A tecnologia evolui constantemente para nos facilitar as tarefas domésticas. Desde o surgimento da máquina de pão que pode trazer o processo de panificação para o conforto do seu lar e divertir-se nesta atividade que pode envolver toda a família. Ainda terá a recompensa de um pão delicioso no fim.
O pão é um complemento essencial em qualquer refeição portuguesa. Nestes tempos de quarentena e em que passamos mais tempo em casa, por que não tentar confecionar o seu próprio pão? Cozinhar é uma as formas de lidar com a ansiedade, quase como uma terapia onde a recompensa no fim é um delicioso pão ao seu gosto.
Esta é uma atividade que pode envolver toda a família, o que pode ser particularmente útil se tem crianças em casa que precisa de entreter.
Dito isto, se é possível assar o pão num forno normal, qual é a utilidade das máquinas de pão? Conheça as vantagens e ainda algumas receitas para usar este equipamento.
7 vantagens de comprar uma máquina de pão
1 É muito fácil de usar
Uma das grandes vantagens das máquinas de fazer pão é que a maioria é automática, tal como se de um robot processador de alimentos se tratasse. Assim, pode introduzir os ingredientes e deixar o equipamento a fazer o seu trabalho, sem a sua intervenção.
Já para não falar de que terá de aplicar muito menos esforço à tarefa de fazer pão (embora algumas máquinas exijam que a massa seja amassada por si para completar o processo).
2 Facilita o multitasking
Se há coisa útil na cozinha é uma máquina que funciona sem precisar da supervisão de quem está a cozinhar. É excelente para pessoas ocupadas: deixe o equipamento a fazer o seu trabalho enquanto se concentra noutras tarefas, como a preparação de outros alimentos ou outras tarefas domésticas, por exemplo.
Quando estiver a braços com uma ocasião especial — aniversários, Natal, entre outros eventos — onde tem de preparar muita comida, a máquina de pão dar-lhe-á bastante ajuda.
3 Dá-lhe controlo total sobre os ingredientes
Uma máquina de pão permite-lhe que confecione o pão de acordo com o seu gosto.
Por exemplo, enquanto alguns preferem pães integrais, outros preferem pão sem glúten. Em caso de alergia a algum ingrediente, esse poderá ser evitado.
Desta forma, até poderá adicionar outros ingredientes ao pão que estão a produzir, e pode mesmo introduzir opções mais saudáveis para si e toda a sua família.
4 É um bom investimento
O forno usa uma quantidade considerável de energia. A máquina de pão, pelo contrário, é mais eficiente em termos energéticos, pois precisa de muito menos energia para funcionar.
Irá acabar por economizar a longo prazo, não só na conta da luz, mas também na do supermercado: ingredientes frescos são uma opção mais barata e saudável para todos os consumidores do que comprar pão do mercado.
5 Impede-o de sujar a cozinha toda
Se já assistiu à confeção de pão recorrendo a um forno então sabe o estado em que corre o risco de deixar a sua cozinha: farinha por todo o lado, vários utensílios sujos, alguma desarrumação… Bem como o esforço físico de amassar a massa.
Nada disso se verifica com uma máquina de pão: este utensílio tem pás incorporadas que amassam a massa e ainda fazem todo o trabalho por si, basta colocar os ingredientes lá dentro.
6 Serve para confecionar outras iguarias
Estas máquinas também podem ser utilizadas para fazer bolos ou massa para pizza, por exemplo. Algumas até podem permiter confecionar geleia.
Para além disso, se preferir continuar com o método tradicional de assar pão colocando-o no forno poderá fazê-lo e usar a máquina apenas para amassar a massa, poupando-lhe o esforço de o fazer manualmente, uma vez que é um processo que consome tempo e algum esforço.
7 Pode definir para quando quer o seu pão
Os temporizadores facilitam a adição de vários ingredientes e de maneira oportuna, para garantir resultados perfeitos. Por outro lado, esta função tem um benefício muito útil: pode programar para quando quiser o início do processo de fabricação de pão, num horário pré-determinado por si.
Ou seja, pode programar a máquina para ter o pão pronto num determinado momento, seja para quando chegar a casa do trabalho ou de manhã, para que tenha pão fresco ao acordar.
Como fazer pão utilizando a máquina — receitas
Pão branco simples
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo para cozinhar: 2 horas
Serve 8 pessoas (1 pão)
Ingredientes:
1 copo e meio de água morna
2 copos e meio de farinha de trigo
1 copo de farinha de pão
1/4 c. de chá de bicarbonato de sódio
2 c. e meia de chá de fermento para máquina de pão (rápido ou instantâneo)
1 c. de sopa e meia de azeite
1 c. e meia de chá de açúcar
1 c. de chá de sal
Modo de preparação: Adicione todos os ingredientes à máquina de pão na ordem indicada pelo fabricante da mesma. Use a configuração rápida e a crosta média e dê início ao processo. No fim, coloque o pão numa grade para arrefecer antes de servir.
Pão de leite e mel
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo para cozinhar: 2 horas
Serve 18 pessoas (1 pão)
Ingredientes:
1 copo mais 1 c. de sopa de leite
3 c. de sopa de mel
3 c. de sopa de manteiga (derretida)
3 copos de farinha de pão
1 c. e meia de chá de sal
2 c. de chá de fermento seco ativo
Modo de preparação: Adicione todos os ingredientes à máquina de pão na ordem indicada pelo fabricante da mesma. Use a configuração básica ou de pão branco e a crosta média. Ligue a máquina de pão. Retire o pão quente assim que terminar, pois se o deixar na máquina, ele pode ficar encharcado. Coloque-o numa grade para que arrefeça.
Pão de manteiga de amendoim
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo para cozinhar: 40 minutos
Serve 10 pessoas (1 pão)
Ingredientes:
1 copo mais 1 c. de sopa de água
1/2 copo de manteiga de amendoim
3 copos de farinha (pão)
3 c. de sopa de açúcar mascavado
1 c. de chá de sal
2 c. de chá de fermento (máquina de pão)
Modo de preparação: Adicione todos os ingredientes à máquina de pão na ordem indicada pelo fabricante da mesma. Use a configuração de “pão doce” ou “pão branco” e a crosta clara ou média. Ligue a máquina. Quando o pão estiver pronto, deverá ter uma cor dourada escura e parecer oco quando o toca com os dedos. Retire cuidadosamente o pão da forma e deixe arrefecer, de preferência sobre uma grade.
// RPT