Elimine os pêlos incómodos: faça a sua depilação em casa de forma eficaz e indolor com estes equipamentos. Há 3 métodos para isso. No fim, não se esqueça de hidratar e irá passar o verão com a pele suave, bonita e sem pêlo!
Quem gosta de cuidar de si e de ter uma pele livre de pêlo pode optar por fazer a depilação em casa. Há equipamentos que auxiliam essa tarefa. Há cada vez mais marcas com esse tipo de oferta, para que possa escolher a solução que mais lhe agrada e/ou aquela a que mais se adequa a sua pele.
3 métodos de depilação em casa
1 Depilação de corte
Por ser uma solução muito prática, depilação a corte é um dos métodos mais usados. Numa situação imprevista, em que precisa de ter a depilação feita, este método permite desenrascar em pouco tempo e não precisa de esperar que o pêlo tenha determinado comprimento, como com outros métodos.
A depiladora de corte funciona com a utilização de várias lâminas que se movem para trás, para a frente e para os lados, cortando o pelo à medida que começa a mover-se.
É o método mais rápido, pode fazê-lo a meio do duche, por exemplo, e tem ainda a grande vantagem de ser completamente indolor.
Este método, tal como se usasse uma lâmina, não deixa os pelos mais grossos. Os equipamentos são mais seguros em relação às lâminas, já que ajudam a evitar os cortes ou arranhões.
A desvantagem deste método, dependendo do seu pêlo, é que precisa de ser usado com mais frequência, uma vez que não remove os pêlos pela raiz: estes voltam a aparecer rapidamente. Há quem precise de o repetir a cada 2 dias, mas também quem apenas volte a precisar duas semanas depois.
Também pode ser menos eficaz nos pêlos mais longos. Para evitar irritações, deve manter a pele hidratada e não insistir muito na mesma zona.
2 Depilação de arranque
Se procura soluções um pouco mais permanentes, recorrer a uma depiladora elétrica de arranque poderá ser o que procura. Estes equipamentos arrancam o pêlo pela raiz, mesmo os mais longos, através de um sistema de movimento circular.
Estas máquinas depiladoras, realizam um movimento circular na pele que permite o fecho das pinças sobre o pêlo que é rapidamente arrancado. Por arrancar o pêlo pela raiz, ele tarda em crescer. São eficazes em pêlos médios e longos.
Causam menos irritação na pele do que os aparelhos de corte e não precisará de efetuar a sua depilação com tanta frequência. As depiladoras de arranque são uma forma vantajosa a nível económico a longo prazo, uma vez que só precisa de adquirir um equipamento uma vez e, se o estimar, poderá durar vários anos.
Há outras características a que poderá estar atento. Alguns modelos possuem uma luz incluída para que consiga ver claramente todos os pêlos, mesmo os mais finos. Se gosta de fazer a depilação no duche procure equipamentos à prova de água.
Outros modelos têm um sistema de massagem ativa, realizada por massajadores de borracha dispostos próximos aos discos rotativos, o que alivia a dor provocada pelo arrancar do pêlo e torna a depilação mais suave.
3 Depilação IPL
A depilação com tecnologia de IPL já existe há alguns anos, mas ainda é pouco conhecida. Confundida frequentemente com depilação a laser, este tipo de “laser caseiro” é um método muito eficaz a médio / longo prazo, indolor, prático de realizar no conforto de sua casa e acessível.
Devido às suas inúmeras vantagens e facilidade de funcionamento, a depilação com tecnologia IPL tem ganho cada vez mais fãs.
Luz Pulsada Intensa, ou IPL, são máquinas depiladoras que funcionam através de impulsos de luz muito suaves, que atingem o pêlo até à sua raiz. Isso faz com que o pêlo que já tem vá caindo ao longo do tempo e, eventualmente, deixam de crescer na zona onde o tratamento com esta tecnologia foi aplicado.
Ainda antes de fazer meia dúzia de tratamentos irá notar resultados, entre os quais que a sua pele se mantém suave durante mais tempo e passam-se semanas e até meses sem que os pêlos cresçam.
A depilação com luz pulsada intensa não dói. Pode existir uma ligeira sensação de calor ou formigueiro em cada impulso.
Cuidados com a pele
Há dois fatores fundamentais que contribuem para uma depilação eficaz e são transversais a qualquer método que utilize: manter a pele hidratada e esfoliar ocasionalmente.
A depilação é sempre uma ação um pouco agressiva para a nossa pele, por esse motivo devemos sempre colocar um creme hidratante diariamente e principalmente depois da depilação — depois do duche, por exemplo.
Esfoliar também é benéfico, uma vez que ajuda a remover as células mortas e a desencravar os pêlos, mesmo os mais pequenos, que depois são mais eficazmente removidos. Deve fazê-lo uma vez por semana — ou com menos frequência, se tiver a pele sensível, mas mesmo esses tipos de pele beneficiam da esfoliação, desde que use um produto mais gentil.
// RPT