Agora que estamos em isolamento social e muitas empresas operam em regime de teletrabalho, não faltam desculpas para se distrair em casa quando deveria estar a trabalhar. Mas saiba que existem aplicações bastante úteis para aumentar a concentração, mesmo estando em casa.
Crianças, televisão, ruído e tarefas domésticas são ótimas formas de perder várias horas do seu dia de trabalho, e a produtividade muitas vezes é prejudicada: quando dá por si já passou um dia inteiro e não conseguiu adiantar nada do que tinha planeado para aquele dia. Deixamos-lhe aqui algumas aplicações que pode utilizar na comodidade do seu lar!
Apps para ser mais produtivo durante a quarentena
Para ser produtivo em casa só precisa de duas coisas: trabalho para realizar e um smartphone, tablet ou computador. Na App Store e na Play Store estão disponíveis várias plataformas que aumentam a organização de qualquer um, impedindo que tenha de andar sempre cheio de post-its e blocos de notas sempre atrás de si.
1 Dropbox
Se está constantemente sem espaço no disco porque tem toneladas de imagens, vídeos e documentos importantes acumulados ao longo dos anos, a melhor opção para si poderá ser fazer o download da aplicação Dropbox.
A Dropbox pode ser instalada em qualquer dispositivo – do smartphone e tablet ao computador -, e permite-lhe fazer um backup de fotografias e vídeos em qualquer lugar. Através de recursos de armazenamento e partilha, é possível enviar qualquer arquivo, independentemente do tamanho do ficheiro, para os seus amigos e colegas de trabalho.
Se o seu volume de informação e documentos é exageradamente grande, poderá fazer o upgrade para o Dropbox Plus ou para o Dropbox Professional, com 3TB de capacidade de armazenamento.
2 Aplicativos Google
As aplicações da Google são instrumentos úteis para trabalhar de forma tranquila e despreocupada, com ferramentas fáceis e intuitivas para utilizar sozinho ou até trabalhar em grupo.
O Google Drive, Google Slides ou Google Sheets são apenas alguns exemplos de como poderá trabalhar, em tempo real, em conjunto com os seus colegas de trabalho. Tudo o que precisa é de criar uma pasta partilhável, com documentos de texto, apresentações ou folhas de Excel: basta um criar link partilhável ou enviar convites através do Gmail.
3 MindNode – Mind Map
Se trabalha com criatividade e as ideias inundam a sua mente a toda a hora ou se tem constantemente reuniões de brainstorming com os seus colegas, uma boa opção seria utilizar o MindNote. Se é daquelas pessoas que prefere explicar as suas ideias de forma visual em vez de verbalmente, esta poderá ser uma opção a ter em conta.
Esta aplicação consiste numa plataforma desenhada especificamente para dar corpo às nossas ideias, ou seja, para a construção de mapas mentais – mind maps -, ajudando-o a criar, desenvolver e organizar as suas ideias em esquemas coloridos e complexos. Com o MindNote pode mover, etiquetar, conectar e separar ideias como assim entender.
4 Zoom Cloud Meetings
Mesmo estando em casa, as reuniões não param e o Zoom Cloud Meetings pode ser uma excelente opção para manter o contacto com a sua equipa de trabalho e debater algumas ideias sobre projetos e tarefas.
O Zoom é uma aplicação para videoconferências e permite a entrada, numa chamada de vídeo, de dezenas de pessoas, pelo que se tiver alguma mensagem importante a passar aos seus colegas de trabalho, poderá ser uma ótima plataforma para divulgá-la.
5 Evernote
Se precisa de se concentrar no que importa e ter um rápido acesso às informações sobre os projetos de trabalho que estão a decorrer, a Evernote é uma conhecida aplicação que poderá utilizar. Aqui é possível introduzir notas escritas e digitalizar notas manuscritas, adicionar tarefas, fotografias, imagens, páginas web e ficheiros áudio.
Ideal para profissionais ou até estudantes, a Evernote é uma das aplicações para gestão de notas mais populares do mundo e não é por acaso. Aqui também poderá organizar as suas notas como desejar e partilhá-las com quem quiser. Outra importante ferramenta é que a aplicação pode ser instalada em qualquer dispositivo e toda a informação é sincronizada.
6 Asana
A aplicação Asana permite-lhe anotar rapidamente tarefas, lembretes e ideias, assim como visualizar atualizações dos colegas, organizar tarefas e projetos de trabalho ou a lista de tarefas pendentes para o dia.
É uma aplicação completamente grátis para instalar e usar e é compatível para smartphone e tablet. O melhor é que pode realizar todas estas operações em modo offline: mesmo que não tenha um bom acesso à Internet no local onde se encontra, nada será perdido.
Como vê, existem inúmeras aplicações para usufruir enquanto está em casa e tenta ser mais produtivo – e quem sabe se os hábitos não se mantêm e as incorpora no seu dia-a-dia mesmo quando já estiver a trabalhar na empresa?
// RPT