mais estável, mesmo em movimento. As fotografias ficarão 87% melhores em ambientes de luz reduzida.
Uma das novidades dos novos modelos é o Apple ProRAW, um formato prometido para fotógrafos profissionais.
Junta a capacidade de tratamento digital das imagens com a maneabilidade das imagens RAW usadas por fotógrafos, mas só estará disponível no ano que vem. Os ajustes de redução de ruído e exposição já estão aplicados, dando-lhe mais tempo para otimizar as cores e o equilíbrio de brancos.
Em vídeo, há muitos detalhes técnicos que prometem que estes iPhone Pro possam mesmo servir para algumas filmagens profissionais em 4K. O sensor Lidar, só disponível nas versões Pro, ajuda a melhorar as capacidades de foto e vídeo. Aliás, estes smartphones têm a primeira câmara de sempre a gravar em Dolby Vision — 60 vezes mais cores —, o formato utilizado pelos estúdios do cinema, podendo editá-lo e usar o AirPlay para ver tudo com a magia de um grande ecrã.
Para além do 5G, os iPhone 12 alcançam velocidades LTE até 2 Gbps, para fazer download de ficheiros grandes, carregar fotografias e ver vídeos de alta qualidade em streaming, com uma rapidez inédita.
O iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max estarão disponíveis em 4 cores: cinzento, dourado, prateado e também no novo azul. Os quatro modelos voltam ao design com os lados direitos como o iPhone 5 e o atual iPad Pro.
Como já era esperado, com o pretexto ecológico o iPhone 12 não traz carregador nem os tradicionais auscultadores, apenas um cabo.
MagSafe para iPhone é um novo sistema de carregamento sem fios compatível com os carregadores QI, os carregadores ficam presos por magnetismo que até pode ser usado para “agarrar” uma carteira, o que obviamente faz parte dos novos acessórios que estarão à venda. Até inclui um sistema de segurança para não desmagnetizar cartões.
O iPhone 12 e o 12 Pro estarão disponíveis para pré-venda na Radio Popular já dia 16 de outubro. Já os modelos iPhone 12 Mini e Pro Max podem ser encomendados a partir de 6 de novembro.
// RPT