Desde o final de março que muitos trabalhadores tiveram que se adaptar ao teletrabalho. A transição pode ser mais difícil para uns do que para outros, mas para facilitar essa adaptação a este novo estilo de vida trazemos-lhe 7 dicas que o vão ajudar a configurar o seu escritório em casa.
Devido à atual situação global, em resultado do coronavírus, muitos de nós estão-se a adaptar a um novo estilo de vida, o que pode passar por ter de trabalhar remotamente.
Alterar a nossa rotina desta forma pode ser um pouco difícil ao início, mas estas 7 dicas irão ajudá-lo a criar um espaço destinado ao trabalho, onde se possa concentrar e ser mais produtivo, bem como a não descurar o seu bem-estar.
1 Crie uma rotina diária
Nos dias úteis a maior parte dos trabalhadores tem uma rotina: uma hora certa para se levantar, para sair de casa, para entrar no trabalho, para a pausa de almoço e para sair.
Ora, estando em casa é fácil perder o ritmo. Seja ou não uma pessoa matinal, deve estipular algum tipo de rotina regular. Defina um horário para se levantar, tome pequeno-almoço, troque o pijama por outro tipo de roupa (não necessariamente roupa que usaria para trabalhar normalmente, mas também pode ser o caso).
Desta forma, estará a organizar-se e a facilitar a mudança para o “modo de trabalho”, o que vai ajudar a convencer o seu cérebro de que é hora de se concentrar.
Um assistente SmartHome na mesinha de cabeceira pode ajudar. Estes equipamentos indicam-lhe as horas, têm função de despertador e muitas outras, como reproduzir a sua playlist preferida, para que se levante mais bem disposto.
2 Defina horários e cumpra-os
Em casa é muito fácil deixar que o horário de trabalho se misture ao seu tempo livre. Tanto pode ser demasiado fácil distrairmo-nos com alguma tarefa e deixar o trabalho por fazer, como darmos por nós a trabalhar para além da hora de saída normal.
No entanto, trabalhar mais tempo não significa que esteja a ser mais produtivo, nem significa que está a tomar as melhores opções para a sua saúde mental.
Ao trabalhar em casa, é importante definir horários de trabalho rigorosos e cumpri-los. Mesmo que a única coisa que faça a distinção entre o seu trabalho e as suas atividades de tempo livre seja fechar a caixa de entrada do e-mail e abrir a Netflix, este limite é essencial para manter a sua produtividade e evitar exaustão profissional.
3 Limite o uso de redes sociais e outras apps do género
Se está habituado a um local de trabalho partilhado, principalmente se este for open space, ao trabalhar em casa pode sentir a falta dos seus colegas de trabalho. Mesmo que não seja o caso, o facto de também não termos o chefe a olhar por cima do ombro pode tornar mais difícil resistir à tentação de abrir as redes sociais e ver o que se passa no mundo.
Termos o smartphone colado a nós a todas as horas do dia, bem como o uso ativo ou passivo das redes sociais pode prejudicar seriamente a nossa produtividade. O que significa que vamos demorar bem mais tempo do que o necessário para determinadas tarefas.
Deve esforçar-se ao máximo para limitar o uso das redes sociais em horário útil, bem como aceder a quaisquer outras aplicações viciantes que o façam perder muito tempo.
Pode utilizar a hora de almoço ou as pausas para aceder a essas apps sem prejudicar o seu trabalho. No entanto, é importante que seja rigoroso consigo mesmo e que não se distraia no tempo passado nestas aplicações.
4 Delimite um espaço próprio para o escritório em casa
Quer tenha ou não um escritório em casa deve estabelecer um limite claro em termos de espaço: deverá ter um espaço próprio para o seu home office, onde possa trabalhar ininterruptamente.
Pode ser uma determinada divisão ou uma secretária em específico, mas é importante que essa delimitação exista: aquele é o espaço onde trabalha e nada mais. Mantenha-o o mais limpo e organizado possível, para evitar distrações.
Aconselhamos também que trabalhe com um segundo monitor, principalmente se tiver um portátil. Está provado que usar dois monitores em vez de um aumenta a produtividade.
5 Estabeleça limites claros
Esta dica é particularmente importante se estiver a partilhar o seu espaço de trabalho com outra pessoa que também está mais por casa durante este período (esteja ou não a trabalhar também).
Concentrar-se pode ser complicado se tiver de lidar com interrupções constantes por parte das pessoas com quem coabita. Estabelecer limites claros é essencial.
Uns bons fones, de preferência com noise cancelling ativo, também ajudam a isolar o som exterior e a focar-se no que tem para fazer.
6 Programe pausas com regularidade
Tal como faria se estivesse no escritório ou no seu espaço de trabalho partilhado, é importante agendar uma pausa para o almoço regular de pelo menos uma hora todos os dias e permitir dois intervalos adicionais de pelo menos 10 minutos.
Se mora com outras pessoas, talvez este seja um bom momento para se reunir e fazer uma pausa para comer alguma coisa. Se mora sozinho, considere agendar uma ligação pelo Skype com os amigos enquanto faz o almoço em casa. O seu bem-estar é tão importante no trabalho como no escritório em casa.
7 Defina uma rotina para depois do dia de trabalho
Da mesma forma que é importante começar o dia com uma rotina, é igualmente importante terminá-lo com uma. Aliás, será talvez ainda mais importante se estiver no escritório em casa, pois irá definir claramente a transição do horário útil para o seu tempo livre, incentivando a desligar e relaxar.
Pode aproveitar para fazer algum exercício físico, praticar receitas novas e saudáveis, passar algum tempo de qualidade com o seu animal de estimação, pôr a leitura em dia ou finalmente ver aquela série de que toda a gente fala. Também pode conviver com os seus entes queridos, há várias aplicações para isso. O importante é que faça algo de que goste e o deixe feliz.
// RPT