Já alguma vez perdeu ficheiros realmente importantes? Para que não volte a sentir o pânico de perder informação que faz falta, faça um backup de segurança dos seus dados. Escolha a solução que melhor se adequa ao que é importante para si.
A perda de dados pode acontecer a qualquer pessoa. Ter uma estratégia de backup pode ajudá-lo a evitar a sensação esmagadora de descobrir que todo o seu trabalho duro e memórias valiosas se perderam para sempre.
Sejam imagens de férias em família, um relatório com data de entrega para o dia seguinte ou um projeto para a faculdade, temos diversos ficheiros nos nossos computadores e outros dispositivos que são valiosos ou até insubstituíveis.
Neste sentido vamos relembrar a importância de ter uma cópia de segurança dos seus dados e quais as suas opções de armazenamento para o fazer.
Os riscos que os nossos dados enfrentam
Podemos investir em equipamentos de qualidade superior, mas um dia também esses se irão desgastar e deixar de funcionar. Pode acontecer mais tarde, mas é uma inevitabilidade, nada dura para sempre. Quando isso acontecer, pode ou não ser possível recuperar os seus dados, a não ser que tenha um backup dos mesmos.
Pior do que isso, são as ameaças provenientes da Internet. Perigos como ransomware (quando um hacker coloca um vírus no seu computador que encripta os seus dados, tornando-os inúteis, obrigando-o a pagar um resgate por eles, sem garantia de que o hacker os devolverá, ou ficar sem os seus dados para sempre) são bastante reais e mais frequentes do que se imagina.
Esta é a importância do backup: se tiver uma cópia segura dos seus dados pode simplesmente limpar o disco rígido e restaurá-lo para o seu backup mais recente.
Como posso fazer um backup?
Quem quer fazer uma cópia segura dos seus dados tem várias opções à sua disposição. Apenas tem de escolher aquela que atenda às suas necessidades.
Procure um sistema de backup com facilidade de configuração e espaço de armazenamento suficiente para o uso que lhe pretende dar. Também convém verificar a capacidade de restaurar e de recuperar os seus dados que esse sistema tem, bem como assegurar que os seus dados estão armazenados com segurança.
No caso de optar por um sistema online, como uma cloud, assegure-se de que opta por um sistema com fácil acesso a partir de um smartphone ou tablet, por exemplo.
Pen drives
As pen drives — ou, mais comummente, apenas pens — são pequenos dispositivos de armazenamento portáteis usados principalmente para transferir ficheiros de um dispositivo para outro. Não possuem uma grande capacidade de armazenamento, mas são equipamentos que estão cada vez mais em conta e para quem apenas pretende guardar documentos (como para trabalho, e assim) são mais do que o suficiente.
Discos rígidos externos
Pense nos discos rígidos externos como pens gigantes: são bem maiores e também permitem muito mais espaço de armazenamento. Também se ligam a um dispositivo por cabo USB. São portáteis e muito fáceis de usar.
Se pretende guardar ficheiros um pouco mais pesados e em maior quantidade, como imagens, filmes ou outro tipo, um disco rígido pode ser a solução ideal para si.
Armazenamento em cloud
O armazenamento em cloud, ou nuvem, funciona via web. Este local virtual, onde os dados estão organizados, não pode ser acedido por entidades externas ao proprietário da cloud, a não ser que tenham a devida permissão.
Neste sistema pode salvaguardar dados pessoais, fazer uma cópia de segurança de vídeos, imagens, e-mails ou qualquer tipo de ficheiro. Também pode ser usado para partilhar ficheiros entre um determinado número de pessoas que possuam o acesso à cloud. Se for numa empresa, resulta numa excelente ferramenta de trabalho.
As vantagens desta solução passa pela acessibilidade aos ficheiros em qualquer momento, em qualquer localização e a partir de qualquer dispositivo que tenha ligação à Internet, mas também pelo facto de não ter de se preocupar com danos devido a quedas ou estrago do equipamento por descuido, uma vez que este é virtual.
Serviços de backup
Se nenhuma das soluções já referidas lhe agrada ou são o suficientes para as suas expectativas, poderá querer um serviço de backup online: é um método de armazenamento de dados no qual um provedor de serviços gere os seus dados armazenados (para particulares e empresas).
A maioria dos serviços oferece criptografia e protege os dados contra perdas causadas por mau funcionamento tecnológico ou crimes cibernéticos.
Há várias formas de fazer backup (e motivos também)
Os dispositivos de armazenamento têm ficado cada vez mais acessíveis, o que é boa notícia para quem pretende fazer uma cópia de tudo. Por outro lado, lembre-se de que pode fazer uma cópia apenas do que achar mais importante.
Não precisa de escolher necessariamente entre um backup físico e um virtual, pode ter ambos, o que, aliás, é a aposta mais segura. Também deve verificar se existem aplicações ou programas nos seus equipamentos que já podem estar armazenados na nuvem, pelo que um backup é desnecessário.
Quando está no processo de fazer uma cópia de segurança reserve algum tempo para organizar os seus ficheiros. Dessa forma, terá a certeza de estar a fazer o backup de tudo aquilo que precisa, bem como de onde encontrar o que procura quando precisar de o fazer.
Um backup é imprescindível?
É muito pouco provável que algum desastre lhe apague todos os seus ficheiros de uma forma que nunca mais os consiga recuperar, mas já é mais provável que sem querer deixe cair água em cima do computador ou no telemóvel e isso danifique a memória a ponto de nada ser recuperável.
Os backups são como os seguros de saúde: devemos sempre ter, mas esperamos nunca vir a precisar deles. O custo e o aborrecimento de ficar sem os seus dados é, provavelmente, bastante superior ao de fazer uma cópia de segurança.
// RPT