Como podemos efetivamente higienizar a roupa durante o surto de coronavírus? As recomendações descritas neste artigo destinam-se a pessoas que desejam impedir que as roupas que vestem se tornem um meio de possível contágio da covid-19.
Já aprendemos a ter o cuidado de colocar o braço à frente da boca quando espirramos e tossimos. Já sabemos que devemos lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar máscara se possível e manter o distanciamento social. Mas essa mesma vigilância está a ser aplicada na roupa que vestimos?
Se as nossas peças de vestuário entrarem em contacto com o coronavírus podem tornar-se um meio de transmissão. Apesar de ainda haver muito que não se sabe sobre este vírus que causa a covid-19, já se sabe que pode ser transmitido através de roupas e superfícies duras e também de que forma pode ser neutralizado.
Separar a roupa limpa da suja
Depois de todas as precauções já conhecidas quando temos mesmo de sair de casa, ainda há muito o que fazer para minimizar o risco de infeção nas nossas próprias casas. O coronavírus pode entrar em nossa casa através das nossas mãos, dos nossos objetos pessoais e até através das roupas.
Se frequentou locais públicos, teve de ir ao supermercado, ou necessitou de usar um meio de transporte público para se deslocar, estas recomendações são para si.
As ações que empreendemos quando chegamos a casa podem ser fundamentais para a prevenção da infeção. Devemos lavar afincadamente as mãos com água e sabão imediatamente, desinfetar o nosso smartphone e tirar as roupas que estávamos a usar.
Fora do corpo humano, o vírus não sobrevive durante muito tempo, o que não quer dizer que não deva ter os devidos cuidados. Assim, quando chegar a sua casa remova as suas roupas, sapatos e até qualquer carteira ou mochila. Desta forma estará a minimizar o risco de espalhar o vírus dentro de sua casa.
Mantenha essas roupas separadas, pois tudo o que entrar em contacto com as mesmas também poderá contaminar.
Se tiver uma pessoa da sua família doente, lembre-se de manter as roupas sujas pertencentes à pessoa doente separadas das roupas limpas. Idealmente, a roupa suja da pessoa doente deve ser colocada diretamente na máquina de lavar. Lave sempre muito bem as mãos após manusear roupas sujas.
Acima de tudo, roupas e outros pertences a uma pessoa doente nunca devem ser misturados com os pertences de outros membros da família.
Aumente a temperatura na lavagem
Para higienizar a roupa devidamente o ideal é que a coloque imediatamente para lavar depois de a ter usado fora de casa. Deve utilizar uma temperatura de 60 graus ou superior, mas adicionar um ciclo extra de enxaguamento também ajuda. Temperaturas abaixo desse valor não serão o suficiente.
Depois, use a máquina de secar, se a tiver (ou um ciclo que inclua secagem numa máquina de lavar e secar) e finalmente passe a ferro de engomar tudo o que puder, principalmente com vapor quente, o qual pode atingir 100ºC. A adição de muito detergente não torna as roupas mais limpas, aliás, pode ter o efeito oposto.
No entanto, nem todas as roupas podem suportar temperaturas tão elevadas. Aposte em roupas que possam ser lavadas em temperaturas altas, principalmente se um membro da sua família estiver doente, uma vez que nesses casos todos os cuidados são poucos.
Roupas de quarentena
Como nem sempre podemos lavar imediatamente as nossas roupas sempre que entramos em casa, colocá-las em quarentena por 24h pode ser uma alternativa eficaz. Se suspeitar que a sua indumentária tenha entrado em contacto com algo ou alguém contagiado, será ainda mais fundamental proceder à devida higienização da roupa.
O mais importante é que mantenha estas roupas sujas longe das limpas e de si também. Pode pendurá-las no estendal numa divisão da casa menos usada, ou mesmo na varanda, se a tiver. Aguarde pelo menos 24h até as usar novamente.
Será necessário desinfetar a roupa?
Para higienizar a roupa não precisa de a desinfetar. Os estudos mais recentes sobre o coronavírus indicam que é vulnerável a sabão e água quente. Por outras palavras, não precisa de desinfetar as suas roupas para remover os vestígios do vírus.
Os itens de lã não podem ser lavados a altas temperaturas. Nesses casos, ferva essas peças em água. Embeber artigos de lã logo abaixo do ponto de ebulição é uma maneira eficaz de desinfetar. Use uma panela e água em abundância e evite mexer.
As peças de roupa mais delicadas podem ser limpas a seco. Por fim, recordamos que deve dar os mesmos tratamentos já referidos às toalhas, panos, roupas de cama, etc.
// RPT